Que esse vídeo seja uma benção para a sua vida, levando-o a levar Deus a sério na sua vida.
ASSUNTOS DA ATUALIDADE E DO PASSADO SÃO RELEMBRADOS SOB UMA PERSPECTIVA BÍBLICA: vídeos, ensaios, testemunhos, imagens, estudos, etc.//// "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." Salmos 90:12
"Oceans"
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
ATUALIZADO! QUAL O NOME DE DEUS? ( A DÚVIDA LEVANTADA PELO GRUPO PARAPROTESTANTE "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" TEM ALGUMA RAZÃO DE SER? ) VEJAM!
Tetragrama sigficando Yavé |
Atente pois para as informações abaixo e não caia nesse erro primário:
O termo Jeová na Bíblia
Ninguém sabe, ao certo, como se pronuncia YHVH, o tetragrama, designação das quatro consoantes que compõem o nome do Deus de Israel. É que em algum tempo antes da era cristã, para não sujarem com lábios humanos o nome do seu Deus, os israelitas deixaram de pronunciá-lo, e assim as vogais desse nome foram esquecidas. Por ocasião da leitura pública dos rolos nas sinagogas, ao chegar ao nome YHVH, uma nota marginal dizia: "Está escrito, mas não se lê." E ali mesmo era indicada a palavra que deveria ser lida: "Leia-se ADONAY".
O texto pré-massorético do Antigo Testamento só tinha consoantes; as vogais eram transmitidas através dos séculos pela tradição. Só no sexto ou sétimo século dC. é que os massoretas colocaram vogais no texto hebraico. A palavra YHVH, então, era escrita com as vogais do título ADONAY, e a palavra ADONAY era falada quando ocorria YHVH.
Acontece, também, que em algumas passagens do Antigo Testamento o título ADONAY (Senhor) vem seguido do tetragrama YHVH, que nesse caso é pontuado com as vogais de ELOHIM (Deus), resultando na forma JEHOVIH (JEOVI), como, por exemplo, em Sl 73.28 Is 50.4 Ez 3.11,27 Zc 9.14. Ou resultando na forma YEHVIH (JEVI), que ocorre, por exemplo, em Is 25.8 Jr 2.22 Am 1.8 Ob 1.1 Mq 1.1 Sf 1.7.
E em vinte e cinco passagens ocorre uma quarta forma de se expressar o nome do Deus de Israel, e isso por meio do monossílabo YAH (JÁ), que é a primeira sílaba de YAHVEH (JAVÉ). A Petrus Galatinus (mais ou menos 1520 dC.) atribui-se a fusão, pela primeira vez, das consoantes YHVH com as vogais de ADONAY. Koehler-Baumgartner fala de 1200 dC. Dessa fusão surgiu um nome híbrido: YeHoVaH (Jeová). Esse não é, portanto, o nome do Deus de Israel. O Jerome Biblical Commentary chama "Jeová" de um "não-nome" (77.11), e o Interpreter’s Dictionary of the Bible o chama de "nome artificial" (s. v. Jehovah). O Lexicon in Veteris Testamenti Libros, de Koehler-Baumgartner (s. v. YHVH), chama a grafia "Jeová" de "errada" e defende como "correta e original" a pronúncia "Yahveh".
Alguém poderia perguntar por que a primeira vogal de ADONAY, um "A," se tornou um "E." É que a palavra ADONAY começa com uma gutural, um álefe, e sob gutural uma vogal esvaída deve ser um shevá composto. Ao se colocar essa mesma vogal esvaída sob uma consoante não-gutural, ela passa a ser um shevá simples, que se representa na transliteração por um "e" suspenso. No caso, sob o iode (Y) coloca-se a vogal "e": "Ye".
No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). Na Almeida conhecida como Revista e Corrigida (RC), lançada em 1898 e que ainda hoje é usada, a comissão revisora substituiu JEHOVAH por "Senhor" nas passagens em que esse nome ocorre, menos naquelas em que está junto com ADONAY (Senhor), e em algumas poucas passagens esparsas. Nessas ocorrências a RC conservou JEHOVAH. Veja-se, por exemplo, Is 61.1: "O Espírito do Senhor (ADONAY) JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu" (RC). Este último SENHOR também é, no texto hebraico, YHVH.
O costume de usar "SENHOR" para indicar YHVH começou com a Septuaginta, a primeira tradução do Antigo Testamento, a qual foi feita entre 285 e 150 aC. O texto hebraico foi traduzido em Alexandria para a língua grega. Nesse texto os tradutores da Septuaginta reduziram a escrito uma tradição oral das sinagogas, onde geralmente se lia "ADONAY" (Senhor) toda vez que ocorria o nome YHVH. Essa foi a Bíblia de Jesus, dos apóstolos e da Igreja Primitiva.
Seguindo o costume que começou com a Septuaginta, a grande maioria das Bíblias emprega o título "SENHOR" (com maiúsculas) como correspondente de JAVÉ (YHVH). O título "Senhor" (com minúsculas) é tradução da palavra ADON, que em hebraico quer dizer "senhor" ou "dono." No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono".
Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo Testamento em Dt 6.13, em que aparece YHVH, ele disse: "Ao Senhor (Kurios) adorarás." {Mt 4.10} Tiago não fala de "Jeová." Discursando em Jerusalém {At 15.17} ele disse: "o Senhor, que faz todas estas coisas," e isso é citação de Am 9.12, que tem YHVH como sujeito da ação. Paulo também não usa "Jeová": em Rm 4.8, ele escreveu "Senhor," citando Sl 32.2, que tem YHVH.
São duas as razões que levaram os eruditos bíblicos a usarem a forma "Javé" como a mais provável para designar, em português, o nome do Deus de Israel (YHVH). A primeira é de ordem gramatical e a outra, de ordem documentária.
Primeiro, a de ordem gramatical. De acordo com Êx 3.14, Deus se apresentou a Israel como AQUELE QUE É, o Deus absoluto e imutável. A forma Javé (Yahveh, em hebraico), corresponde ao verbo ‘ehyeh, repetido em Ex 3.14: EU SOU QUEM SOU (BLHoje). O verbo está no imperfeito, que em hebraico, por ser um verbo lâmede-he, termina com a vogal e. O verbo "ser" aqui é hayah (com iode), que em sua forma arcaica era havah (com vave). A Bíblia de Jerusalém em português transliterou esse nome de Deus e o grafou assim: Iahweh. Em inglês, a BJ traz Yahweh, cujo h médio os americanos pronunciam com ligeira aspiração. Essa última forma é comum na literatura bíblico-teológica em inglês. Observe-se que em Êx 3.14 o verbo está grafado ‘ehyeh, sendo que a vírgula suspensa significa que em hebraico há ali uma letra álefe, que indica a primeira pessoa: EU SOU. Já o iode inicial indica terceira pessoa: AQUELE QUE É (Yahweh).
Um fato que indica ser a a vogal da primeira sílaba de YHVH é a forma abreviada desse nome, que é grafada Yah (Já). Essa abreviação de YHVH ocorre vinte e cinco vezes no Antigo Testamento. A American Standard Version (1901), matriz da Versão Brasileira, nessas passagens põe "Jehovah" no texto, mas na margem há nota, assim: "hebraico: Jah." Ver, por exemplo, Êx 15.2 e Sl 104.35. Nessa última passagem aparece a frase cúltica "Hallelu-Yah" (Aleluia). Ver também a nota da Bíblia de Estudo de Almeida nessas duas passagens.
Como é que Yahweh se tornou Javé em português? Primeiro, o iode (Y) inicial hebraico dá j em português (como em Yoseph - José). Segundo, o h inicial e final caem porque não soam em português. Terceiro, o w passa a ser v, que é como transliteramos em português a letra vave. E aí temos Javé.
Agora a razão de ordem documentária. Teodoreto, pai da Igreja, da escola de Antioquia, falecido em 457 dC., afirma que os samaritanos, que tinham o Pentateuco em comum com os judeus como Escritura 0,,,,,546 falecido antes de 216 dC., transliterava "a palavra de quatro letras" por Iaoué. Também os papiros mágicos egípcios, que são do final do terceiro século dC., dão como corrente a pronúncia acima referida, a de Teodoreto.
Finalmente, convém notar que em duas traduções modernas da Bíblia está correta a vocalização de YHVH. Uma delas é a Bíblia de Jerusalém, que traz Yahweh (inglês e português), Yahvé (francês), Yahvéh (espanhol) e Jahwe (alemão).
A Bíblia da LEB (Edições Loyola, 1989) usa o nome "Javé" como transliteração de YHVH. Em Gn 2.1 parte da nota explicativa diz: "Aqui aparece pela primeira vez o sacrossanto Nome de JAVÉ (YHWH), cujo sentido na tradição bíblica é "AQUELE-QUE-É." (...) Hoje o Tetragrama Sagrado, que se pronuncia em hebreu Yahweh, está devidamente implantado na língua portuguesa em sua forma correta, que é JAVÉ." E acrescentamos, forma dicionarizada: ver o Dicionário Aurélio e o Dicionário Michaelis, s. v. JAVÉ.
Comissão de Tradução, Revisão e Consulta da Sociedade Bíblica do Brasil
Fonte: BOL- Bíblia on-line /SBB
COMENTE ESSA POSTAGEM
Comissão de Tradução, Revisão e Consulta da Sociedade Bíblica do Brasil
Fonte: BOL- Bíblia on-line /SBB
COMENTE ESSA POSTAGEM
VÍDEOS COMPLEMENTARES
O OBJETO MAIS ANTIGO DOS CÉUS
Astrônomos europeus anunciaram a descoberta da galáxia mais distante e antiga já vista. Os astrônomos calculam que o objeto, que recebeu o singelo nome de UDFy-38135539, tem 13,1 bilhões de anos, “apenas” 600 milhões de anos a menos do que se calcula para a idade do Universo.
A galáxia foi vista em uma imagem do Telescópio Espacial Hubble divulgada neste ano. Para calcular a idade da galáxia, astrônomos do Observatório de Paris fizeram observações por 16 horas no telescópio VLT (Very Large Telescope), que fica no Chile.
O objeto é tão antigo que provavelmente nem existe mais em sua forma original e já deve ter se fundido com vizinhos maiores, diz Matthew Lehnert, principal autor do estudo. Richard Ellis, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia, diz que o que os cientistas fizeram foi “olhar para o Universo quando ele tinha 0,05% de sua idade”.
Marcadores:
astronimia,
Céus,
ciência e religião,
descoberta,
fé e ciência
O AMBIENTE E A FORMAÇÃO NO PROCESSO DA VIDA
A ciência não é a dona da verdade nem a última palavra sobre qualquer assunto, entretanto, suas descobertas elucidam se comprovadas, muitas coisas relacionadas à vida humana e não podem ser gratuitamete desprezadas.
Leia anotícia abaixo:
Um novo estudo mostra que a proporção de machos que crescem em uma família de ratos influencia tanto seu comportamento sexual como o modo como as ratas reagem a eles.
David Crews, psicobiólogo da Universidade do Texas, queria saber como o começo da vida influencia o comportamento de um indivíduo mais tarde - essa área de pesquisa vem recebendo muita atenção dos cientistas.
Recentemente, um estudo mostrou que a posição do feto no útero faz diferença no desenvolvimento dele ao longo dos anos. Por exemplo, um feto feminino que passa a gravidez imprensado entre dois irmãos cresce de forma masculinizada, por ter sido exposto aos hormônios deles.
David Crews, psicobiólogo da Universidade do Texas, queria saber como o começo da vida influencia o comportamento de um indivíduo mais tarde - essa área de pesquisa vem recebendo muita atenção dos cientistas.
Recentemente, um estudo mostrou que a posição do feto no útero faz diferença no desenvolvimento dele ao longo dos anos. Por exemplo, um feto feminino que passa a gravidez imprensado entre dois irmãos cresce de forma masculinizada, por ter sido exposto aos hormônios deles.
Outra pesquisa revelou que a proporção de gêneros em uma ninhada afeta o comportamento adulto. Mas Crews quis separar os efeitos da vida antes e depois do nascimento. Ele explica que “a vida é um processo contínuo e que cada um desses períodos tem importância”.
Quando os filhotes de rato nasceram, os pesquisadores contaram o número de machos e de fêmeas em cada ninhada para determinar a proporção de cada gênero no útero. Depois, os pesquisadores rearranjaram as ninhadas de três formas: uma com equilíbrio entre machos e fêmeas; outra com mais machos e outra com mais fêmeas.
Depois, eles observaram o comportamento da mãe em relação aos filhotes assim que os machos cresceram, e os testaram para ver como reagiam a ratas sensuais. Os pesquisadores não descobriram nenhum efeito da proporção entre os gêneros no útero. Mas encontraram diferenças de comportamento, baseadas no tipo de ninhada em que os machos cresceram.
Quando os filhotes de rato nasceram, os pesquisadores contaram o número de machos e de fêmeas em cada ninhada para determinar a proporção de cada gênero no útero. Depois, os pesquisadores rearranjaram as ninhadas de três formas: uma com equilíbrio entre machos e fêmeas; outra com mais machos e outra com mais fêmeas.
Depois, eles observaram o comportamento da mãe em relação aos filhotes assim que os machos cresceram, e os testaram para ver como reagiam a ratas sensuais. Os pesquisadores não descobriram nenhum efeito da proporção entre os gêneros no útero. Mas encontraram diferenças de comportamento, baseadas no tipo de ninhada em que os machos cresceram.
Quando os machos criados entre muitas irmãs eram apresentados a ratas receptivas, eles gastavam menos tempo transando com elas do que aqueles que foram criados em ninhadas com mais ratos ou em famílias que tinham um equilíbrio entre os dois gêneros. Mesmo assim, eles penetraram e ejacularam nas fêmeas tanto quanto os outros.
Crews explica que isso mostra que os machos podem estar compensando o fato de que são menos atraentes para as fêmeas. Ele conta que “quando a rata quer cruzar com um macho ela balança as orelhas, deixando o macho doido”. Quando elas estavam com um macho criado no meio de várias ratas, elas fizeram bem menos essa pequena dança sensual. Segundo o pesquisador, as implicações desse estudo também valem para os seres humanos. Ele explica que as famílias são importantes na formação da personalidade.
- O ambiente em que você foi criado não determina sua personalidade, mas ajuda a formá-la.
Crews explica que isso mostra que os machos podem estar compensando o fato de que são menos atraentes para as fêmeas. Ele conta que “quando a rata quer cruzar com um macho ela balança as orelhas, deixando o macho doido”. Quando elas estavam com um macho criado no meio de várias ratas, elas fizeram bem menos essa pequena dança sensual. Segundo o pesquisador, as implicações desse estudo também valem para os seres humanos. Ele explica que as famílias são importantes na formação da personalidade.
- O ambiente em que você foi criado não determina sua personalidade, mas ajuda a formá-la.
Adendo: E o que dizer doambiente espiritual? O mesmo certamete pode ter influências positivas e negativas. Deus disse a Abrão ( futuro Abraão ) "sai da tua terra e domeio da tua parentela"... Vale a reflexão.
Assinar:
Postagens (Atom)
RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE
AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG
-
E u, infelizmente, na minha juventude, assisti esse programa ao vivo, lamentando que esse ministério tão frutífero estaria naquele dia ...
-
É inegável o interesse pela Bíblia, por suas histórias e de forma recente no Brasil, via poder de uma mídia com enorme alcance que é a Re...
-
N essa semana, o meu querido Pr Márcio Valadão, de quem até pouco tempo ninguém tinha nada contra ( nem o Rev Caio Fábio ), nenhuma cr...
-
C omo todos devem saber a Bíblia, contém em si, livros poéticos, proféticos e históricos. Os inimigos da Bíblia e de Deus, desejando de...
-
Quem é Allá no Islã? Allah – o Ilustre! Segundo o Alcorão, Allá é o criador todo-poderoso, senhor e juiz de suas criaturas, mas t...
-
Estou de folga, aliás hoje é dia do professor e do pedagogo ( não é tão grande coisa assim ), meu dia duas vezes, e estou usando o meu t...
-
Última Ceia ocorreu na quarta-feira anterior à crucificação O professor Colin Humphreys da Universidade de Cambridge cru...
-
ou DEUS ATUA NO BRASIL HOJE? A imagem de uma nave de igreja vazia, sem pessoas, a que nenhum ministro ou crente deseja ver. ...
-
N a teologia popular e mesmo na teologia leiga há claramente a noção de que Deus esteja presente ao lado de todas as pessoas em todas as ci...
-
C om todo respeito devido aos católicos romanos mais sinceros e piedosos, cerrar os ouvidos e os olhos à verdade que hoje se tem não s...
EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!
CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...
08 Dez 2011
http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html
CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?
22 Out 2010
http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html
HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS
BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO
ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!
-
Os sinitas são citados em Isaías 49:12 : Eis que estes virão de longe, eis que aqueles do norte e do ocidente e aqueles outros da terra ...
-
Mike Peterson tinha tudo: riqueza, status, e sucesso. Mesmo assim algo estava faltando. Em um momento difícil, as palavras de um único li...
-
Q uantas pessoas por uma série de questões de mantém distantes de Deus, não só sem tempo de pensar nEle e na Bíblia, como também sem gastare...
-
P ara alguns crentes só restam uma de duas alternativas: se confessar calvinistas ou arminianos. Aparentemente é muito importante decidir...
-
N a teologia popular e mesmo na teologia leiga há claramente a noção de que Deus esteja presente ao lado de todas as pessoas em todas as ci...
-
E m 2012, todas as pessoas como resultado de dois filmes norte americanos e um bombardeio de informações superficiais, foram levadas a su...
-
Quem é Allá no Islã? Allah – o Ilustre! Segundo o Alcorão, Allá é o criador todo-poderoso, senhor e juiz de suas criaturas, mas t...
-
N essa semana, o meu querido Pr Márcio Valadão, de quem até pouco tempo ninguém tinha nada contra ( nem o Rev Caio Fábio ), nenhuma cr...
-
H á muito tempo sem postar textos e comentários ligados à produção literária, retornamos nessa postagem, espero que apreciem. Não é só q...
-
E m uma excelente texto do irmão Jorge F. Isah do blog Kálamos, uma discussão foi levantada que consiste na possibilidade ou não de um...