Nos municípios mais atingidos pelos temporais no Estado do Rio de Janeiro, centenas de pessoas procuram amigos e parentes desaparecidos. Até a noite desta quinta-feira (13) foram contados 444 mortos.
O ministério da Defesa informou que vai montar um hospital de campanha para fazer o atendimento das vítimas das chuvas nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O ministério da Saúde vai enviar remédios para o socorro das pessoas. O prefeito de Teresópolis decretou estado de calamidade pública e disse que essa é a maior tragédia da história da cidade.
Fonte: R7.com/Rede Record News/ Rede Record
SOBRE OS FATOS:
O historiador Rodrigo Fampa diz ter vivido uma experiência sem precedentes quando conseguiu chegar à região do Vale do Cuiabá, em Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janei
ro – que foi severamente atingida por deslizamentos de terra e enchentes nos últimos cinco dias
- e observou um cenário de guerra. Ele e amigos estiveram na região para levar donativos.
- Tinha muita sujeira para todos os lados, estava tudo destruído. A lama tem um cheiro de esgoto, o rio que transbordou na região não é limpo.
Fampa relata ainda que observou vários carros destruídos, casas despedaçadas e o mais impressionante, para ele, foi encontrar ao longo do percurso dezenas de escombros de casarões, aparentemente de famílias ricas.
- É possível deduzir que as casas que vi despedaçadas são de pessoas ricas por que as residências dos vizinhos que ficaram em pé eram de alto padrão.
Apesar de ter conseguido alcançar o topo da região (inclusive ultrapassando a mansão onde toda a família Connolly morreu), Fampa disse que a entrada para o Vale do Cuiabá está bloqueada e o acesso apenas é permitido para moradores e parentes. O historiador foi ao local, como dezenas de pessoas, espontaneamente para entregar doações e mantimentos para a população. Entre os itens, estavam colchões, geladeira, micro-ondas, roupas, alimentos e água.
O historiador ressalta que moradores da região estão se precavendo contra saques e outros roubos, já que há informações de que alguns comerciantes de Petrópolis teriam sido saqueados e que casas mais intactas foram arrombadas. As denúncias motivaram a chegada de equipes de policiais, que rondam o bairro na tentativa de evitar novos acontecimentos.
- Alguns moradores me falaram que viram pessoas roubando rodas de veículos que estavam capotados.
Fampa afirmou que assim que chegou no topo do Vale do Cuiabá presenciou trabalhadores de um haras, que fica ainda mais ao norte e que estava, até o momento, isolado, descendo em direção aos caminhões que seguiam com donativos.
Tragédia
O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na terça-feira (11) deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.
As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgates ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.
Fonte: R7.com
TRAGÉDIA TAMBÉM EM SÃOPAULO
Em meio às tragédias causadas pelas chuvas, o vendedor Cornélio de Paiva Santos, 36 anos, viveu um dia de pai herói, ontem, em Sorocaba (SP). No final da noite de segunda-feira, ele removeu mais de um metro de escombros e lama para salvar a vida da filha Giovana, 14 anos, e da amiga Helena, 21, atingidas pelo desabamento parcial da casa da família, no Jardim São Carlos, bairro de classe média da cidade. As duas estavam no quarto, por volta das 22h30, quando um barranco deslizou, atingindo o imóvel, em fase final de obras.
Santos estava na cozinha ajudando a esposa, Elaine, a preparar o jantar quando ouviu o estrondo e, em seguida, os gritos de Helena. “Ela estava com as pernas presas sob os blocos de concreto e eu a retirei, mas não vi minha filha”, disse Santos. A amiga contou que a garota fora soterrada.
O vendedor começou a cavar quando ouviu a voz da adolescente. “Eu me guiei pelo som e logo achei o braço, mas só sosseguei quando descobri a cabeça e senti que ela respirava. Filha, eu estou aqui, disse, e ela respondeu”, contou o pai, emocionado. Os escombros já estavam encharcados pela água da chuva quando ele conseguiu retirar a garota. “Puxei com cuidado para não ferir ainda mais.”
Giovana engoliu lama, mas sofreu apenas escoriações, assim como a amiga. Outro filho do vendedor, João Guilherme, 9, escapou por pouco do desabamento. Santos, que é evangélico, acredita em milagre. “Foi Deus que guardou minha família.”
A casa foi vistoriada ontem pela Defesa Civil. O deslizamento foi causado pelo acúmulo de água numa área terraplanada para a construção do campo de futebol de um clube recreativo. O clube vai refazer os estragos. Santos não quer indenização. “Já fui indenizado por Deus ter poupado minha filha.”
Fonte: Gospel+
JÁ LEU A BÍBLIA? CONHECE-A? ABAIXO UMA OPORTUNIDADE DE TER UMA BÍBLIA DIGITAL EM SEU COMPUTADOR DE MESA OU NOTEBOOK INTEIRAMENTE DE GRAÇA E COM CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES COMO O DE PASSAR AS PÁGINAS E OUVIR O SOM DO PAPEL AO SEREM VIRADAS...SENSACIONAL NÃO É? VEJA!
BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR
CLIQUE NA IMAGEM DA BÍBLIA E BAIXE O APLICATIVO