São Tomás de Aquino criou uma cosmovisão que separava as coisas divinas das coisas do mundo, cotidianas, conhecidas como "andar de cima" e "andar de baixo". No andar de cima a teologia cristã, e separadas no andar de baixo as coisas comuns da vida. Como cristãos, ainda que desconheçamos e discordemos da cosmovisão aquiniana, na prática, certos dilemas ficam separados da cosmovisão cristã, ou dela completamente ignorados. Muitas vezes ao viver a fé e a religiosidade o crente se encontra numa situação dicotômica e contraditória: só é capaz de falar de um dos mundos, ignorando completamente o outro ou pior tentando passar a idéia que é possível mudar de lado a cada momento, em um é religioso e esquece que vive em um mundo real, em outro é um cidadão do mundo e a religião e a fé são excluídas completamente. Uma outra saída para alguns é uma artificial ligação entre um e outro mundo, um dilema a ser falsamente enfrentado a cada dia. Vivemos em um mundo dado a nós e nele temos uma vida real com todas as peculariedades as quais devemos conhecer bem cada uma delas sempre que possível.
Doenças que não são para morte mas crônicas e limitadoras, são tratadas pela medicina por caríssimos planos de saúde ou enfrentados por orações e unções com óleo em igrejas neopentecostais. Crentes de igrejas protestantes históricas recorrem a medicina tradicional ou, sem culpa, tratamentos não tão ortodoxos de origem não cristã como yoga, acumputura, etc. Crentes de classe média alta e históricos são abertos a tratamentos orientais, algo rejeitado por pentecostais e neopentecostais. O fato definitivo é que certos incômodos acompanham a humanidade não poupando a imensa maioria das pessoas principalmente na sociedade urbana moderna.
A enxaqueca é uma das mais doloridas e intensas formas de cefaléia, a conhecida dor de cabeça. O mal afeta mais de 15% dos brasileiros.
A enxaqueca é uma das mais doloridas e intensas formas de cefaléia, a conhecida dor de cabeça. O mal afeta mais de 15% dos brasileiros.
Morar em lugares agitados e não fazer exercícios físicos pode piorar as dores. Especialista explica que diferença entre cefaléia e enxaqueca é, principalmente, a intensidade da dor.
Fonte: R7.com/ Record News/ Câmera Record News/ Hoje em Dia/ Rede Record de televisão/ Fala Brasil/ Portal R7.com