Logo que foi inaugurado e a seguir com a cerimônia com a presença de políticos e celebridades de modo único em um templo de uma religião que não a católica romana, não poucos blogueiros, a imprensa e a mídia em geral, crentes de demais denominações, ateus, agnósticos, e mais um monte de gente se manifestou de forma bastante previsível, em uma enxurrada de acusações de toda ordem, alguma repetíticias e em nada originais e pior: muita gente pousando de profundo conhecedor e defensor do que segundo cada cabeça, a Bíblia diz!
Em primeiro lugar devo pontuar algumas coisas as quais as pessoas no calor de todas as discussões ou ignoram ou não estão acostumadas a considerar em uma análise distante e portanto mais justa:
1) É muito fácil, gratuito estar de um lado ou de outro, afirmar que se é contra ou a favor.
2) Qualquer uma das duas posições é passível de ser fácil de ser assumida. Digamos que sem conhecimento algum, baseado em simpatia ou antipatia, cinquenta por cento para cada lado.
3) Dizer que as acusações são erráticas e injustas não significa uma defesa da parte que é vilipendiada pela maioria. Jesus fez os acusadores da mulher adúltera se retirarem um a um por fazê-los entender que tinha todos eles erros, pecados, e que estariam sendo hipócritas se o negassem. Não significou que Jesus parabenizasse a mulher pelo seu adultério.
4) Eu não faria o templo de Salomão, como não criaria o calvinismo, o adventismo e nem a paranoia pentecostal pelo cabelo longo nas mulheres, só como exemplo. Cada líder, cada pastor e cada denominação cria e sustenta alguma bobagem em sua trajetória.
5) Não há o Evangelho denominacional ideal ( algo erroneamente defendido por grande parte dos crentes ), o que há biblicamente por parte de qualquer igreja é o anúncio da vida e obra de Jesus e o testemunho de algo feito por Ele em cada um que crê. O Evangelho tem sido levado ao mundo em partes, com ênfases diferentes, e com erros, mas é desse modo que por exemplo, o Brasil não é muçulmano, a Coreia do Sul tem grande contingente de cristãos, graças a Jesuítas, presbiterianos, e metodistas. Ucranianos foram inicialmente alcançados graças a Adventistas do Sétimo Dia e Suíça e Holanda por Calvinistas. Quem se prende a características denominacionais, litúrgicas e institucionais religiosas não compreende e não valoriza o que Deus faz através de pessoas tão diferentes que de algum modo creem nEle!
É evidente que muitas pessoas, ou quase todas, que criticaram o bispo Edir Macedo pela construção do chamado Templo de Salomão, já o antipatizavam e apenas aguardavam mais um motivo para atingi-lo e não por razões puramente apologéticas. É verdade também que graças ao seu temperamento melancólico-colérico, o bispo Edir Macedo a exemplo do falecido e querido pastor Glaycon Terra Pinto ( Igreja Batista da Floresta / Belo Horizonte ), não faz nada para ser mais amado ou querido por quem quer que seja, ao contrário de tantos outros lideres religiosos que se esforçam o tempo todo para caírem nas graças do público em geral e até de crentes de outras denominações.
Separemos a nossa análise em partes para ser algo didático, simples e compreensível, colocando antes que li, vi, todos os argumentos ( ou a maior parte deles ) em grande parte da mídia secular e evangélica, bem como declarações de católicos e de ateus, sem religião ou agnóstico bem como a defesa da própria IURD, em falas do bispo Edir Macedo, na Folha Universal e no documentário feito pela própria Rede Record.
A última parte dessa postagem é a conclusão e as lições a serem tiradas desse fato real concretizado por uma denominação particular em território e na sociedade brasileira.
PRIMEIRA PARTE, SOB A CRÍTICA RAZOÁVEL
I) DO PONTO DE VISTA LEGAL:
Qualquer religião legalmente constituída obedecendo as leis brasileiras pode erguer o templo que desejar e quiser, seguindo todos os passos legais para concretizá-lo. Não há legalmente nenhuma possibilidade de crítica razoável a qualquer construção de qualquer templo seja de que religião for. Trata-se do exercício legítimo e constitucional da liberdade de credo e confissão religiosa. Poderia dar o exemplo, detre outras religiões não cristãs, o Vale do Amanhecer ou qualquer igreja cristã, católica, ortodoxa, protestante, paraprotestante como os Mórmons dentre outras. O que vale para todas, vale para a IURD e é ignorante e tendencioso que fundamentar a sua crítica nesse aspecto.
2) SOBRE A AFIRMAÇÃO QUE OS MEMBROS DA IURD SÃO TOLOS E FORAM LUDIBRIADOS PELO SEU LÍDER MÁXIMO
Mesmo que pudesse ser provada verdadeira, com base em um suposto "engano" e inocência máxima, todas as demais religiões e membros poderiam ser vistos dessa mesma maneira. A "padroeira do Brasil" não existe, e se em tese existisse, seria no máximo "padroeira" ( uma aberração linguística, no máximo "madroeira" ) dos católicos romanos e não dos ateus e de outra religiões. Poderia qualquer um dizer que os católicos são tolos e são roubados por terem a catedral de Aparecida consoante a sua crença particular? obviamente que não!
3) O TEMPLO DE SALOMÃO É CARÍSSIMO DEMAIS, GRANDIOSO DEMAIS, UM GASTO DESNECESSÁRIO.
Perto dos dez maiores templos religioso do mundo, o chamado "Templo de Salomão" é de fato pequeno e seus dez mil lugares são praticamente nada perto de outros locais construídos para cultos ou serviços religiosos. Ao final dessa postagem relacionarei as dez maiores igrejas evangélicas do mundo. a maior é uma igreja Assembleia de Deus com tamanho e números invejáveis de pessoas por culto ou reunião. Aos calvinistas tão rigorosos em suas criticas sádicas e venenosas, uma das dez é justamente uma calvinista e presbiteriana com um museu de antropologia bem ao lado do templo, tal qual o chamado "Templo de Salomão" tem um museu bíblico ao seu lado.
Veja as dez maiores igrejas cristãs do mundo ( evangélicas, que são de fato as maiores existentes )
4) O "TEMPLO DE SALOMÃO" NÃO É TEMPLO BÍBLICO ( DE SALOMÃO ) E NEM TEM A PRETENSÃO DE SÊ-LO.
O Templo de Salomão da IURD não é um réplica fiel, nem no tamanho, cerca de dez vezes maior, como no seu interior e funções de um templo antigo testamentário e judaico. Não possui o Santo dos Santos, nem o altar para o sacrifício. É um templo comum com certa dose de memorial judaico cristão. A pergunta é: destoa da tradição protestante? sim, mas o protestantismo antigo ou contemporâneo já teve e tem as suas pecularidades principalmente em nomes. Alguns crentes mais velhos já ouviram falar de um templo chamado a "Arca da Salvação" se não me falha a memória do missionário Manoel de Melo na década de 80. "Templo dos Anjos" é o principal templo da Igreja do Evangelho Quadrangular em Belo Horizonte. Conheci uma denominação com o nome "Igreja das três trindades". O próprio nome "Igreja Assembleia de Deus" soa estranho a quem conhece um pouco mais de línguas bíblicas: igreja e assembleia é a mesma palavra! Ou seja: besteira por besteira há aos montes mesmo nas denominações e templos que já existem. Acusá-lo de ser o Templo onde o anticristo se assentará, ou o templo construído fora de Jerusalém é forçar muita barra.
5) SOBRE A SIMBOLOGIA DO TEMPLO
O cristianismo primitivo era pobre em símbolos, ou porque eles seriam absolutamente desnecessários para a atividade que a igreja tinha e ação real e impactante que tinha diante dos olhos de um mundo que era impactado pelos seus milagres e declarações absolutamente novas e reveladoras ou porque eles só tinham razão de ser quando as pessoas criam ser ver mais os apóstolos que tinham convivido com o próprio Jesus, ouvido suas palavras e ensinos e testemunhado seus prodígios. Desse modo, como no povo de Israel os símbolos só vieram depois que não havia mais nenhuma testemunha viva dos fatos, só registros e histórias. No catolicismo, a cruz, no protestantismo ainda a cruz vazia, e evokto em controvérsias até os dias de hoje, as ordenanças do bastimos ( aspersão versus imersão ) e a ceia do Senhor que nem de longe é a que existia na igreja primitiva.
Outros se esforçaram por reentroduzir o lava-pés e a guarda do sábado. Dízimo e ofertas, guardadas as devidas proporções, ainda são preservados e mantidos com reservas, claro pelos crentes pão-duros. De modo geral símbolos são símbolos e se arremetem indiretamente a alguma coisa, e a sua função é memorial e pedagógica. Hoje há a introdução de danças, desfiles, toque de trombetas primitivas, unções com óleo, etc. Todos em um esforço visível de traduzir o que se crê seja fato e acontecimento espiritual e portanto invisível aos nossos olhos. A grande realidade, é que símbolos não são razoáveis, ou se tornam obsoletos se não se vê nada resultante no mundo real.
SEGUNDA PARTE
OS IMPACTOS CULTURAIS E DE COMPORTAMENTO
1) VISIBILIDADE
Infelizmente, e não é de hoje, toda a ação humana, e na igreja primitiva, no tempo do apóstolo Paulo, e até na presença do próprio Senhor Jesus, é de disputa, mesmo nas coisas legítimas. Quando pregamos a alguém o convidamos para "a nossa igreja", para a "nossa denominação". Se é errado ou certo, não é o mais importante, funcionamos assim. Em um canal de TV qualquer, vários programas de diversas igrejas diferentes, é raro um pastor que ao final não convida seus telespectadores ou ouvintes ( no rádio ) para virem visitar a SUA igreja! Nessa guerra de visibilidade e de credibilidade ( que todos nós, incluídas igrejas minúsculas com vinte membros ) é assim que nos comportamos, e grandes denominações e até o próprio catolicismo romano multiplicou as suas igrejas dessa maneira ( as dezenas de igrejas de "santos" e de "Nossas Senhoras" com os nomes mais criativos e suspeitos! ).
A IURD era uma denominação de gente pobre, inculta, párias sociais, gente problemática que nenhuma ou poucas denominações desejariam tê-las como membros em suas igrejas. Gente sem talento para cantar, tocar, para orquestras e corais. Gente que não se importava e não tinha noção de organização e beleza de um templo religioso. da funerária original aos cinemas abandonados, como salas de projeção e adaptados para reuniões religiosas. Até o desabamento de um desses cinemas, fato noticiado no Jornal Nacional com ênfase e certo prazer mórbido.
Esse fato com morte de mais de uma dezena de pessoas, fez com que o bispo Edir Macedo, decidisse construir os melhores, mais seguros e suntuosos templos para os membros de sua igreja e para acolher a qualquer pessoa da mais baixa condição social rejeitada por tantas outras denominações. O estranho que ninguém reconheceu ou o elogia por essa justa e sábia atitude. Esse crescimento e esses templos suntuosos, confortáveis e aparelhados segundo o que recomenda a melhor legislação e técnica na construção de grandes auditórios é hoje copiada por outras denominações incluindo novos templos e esse novo ideal tem sido cumprido a risca não só no Brasil mas em cada país de acordo com as possibilidades legais de cada nação.
De um modo prático, esse novo templo, como local público de reunião, se insere nesse contexto, diferenciando, pelo nome, e pelas características arquitetônicas.
INTENSIONALIDADE
Há algum tempo, o bispo Macedo em uma entrevista dada por ele, sinalizou uma intenção de alcançar os judeus e muçulmanos. Esse templo com essas características e simbologia se insere sem dúvida nessa intenção e em parte a simpatia do governo de Israel, ensaiada no memorial de Jerusalém do templo da IURD no Rio de Janeiro alcança aparentemente esse objetivo.
ESPECTADORES E OUVINTES ANTES NÃO ALCANÇADOS
Nenhum outro pastor ou denominação conseguiu reunir em um evento, a presidente da república do Brasil, seu vice, governador de estado, prefeito e tantas outras celebridades para pelo bem ou pelo mal, ouvir um testemunho genuíno de libertação dita pela própria boca de um ex-viciado em crack e hoje um dos proeminentes bispos da IURD. Cada crente pode ter suas razões contra e ser preconceituoso sob muitas justificativas até compreensíveis, mas penso que se deva ter ouvidos para ouvir, não foram poucas as palavras ditas pelo próprio Edir Macedo sobre a realidade e a necessidade do homem depender e crer unicamente em Deus. O nosso ciume infantil não pode ser capaz de negar os acertos e concentrar maldosamente somente nos erros que prazerosamente pretendemos e gostamos de atribuir ao que é feito por outros e antipatizado por nós mesmos.
ALGUMAS LIÇÕES RÁPIDAS E IMPORTANTES ( VOCÊ PODE IGNORÁ-LAS TODAS E CONTINUAR TOCANDO A SUA VIDA E A SUA IGREJA À SUA MANEIRA )
Claro que você pode ler essa postagem e continuar pensando exatamente como já pensa, ou pode considerar cada afirmação minha e ser pelo menos como o sábio Gamaliel, se essa obra é de Deus prosperará, se não minguará.
Há ainda então um detalhe importante: a igreja evangélica no Brasil passou por enorme modernização e adequação aos novos tempos. Pastores e crentes que não assistiam televisão, não torciam por times de futebol, não iam a estádios de futebol, não jogavam baralhos, não ouviam e nem cantavam músicas seculares, não iam a cinema e nem a restaurantes. As mulheres não tingiam os cabelos, proibidas e aparar as pontas! Alizar nem pensar! maquiagem nunca! decotes, saias no joelho e muito menos acima deles. Perfumes... homens de cabelo cortados e sem barbas, no máximo um bigodinho.
Hoje há em algumas igrejas, danças, discotecas gospels, shows gospels, luta livre gospel, stand-up gospels, e um rol enorme de modernidades, chegando ao ponto de não haver uma linha tão clara entre o "crente" e o "do mundo".
Um sinal feito pela IURD, que as reuniões e o local de culto é só para orações e adoração, sem celulares tocando e filmando, sem conversas e crianças berrando, sem shows e peripécias artísticas é algo que os próprios críticos de outras denominações deveriam considerar em seus próprios redutos.
O templo do Espirito é cada um de nós, algo bíblico e neotestamentário, mas o locar de reunião, enquanto os crentes nele estão é circunstancialmente santo, sagrado, separado, e hoje, outras religiões não cristãs, não evangélicas, tem de fato maior consciência do sagrado do que a maioria dos novos crentes.
Hoje muitos católicos romanos, judeus, budistas e muçulmanos, entre tantos outras pessoas inclinadamente religiosas ficam chocadas com o desrespeito e excesso de secularidade presente em reuniões cristãs-evangélicas, onde se anuncia em alta e boa voz que Deus está presente, em nosso meio.
Ou sinceramente você espera que um judeu, um muçulmano irá converter, em algum culto absolutamente "modernoso" como provavelmente você tem em sua própria igreja? Pastores que falaram da seleção brasileira e da Copa das Copas em seus púlpitos... crentes e cantores "gospels" com relativo e importante testemunho em décadas de ministério na música evangélica brasileira posando com camisa e bandeiras torcendo pela malfadada seleção de uma Copa cuja corrupção e ilusão passaram das medidas... Vendas de discos, de DVDs, anúncios de Shows e de gravações de shows repetidas a exaustão dentro dos cultos! promoção de artistas dentro dos cultos! os famosos bordões e palavras de ordem emprestados de shows e da boca de artistas seculares e depravados, o tal do "tira o pé do chão!"
Antes de tirar o cisco do olho alheio tiremos as traves dos nossos!
O interessante é que desde calvinistas ( representados pela pessoa e voz do rev Augustus Nicodemos, entre outros ), assembleianos, dentre eles o pastor Silas Malafaia que reconhece o trabalho da IURD mesmo dela discordando sobre os chamados "pontos de contato", até especialistas em religião da PUC e da Faculdade Presbiteriana, diversos programas de televisão e sites da web, tendo espaços para análise e discussão acerca da biblicidade do chamado "Templo de Salomão", separaram programas, palestras, espaços para debates para alguma crítica, mais ou menos contundente, e todos de repente se esforçando para serem "fieis e atentos à Bíblia". de fato só o fato das atenções se voltarem para a Bíblia e para o Deus da Bíblia, é algo a ser singularmente destacado.
Que entre tropeços e avanços, que a igreja de Jesus Cristo, se purifique, se conserte, aprenda com os próprios erros, que as coisas corretas, de boa fama, sejam cultivadas e vividas por todos nós. Que novas pessoas sejam agregadas ao Reino de Deus, a única igreja de Cristo, a invisível, formada por todos os crentes, que O amam e O conhecem e que de um modo ou de outro, se esforçam sinceramente para acertar e fazer a perfeita vontade dEle e somente dEle.
Senhor não desista de nós no Brasil, não merecemos e não somos melhores do que crentes e igrejas em outros países, mas não permita que percamos o que já conseguimos. Não permita, ó Senhor que as portas do inferno prevaleçam sobre o Seu povo aqui no Brasil. Amém. Em Teu nome!
Por Helvécio S. Pereira
VÍDEOS ADICIONAIS
É evidente que muitas pessoas, ou quase todas, que criticaram o bispo Edir Macedo pela construção do chamado Templo de Salomão, já o antipatizavam e apenas aguardavam mais um motivo para atingi-lo e não por razões puramente apologéticas. É verdade também que graças ao seu temperamento melancólico-colérico, o bispo Edir Macedo a exemplo do falecido e querido pastor Glaycon Terra Pinto ( Igreja Batista da Floresta / Belo Horizonte ), não faz nada para ser mais amado ou querido por quem quer que seja, ao contrário de tantos outros lideres religiosos que se esforçam o tempo todo para caírem nas graças do público em geral e até de crentes de outras denominações.
Separemos a nossa análise em partes para ser algo didático, simples e compreensível, colocando antes que li, vi, todos os argumentos ( ou a maior parte deles ) em grande parte da mídia secular e evangélica, bem como declarações de católicos e de ateus, sem religião ou agnóstico bem como a defesa da própria IURD, em falas do bispo Edir Macedo, na Folha Universal e no documentário feito pela própria Rede Record.
A última parte dessa postagem é a conclusão e as lições a serem tiradas desse fato real concretizado por uma denominação particular em território e na sociedade brasileira.
PRIMEIRA PARTE, SOB A CRÍTICA RAZOÁVEL
I) DO PONTO DE VISTA LEGAL:
Qualquer religião legalmente constituída obedecendo as leis brasileiras pode erguer o templo que desejar e quiser, seguindo todos os passos legais para concretizá-lo. Não há legalmente nenhuma possibilidade de crítica razoável a qualquer construção de qualquer templo seja de que religião for. Trata-se do exercício legítimo e constitucional da liberdade de credo e confissão religiosa. Poderia dar o exemplo, detre outras religiões não cristãs, o Vale do Amanhecer ou qualquer igreja cristã, católica, ortodoxa, protestante, paraprotestante como os Mórmons dentre outras. O que vale para todas, vale para a IURD e é ignorante e tendencioso que fundamentar a sua crítica nesse aspecto.
2) SOBRE A AFIRMAÇÃO QUE OS MEMBROS DA IURD SÃO TOLOS E FORAM LUDIBRIADOS PELO SEU LÍDER MÁXIMO
Mesmo que pudesse ser provada verdadeira, com base em um suposto "engano" e inocência máxima, todas as demais religiões e membros poderiam ser vistos dessa mesma maneira. A "padroeira do Brasil" não existe, e se em tese existisse, seria no máximo "padroeira" ( uma aberração linguística, no máximo "madroeira" ) dos católicos romanos e não dos ateus e de outra religiões. Poderia qualquer um dizer que os católicos são tolos e são roubados por terem a catedral de Aparecida consoante a sua crença particular? obviamente que não!
3) O TEMPLO DE SALOMÃO É CARÍSSIMO DEMAIS, GRANDIOSO DEMAIS, UM GASTO DESNECESSÁRIO.
Perto dos dez maiores templos religioso do mundo, o chamado "Templo de Salomão" é de fato pequeno e seus dez mil lugares são praticamente nada perto de outros locais construídos para cultos ou serviços religiosos. Ao final dessa postagem relacionarei as dez maiores igrejas evangélicas do mundo. a maior é uma igreja Assembleia de Deus com tamanho e números invejáveis de pessoas por culto ou reunião. Aos calvinistas tão rigorosos em suas criticas sádicas e venenosas, uma das dez é justamente uma calvinista e presbiteriana com um museu de antropologia bem ao lado do templo, tal qual o chamado "Templo de Salomão" tem um museu bíblico ao seu lado.
Veja as dez maiores igrejas cristãs do mundo ( evangélicas, que são de fato as maiores existentes )
4) O "TEMPLO DE SALOMÃO" NÃO É TEMPLO BÍBLICO ( DE SALOMÃO ) E NEM TEM A PRETENSÃO DE SÊ-LO.
O Templo de Salomão da IURD não é um réplica fiel, nem no tamanho, cerca de dez vezes maior, como no seu interior e funções de um templo antigo testamentário e judaico. Não possui o Santo dos Santos, nem o altar para o sacrifício. É um templo comum com certa dose de memorial judaico cristão. A pergunta é: destoa da tradição protestante? sim, mas o protestantismo antigo ou contemporâneo já teve e tem as suas pecularidades principalmente em nomes. Alguns crentes mais velhos já ouviram falar de um templo chamado a "Arca da Salvação" se não me falha a memória do missionário Manoel de Melo na década de 80. "Templo dos Anjos" é o principal templo da Igreja do Evangelho Quadrangular em Belo Horizonte. Conheci uma denominação com o nome "Igreja das três trindades". O próprio nome "Igreja Assembleia de Deus" soa estranho a quem conhece um pouco mais de línguas bíblicas: igreja e assembleia é a mesma palavra! Ou seja: besteira por besteira há aos montes mesmo nas denominações e templos que já existem. Acusá-lo de ser o Templo onde o anticristo se assentará, ou o templo construído fora de Jerusalém é forçar muita barra.
5) SOBRE A SIMBOLOGIA DO TEMPLO
O cristianismo primitivo era pobre em símbolos, ou porque eles seriam absolutamente desnecessários para a atividade que a igreja tinha e ação real e impactante que tinha diante dos olhos de um mundo que era impactado pelos seus milagres e declarações absolutamente novas e reveladoras ou porque eles só tinham razão de ser quando as pessoas criam ser ver mais os apóstolos que tinham convivido com o próprio Jesus, ouvido suas palavras e ensinos e testemunhado seus prodígios. Desse modo, como no povo de Israel os símbolos só vieram depois que não havia mais nenhuma testemunha viva dos fatos, só registros e histórias. No catolicismo, a cruz, no protestantismo ainda a cruz vazia, e evokto em controvérsias até os dias de hoje, as ordenanças do bastimos ( aspersão versus imersão ) e a ceia do Senhor que nem de longe é a que existia na igreja primitiva.
Outros se esforçaram por reentroduzir o lava-pés e a guarda do sábado. Dízimo e ofertas, guardadas as devidas proporções, ainda são preservados e mantidos com reservas, claro pelos crentes pão-duros. De modo geral símbolos são símbolos e se arremetem indiretamente a alguma coisa, e a sua função é memorial e pedagógica. Hoje há a introdução de danças, desfiles, toque de trombetas primitivas, unções com óleo, etc. Todos em um esforço visível de traduzir o que se crê seja fato e acontecimento espiritual e portanto invisível aos nossos olhos. A grande realidade, é que símbolos não são razoáveis, ou se tornam obsoletos se não se vê nada resultante no mundo real.
SEGUNDA PARTE
OS IMPACTOS CULTURAIS E DE COMPORTAMENTO
1) VISIBILIDADE
Infelizmente, e não é de hoje, toda a ação humana, e na igreja primitiva, no tempo do apóstolo Paulo, e até na presença do próprio Senhor Jesus, é de disputa, mesmo nas coisas legítimas. Quando pregamos a alguém o convidamos para "a nossa igreja", para a "nossa denominação". Se é errado ou certo, não é o mais importante, funcionamos assim. Em um canal de TV qualquer, vários programas de diversas igrejas diferentes, é raro um pastor que ao final não convida seus telespectadores ou ouvintes ( no rádio ) para virem visitar a SUA igreja! Nessa guerra de visibilidade e de credibilidade ( que todos nós, incluídas igrejas minúsculas com vinte membros ) é assim que nos comportamos, e grandes denominações e até o próprio catolicismo romano multiplicou as suas igrejas dessa maneira ( as dezenas de igrejas de "santos" e de "Nossas Senhoras" com os nomes mais criativos e suspeitos! ).
A IURD era uma denominação de gente pobre, inculta, párias sociais, gente problemática que nenhuma ou poucas denominações desejariam tê-las como membros em suas igrejas. Gente sem talento para cantar, tocar, para orquestras e corais. Gente que não se importava e não tinha noção de organização e beleza de um templo religioso. da funerária original aos cinemas abandonados, como salas de projeção e adaptados para reuniões religiosas. Até o desabamento de um desses cinemas, fato noticiado no Jornal Nacional com ênfase e certo prazer mórbido.
Esse fato com morte de mais de uma dezena de pessoas, fez com que o bispo Edir Macedo, decidisse construir os melhores, mais seguros e suntuosos templos para os membros de sua igreja e para acolher a qualquer pessoa da mais baixa condição social rejeitada por tantas outras denominações. O estranho que ninguém reconheceu ou o elogia por essa justa e sábia atitude. Esse crescimento e esses templos suntuosos, confortáveis e aparelhados segundo o que recomenda a melhor legislação e técnica na construção de grandes auditórios é hoje copiada por outras denominações incluindo novos templos e esse novo ideal tem sido cumprido a risca não só no Brasil mas em cada país de acordo com as possibilidades legais de cada nação.
De um modo prático, esse novo templo, como local público de reunião, se insere nesse contexto, diferenciando, pelo nome, e pelas características arquitetônicas.
INTENSIONALIDADE
Há algum tempo, o bispo Macedo em uma entrevista dada por ele, sinalizou uma intenção de alcançar os judeus e muçulmanos. Esse templo com essas características e simbologia se insere sem dúvida nessa intenção e em parte a simpatia do governo de Israel, ensaiada no memorial de Jerusalém do templo da IURD no Rio de Janeiro alcança aparentemente esse objetivo.
ESPECTADORES E OUVINTES ANTES NÃO ALCANÇADOS
Nenhum outro pastor ou denominação conseguiu reunir em um evento, a presidente da república do Brasil, seu vice, governador de estado, prefeito e tantas outras celebridades para pelo bem ou pelo mal, ouvir um testemunho genuíno de libertação dita pela própria boca de um ex-viciado em crack e hoje um dos proeminentes bispos da IURD. Cada crente pode ter suas razões contra e ser preconceituoso sob muitas justificativas até compreensíveis, mas penso que se deva ter ouvidos para ouvir, não foram poucas as palavras ditas pelo próprio Edir Macedo sobre a realidade e a necessidade do homem depender e crer unicamente em Deus. O nosso ciume infantil não pode ser capaz de negar os acertos e concentrar maldosamente somente nos erros que prazerosamente pretendemos e gostamos de atribuir ao que é feito por outros e antipatizado por nós mesmos.
ALGUMAS LIÇÕES RÁPIDAS E IMPORTANTES ( VOCÊ PODE IGNORÁ-LAS TODAS E CONTINUAR TOCANDO A SUA VIDA E A SUA IGREJA À SUA MANEIRA )
Claro que você pode ler essa postagem e continuar pensando exatamente como já pensa, ou pode considerar cada afirmação minha e ser pelo menos como o sábio Gamaliel, se essa obra é de Deus prosperará, se não minguará.
Há ainda então um detalhe importante: a igreja evangélica no Brasil passou por enorme modernização e adequação aos novos tempos. Pastores e crentes que não assistiam televisão, não torciam por times de futebol, não iam a estádios de futebol, não jogavam baralhos, não ouviam e nem cantavam músicas seculares, não iam a cinema e nem a restaurantes. As mulheres não tingiam os cabelos, proibidas e aparar as pontas! Alizar nem pensar! maquiagem nunca! decotes, saias no joelho e muito menos acima deles. Perfumes... homens de cabelo cortados e sem barbas, no máximo um bigodinho.
Hoje há em algumas igrejas, danças, discotecas gospels, shows gospels, luta livre gospel, stand-up gospels, e um rol enorme de modernidades, chegando ao ponto de não haver uma linha tão clara entre o "crente" e o "do mundo".
Um sinal feito pela IURD, que as reuniões e o local de culto é só para orações e adoração, sem celulares tocando e filmando, sem conversas e crianças berrando, sem shows e peripécias artísticas é algo que os próprios críticos de outras denominações deveriam considerar em seus próprios redutos.
O templo do Espirito é cada um de nós, algo bíblico e neotestamentário, mas o locar de reunião, enquanto os crentes nele estão é circunstancialmente santo, sagrado, separado, e hoje, outras religiões não cristãs, não evangélicas, tem de fato maior consciência do sagrado do que a maioria dos novos crentes.
Hoje muitos católicos romanos, judeus, budistas e muçulmanos, entre tantos outras pessoas inclinadamente religiosas ficam chocadas com o desrespeito e excesso de secularidade presente em reuniões cristãs-evangélicas, onde se anuncia em alta e boa voz que Deus está presente, em nosso meio.
Ou sinceramente você espera que um judeu, um muçulmano irá converter, em algum culto absolutamente "modernoso" como provavelmente você tem em sua própria igreja? Pastores que falaram da seleção brasileira e da Copa das Copas em seus púlpitos... crentes e cantores "gospels" com relativo e importante testemunho em décadas de ministério na música evangélica brasileira posando com camisa e bandeiras torcendo pela malfadada seleção de uma Copa cuja corrupção e ilusão passaram das medidas... Vendas de discos, de DVDs, anúncios de Shows e de gravações de shows repetidas a exaustão dentro dos cultos! promoção de artistas dentro dos cultos! os famosos bordões e palavras de ordem emprestados de shows e da boca de artistas seculares e depravados, o tal do "tira o pé do chão!"
Antes de tirar o cisco do olho alheio tiremos as traves dos nossos!
O interessante é que desde calvinistas ( representados pela pessoa e voz do rev Augustus Nicodemos, entre outros ), assembleianos, dentre eles o pastor Silas Malafaia que reconhece o trabalho da IURD mesmo dela discordando sobre os chamados "pontos de contato", até especialistas em religião da PUC e da Faculdade Presbiteriana, diversos programas de televisão e sites da web, tendo espaços para análise e discussão acerca da biblicidade do chamado "Templo de Salomão", separaram programas, palestras, espaços para debates para alguma crítica, mais ou menos contundente, e todos de repente se esforçando para serem "fieis e atentos à Bíblia". de fato só o fato das atenções se voltarem para a Bíblia e para o Deus da Bíblia, é algo a ser singularmente destacado.
Que entre tropeços e avanços, que a igreja de Jesus Cristo, se purifique, se conserte, aprenda com os próprios erros, que as coisas corretas, de boa fama, sejam cultivadas e vividas por todos nós. Que novas pessoas sejam agregadas ao Reino de Deus, a única igreja de Cristo, a invisível, formada por todos os crentes, que O amam e O conhecem e que de um modo ou de outro, se esforçam sinceramente para acertar e fazer a perfeita vontade dEle e somente dEle.
Senhor não desista de nós no Brasil, não merecemos e não somos melhores do que crentes e igrejas em outros países, mas não permita que percamos o que já conseguimos. Não permita, ó Senhor que as portas do inferno prevaleçam sobre o Seu povo aqui no Brasil. Amém. Em Teu nome!
Por Helvécio S. Pereira
VÍDEOS ADICIONAIS
INAUGURAÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO ( COMPLETO )
REPORTAGEM PRODUZIDO PELA PRÓPRIA REDE RECORD
SILVIO SANTOS AGRADECE SINCERAMENTE O CONVITE PARA A INAUGURAÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO
MATÉRIA PRODUZIDA PELO DOMINGO ESPETACULAR DA REDE RECORD
VOCÊ PODE NÃO CONCORDAR, MAS O QUE ESSE POST SE PROPÕE É FORNECER A VOCÊ LEITOR UMA VISÃO DOS FATOS, O JULGAMENTO É SEU, MEU, DE CADA UM, E MAIS AINDA, A APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO FINAL E DEFINITIVA É SEM DÚVIDA DE DEUS. DEUS NOS DEU LIBERDADE DE FAZERMOS O QUE JULGAMOS MELHOR, FINALMENTE A OBRA DE CADA UM SERÁ PROVADA, SE PALHA OU ALGO MAIS PRECIOSO E DURADOR... SÓ NA ETERNIDADE SABEREMOS.
FINALMENTE, ANTES DE JULGARMOS O OUTRO, FAÇAMOS A IMPORTANTE E IMPRESINDÍVEL PERGUNTA:
E EU, O QUE EU ESTOU FAZENDO DE ACORDO COM O QUE ACREDITO E CREIO? QUE TAMANHO, OU QUAL É A GRANDEZA DE DEUS PARA MIM, O QUE PARA MIM SERIA DIGNO DE SER FEITO PARA ELE POR MIM ( NÃO PELO OUTRO, POIS A OBRA DO OUTRO, GOSTE EU OU NÃO, É ENTRE O OUTRO E DEUS )?
ELABORADO POR MULHERES DA IGREJA ( IURD ) CUJA ORGANIZAÇÃO FEMININA SE TORNOU FORTE E DINÂMICA NO DECORRER DOS ANOS, SUGERE UM NOVO COMPORTAMENTO MAIS SÓBRIO POR PARTE DAS MULHERES, DIFERENTE DO QUE SE TORNOU PERMISSIVO EM OUTRAS DENOMINAÇÕES ( MATÉRIA DO G1 ( GLOBO ):
NEW YORK TIMES E O TEMPLO DE SALOMÃO
CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI
O QUE PESSOAS NEUTRAS DISSERAM NA WEB SOBRE UMA CRÍTICA ÁSSIDA DE UM JORNALISTA FAMOSO ( MUITO INTERESSANTES ):
Não estou defendendo a IURD,
seg, 04/08/2014 - 01:34
Não estou defendendo a IURD, mas qual a religiaõ ao autor do texto ?
Cada um que descrever o Templo de Salomão, fará de um jeito, conforme a sua ótica religiosa.
Como politico não tem religião ou abraça todas, estavam presentes na inauguração: Haddad, Alkimin, Marco Aurelio(STF, representante do judiciário), o vice da Câmara do deputados(legislativo), Dilma e o Temer(executivo), e outros menos cotados, deputados, vereadores, representantes da sociedade civil...
Ou seja, toda cúpula do poder estadural e federal.
Reparem que as lideranças não mandaram os seus aspones.
E mais, 110 credenciamento de jornalistas estrangeiros para cobrir o evento
A participação da Dilma na inauguração, lhe rendeu uma doação para a sua campanha de 10 milhões de reais, e outros milhões de votos dos servos do Edir
Mais uns detalhe. O custo da
seg, 04/08/2014 - 01:44
Mais uns detalhe.
O custo da obra 680 milhões
O Templo é proporcionalmente 8 vezes maior que o original.
Todo Templo foi revestido com pedras que vieram de navio da Cisjordânia, Hebron, ocupada por Israel.
doação
seg, 04/08/2014 - 12:18
“A participação da Dilma na inauguração, lhe rendeu uma doação para a sua campanha de 10 milhões de reais”
É sério ou é somente boato?
"Cada um que descrever o
seg, 04/08/2014 - 16:50
"Cada um que descrever o Templo de Salomão, fará de um jeito, conforme a sua ótica religiosa."
No último sábado a faxineira do prédio onde moro faltou ao serviço para participar de uma excursão ao Templo de Salomão. Hoje eu pedi a ela que me descrevesse a obra. Ela, então, me informou ter sentido uma paz interior tão grande, que ela jamais conseguiria explicar.
Nada comigo!
seg, 04/08/2014 - 02:53
Não paguei nenhum dízimo a Universal para construir o seu templo, as isenções de impostos são as mesmas para todas as religiões, não sou adepto de nenhuma religião e nem acho que "o meu deus é melhor que o dos outros", logo não tenho nada com isto, e em matéria de edificações kitsch, fake ou pastiche o prédio do templo não será o primeiro nem o último!
As Igrejas que merecemos
seg, 04/08/2014 - 07:39
Cada povo tem as igrejas que merece!
Embora protestantes, os colonos dos EUA fizeram umas barracas simples de madeira e cantavam as suas canções. No dia seguinte, saiam apressados para construir uma nação.
Aqui demos um show de construção de igrejas, até banhadas a ouro, mas estamos ainda tentando solucionar o saneamento básico.
bobagem
seg, 04/08/2014 - 08:05
Quanto custou o complexo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida? Com torre de 100 metros de altura, cúpula com 40 metros de altura, entre outras medidas grandiosas.
Todo político frequênta eventos dessa noturreza, de qualquer religião. Esqueceram das visitas dos Papas ao Brasil?
Procurem saber de quanto que é o faturamento anual do Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Já deve ter passado da centena de milhão de reais.
A construção do templo em si
seg, 04/08/2014 - 09:07
A construção do templo em si mesma não interferfere em nada na relação dos homens com Deus, de fato ela decorre de valores muito pessoais e de maneiras diferentes de praticar a religiosidade, ser protestante ou católico são apenas manifestações dogmáticas de professar o cristianismo, Jesus Cristo não se importa com isso, ele não está interessado nos sectarismos construídos pelos humanos, afinal de contas a história é construída pelos homens com absoluto livre arbítrio, nada de robozinhos, nada de controle remoto.
A importância, a desimportância, ou o valor arquitetônico do templo da IURD não podem ser avaliadas assim em tempo tão próximo da inauguração da igreja, afinal de contas quantas catedrais foram construídas por outras religiões que somente séculos depois passaram a fazer parte do "
Igreja eh Igreja, todas teem
seg, 04/08/2014 - 09:12
Ingreja eh Igreja, todas teem a mesma funcao. Nao vou questionar os motivos das populacoes se apegarem tanto a elas, porem, a única coisa de benéfica que teouxeram ao mundo foram os templos.
Que Edir Macedo continúe a fazer templos suntuosos e que acredite na importancia de arquitetos e artistas maravillosos para isso. Esse, para mim, eh o único legado que as religioes deixam aos povos, com as montanhas de dinheiro que arrancam deles.
Ontem a Record fez uma enorme
seg, 04/08/2014 - 09:35
Ontem a Record fez uma enorme reportagem sobre o tal Templo de Salomão, desde a sua fundação. Num dado momento mostrou uma turma de trabalhadores da obra de mãos dadas fazendo uma oração. Aí, eu, que já conheço bem as malandragens daquele safado Bispo Macedo, fiquei pensando que ele arrebanhou todos os fieis para a construção do templo no sentido de não ter a obrigação de pagar a eles. Digo isso porque meu porteiro se viu desmepregado e disse-me que estava ajudando a construir uma igreja. Perguntado se estava recebendo por isso, ele disse que é normal os fieis ajudarem nas construções dos templos, porque é dando que se recebe. E tem aquela frase sábia do Bispo, que diz que tudo que eles plantarem na Terra será colhido no céu.
Quanta àquela "Arca da Aliança", recoberta de ouro...
Explica aí, se o porteiro
ter, 05/08/2014 - 12:02
Explica aí, se o porteiro estava desempregado, como é que era seu porteiro?
Depois, sobre a Arca da Aliança em carro de bombeiros, você se esqueceu que as procissões católicas param o trânsito de todas as cidades do Brasil, todas, desde que o Brasil existe, e continuam parando?
E mais, você não sabe que quando há "visitação" de relíquias de um santo católico, ele desfila em carro de bombeiros, em procissão pela cidade visitada, para que os fiéis vejam e vão tocar a relíquia na igreja?
Isso é preconceito, do brabo. E cegueira, da mais hodienda que existe. Pura hipocrisia.
E continua a implicância com os evangélicos
seg, 04/08/2014 - 11:18
Não sou evangélico, mas pergunto aqui novamente: por que os católicos podem ter seu templo faraônico em Aparecida do Norte e os evangélicos não podem?
E sobre este bla bla bla de imposto, já imaginaram a quantidade de imposto que não é cobrado das igrejas católicas sabendo que uma boa parte delas está localizada em locais de IPTU alto?
Se uns podem, todos podem. Eu preferia que não fosse assim, mas, infelizmente é. Quem discorda pode fazer uma visita ao congresso e contar nos deputados que têm coragem para propor e defender projetos que acabem com esta farra.
A barba, os paramentos de
seg, 04/08/2014 - 12:55
A barba, os paramentos de rabino, a arca sendo trazida por "levitas", tudo isso prova que Edir Macedo é muito diferente da maioria de padres e pastores. Tem um talento nato para superar adversidades como a gravação do "dá ou desce".Na época isso parecia ser o fim da Universal, mas o número de fiéis só aumentou e aumentou.
Soube se colocar ao lado do poder, sustentando agora a decadente candidatura de Dilma, mas não fecha as portas para a oposição.
Enfim, para quem crê, forças espirituais poderosas parecem estar por trás da carreira sacerdotal desse homem. A natureza dessas forças será discutível conforme o gosto de cada freguês.
Mas ele vive conforme o que crê, ou o que diz crer.
Estranha é a deferência e o servilismo que diversos jornalistas ditos progressistas, que também são blogueiros,
De boas intenções o inferno está cheio!!!!!!!!!!
seg, 04/08/2014 - 13:54
Não sou evangélico, nem tampouco sigo as doutrinas cristãs/judaicas ocidentais, mas optei por comentar este artigo, por achá-lo um tanto tendecioso em seus argumentos, senão vejamos.
Quando o autor diz que "... Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso, concreto e metal que, assim como o Templo da Igreja Universal, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais".
E mais, " ... Tudo no templo é efeito especial, ilusão, simulações, um verdadeiro trompe l’oeil com truques de perspectiva e ilusões de ótica. A essência dos parques temáticos que une a Las Vegas, a matriz de toda ideologia que pretende esconder que a banca sempre vence".
No que pese a bela arquitetura, seja ela para
Como o PIG está babando de
seg, 04/08/2014 - 19:49
Como o PIG está babando de ódio do Templo de Salomão, alguma coisa boa ele tem.
O Templo de Nossa Senhora
ter, 05/08/2014 - 11:52
O Templo de Nossa Senhora Aparecida era o maior templo do Brasil. Feita em área pública, doada pelo governo federal, além da área inicial, tomou áreas que são do governo federal mas que não poderiam ser usadas nem fechadas. E não teve babuíno nenhum aqui falando sobre. Quando a igreja ntorna tão antiga que ganha um verniz de seriedade na cultura popular, ela pode arrecadar dízimo o quanto possa? Aparecida não é diferente em nada das outras igrejas. Como exemplo, tenho um amigo que teve sua irmã atropelada em outra cidade por um padre de Aparecida, em um domingo, provavelmente alcoolizado, com o carro da igreja. A moça ficou 6 meses de perna pro ar, e o padreco nunca a visitou. Vão te catar os preconceituosos e hipócritas, fariseus modernos.
Templo de Salomão versus Basilica de Aparecida
seg, 11/08/2014 - 09:59
Os dados comparativos entre o Templo de Salomão e a Basílica de Aparecida são inverídicos, que com simples aos sites do “Templo de Salomão” e da Basílica de Aparecida isso pode ser verificado.
O próprio site do Templo de Salomão informa que a área total do terreno que ocupa é aproximadamente 35.000 metros quadrados e o templo principal tem as dimensões de 126 x 104 m, logo 13.000 metros quadrados de área. A área total construída, somando todos os andares da construção é de cerca de 100.000 m2 (consulte o site do templo).
O prédio principal do santuário de Aparecida em forma de cruz tem uma área coberta de 23.500 metros quadrados.
Todas as construções do Santuário incluindo estacionamento e outros prédios ocupa uma área de total de cerca de 700.000 metros quadrados com 123.000 m2
COMO PODEM VER, DEU E AINDA VAI DAR MUITO O QUE FALAR... AS PESSOAS PENSARÃO E FALARÃO SOBRE ISRAEL, JESUS CRISTO, RELIGIÕES, DEUS E QUEM SABE VIDA ETERNA...
COMO PODEM VER, DEU E AINDA VAI DAR MUITO O QUE FALAR... AS PESSOAS PENSARÃO E FALARÃO SOBRE ISRAEL, JESUS CRISTO, RELIGIÕES, DEUS E QUEM SABE VIDA ETERNA...
-