"Oceans"

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TRAGÉDIAS? QUAL A RESPOSTA DAS ESCRITURAS E QUAL A RESPOSTA QUE DEVEMOS TER PARA NÓS E PARA OS OUTROS?





O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE TRAGÉDIAS? 


QUAL A RESPOSTA DAS ESCRITURAS E QUAL A RESPOSTA QUE DEVEMOS TER PARA NÓS E PARA OS OUTROS? 


RESPOSTAS QUE PODEMOS DAR A NOSSOS FILHOS QUANDO LHES FALARMOS SOBRE A GRANDEZA E A JUSTIÇA DA PESSOA DE DEUS PARA QUE ELES TAMBÉM O CONHEÇAM E CREIAM NELE? 

( Esse bem poderia ser o título da postagem lá em cima no blog , bem que é um pouco grande...)


Pois bem, vemos como testemunhas distantes ou próximas dos fatos, mediada pela eficiência tecnológica da mídia, desastres de extensão trágica, com sofrimento, perda e desespero incomensuráveis. Logo nós que temos respostas em nossas igrejas e nas nossas palavras, será que a temos nesse momento, algo que faça sentido de fato, ou nos tornamos mudos, pela incapacidade de sabermos concretamente o que dizer, com base nas Escrituras, na Bíblia Sagrada?

Temos sim, como veremos a seguir.O que a Bíblia diz sobre tragédias? Pode-se escapar delas ou Deus falha na sua promessa de guardar-nos? Você verá e compreenderá como eu acho ter compreendido definitivamente.

Três coisas explicam a tragédia humana. São três coisas de naturezas diferentes. Todo estamos expostos a elas de forma igual. Não é, não se trata de   invenção minha. Está revelado nas Escrituras, em todos os exemplares e traduções possíveis da Bíblia Sagrada.

Primeira: Circunstâncias

Segunda: O destino ( um conceito a ser explicado, pois não é exatamente o que o simples vocábulo sugere ) 

Terceira: O Mal.

Portanto temos: As Circunstâncias, o Destino e o Mal.

Talvez eu tenha que omitir os muitos textos e versículos Bíblicos, mas partindo do pressuposto que você os lerá, adianto que , diferentemente do gosto corrente de sacar versículos isolados, graças a artificialidade útil e legítima da colocação dos números de versículos e capítulos na Bíblia, originalmente, a lição era apreendida do fato e não de uma afirmação isolada apenas. Relacionarei com fatos reais, o ensinamento teórico perde a sua força e valor, sinais são necessários, por isso também o Senhor Jesus os fez. Os escribas eram teóricos, faziam projeções e ampliavam relativamente os conceitos e distinguiam minúcias, porém nada do que diziam era de fato real para eles e para os outros.


Vamos primeiro às circunstâncias. Elas se referem ao tempo, ao espaço e a todas as condições naturais onde alguém vive, mora e circula. Se você nascesse negro em1785 no Brasil seria escravo. Se fosse filho do último Imperador Russo seria um nobre. Se uma moça fosse a filha de Adolf Hitler estaria morta ao final da guerra. Todo os meninos que nasceram à época do nascimento de Jesus foram mortos a mando de um dos Herodes. Somos presas das circunstãncias,vivemos sob elas, sejam momentâneamente ou eternamente. O pecado é uma circunstância, a morte outra. Ser homem ou mulher outra. Jovem ou adulto ou idoso outra. Doenças genéticas, deformidades são circunstâncias e não pode ser mudadas muitas das vezes. As circunstâncias nos trazem males diversos e que não são frutos da nossa imaginação e maneira de ver as coisas. Não são apenas da nossa cabeça são reais. Voltaremos a elas mais a frente.

Segunda: o destino. Essa palavra é pequena mas carrega um fator como forte complicador. A maior parte da humanidade acredita piamente em destino justificada essa crença pelas mais diferentes teologias, inclusive dentro do cristianismo.Tanto que se aferida quantitativamente a grande maioria estaria  correta se compara da ao que a Bíblia, a Palavra de Deus diz. Mas não está: essa maioria crê exatamente em algo frontalmente contrário ao que a Bíblia revela. A Bíblia revela que alguns são destinados a alguma coisa e mostra inclusive o processo como esses alguns,  são separados dos demais e sobre eles repousa uma responsabilidade, algo a ser feito, mas não se trata do determinismo crido por noventa e não sei quanto de bilhões de pessoas, dos que vivem na tribo até os mais refinados teólogos de religiões não cristãs e cristãs. Como disse alguns tem um destino, mas até esses podem fugir dele, se afastarem dele.Voltaremos a essa questão mais a frente.

Terceira: O mal. Há aí uma dificuldade específica.Se esse mal é uma pessoa, uma influência, uma articulação, algo de dentro do ser ou da pessoa, um ou mais desses elementos ou todos eles juntos. Voltaremos a esse ponto mais a frente também. Mas o mal, seja o que for é real, pois o Senhor orou pelos seus, rogando que o Pai os livrasse do mal. Há crentes que refutam a existência e a efetiva eficiência do mal em causar algum dano a alguém. Ora exagera-se a potencialidade do mal como em filmes de terror, ora anula-se sob todos os aspectos, como em certos ramos do cristianismo e em certas posições teológicas cristãs. Para certos cristãos modernos e pesudo-eruditos, diabo,demônios, espíritos malignos são apenas metáforas, adjetivos de algo que não representa o bem, e aí cabe-se qualquer coisa.

As Circustâncias : Muito bem, a tragédia do Rio de Janeiro tem raízes nas circunstâncias. Não foi Deus que matou as pessoas, que teve algum  prazer na sua desgraça e sofrimento. As vítimas e todas as pessoas, o país com seu enorme prejuízo econômico e social, a espécie humana são presas de algo maior tanto do ponto de vista macro como mais próximo da tragédia localizada. As mudanças climáticas hoje amplamente noticiadas e conhecidas, ensinadas desde o ensino fundamental são definitivas naquilo que produzem fisicamente no mundo e encontram seres humanos, grandes agrupamentos humanos em lugares em que não deveriam estar de fato. Se eu morar no Japão experimentarei o desprazer de estar sujeito a incidência de algum terremoto mais que em qualquer lugar do mundo. Não é culpa de Deus. Nevascas no Canadá, seca no Nordeste e inundações na Austrália e nessas regiões do Rio de Janeiro.Um pesquisadora analisou aquela região durante trinta anos e advertiu aos diferentes governos de que algo de pior poderia
acontecer. 

O experiente jornalista Paulo Henrique Amorim, no meio de toda aquela devastação, com os pés cheios de lama , perguntou a ela, uma professora universitária, uma geóloga, com especialização em exatamente aquele problema: "- A sua pesquisa salvou quantas vidas?" Ela não respondeu e depois repetida a pergunta, meneou a cabeça e disse: "- nenhuma..." Ou seja ninguém lhe deu ouvidos ou tomou conhecimento do aviso e urgência que representava o seu trabalho.

E o que a Bíblia diz? A Bíblia fala muito de circunstância. Tantas vezes isso é tão clara e vivamente exposto nas Escrituras, que demandaria um livro  só sobre o assunto. Abel fora exposto a uma circunstância, um irmão gêmeo alguns defendem e outros negam, o fato que era um irmão ciumento.
Eu tive sob certo aspecto um irmão,vinte anos mais velho do que, um meio irmão, o que de certa forma não me aceitou inteiramente. Jamais fomos amigos sem contudo sermos inimigos. Isso é circunstância. As vezes você pode fazer algo, elas podem ser mudadas, outras vezes não. As circunstãncias estão a sua volta, ao seu redor, você dentro delas, algumas mudam somente com o tempo, para melhor ou para pior.
Ló em Sodoma representa uma circunstância. Deus teve que tirá-lo de lá,antes do acontecido, mas na maioria das vezes não queremos deixar a nossa segurança e opinião sobre certas coisas. A mulher de Ló não queria deixar a cidade. Esaú e Jacó, irmãos preferencialmente diferentes do ponto de vista de seus pais e portanto competidores ente si, circunstãncias. Sansão, possivelmente, forte e belo como possivelmente deveria ser, não via em nenhuma hebréia uma mulher que combinasse com o seu próprio porte físico. Repare que rapazes e moças fisicamente belos acima da média fazem questão de escolherem parceiros também belos acima da média. Circunstâncias...circunstâncias. Sobre Pedro, o Senhor Jesus dissera que Satanás reclamou, pediu, argumentou, para que ele Pedro fosse cirandado como trigo na peneira, ou seja, que houvesse uma circunstância de provação e tentação acima da média, específicas direcionada a Pedro. Paulo reclamou de um tal "espinho na carne", uma determinada circunstância negativa na vida de Paulo. As pessoas morreram , perderam as suas casas e bens, ficaram órfãs de filhos e de pais, de cônjuges devido a uma circunstância maior: geográfica, climática. A mesma chuva que provê água para agricultura e para que tenhamos alimentos, é a mesma que os matou e afligiu, por estarem,sem saber nos lugares errados. A culpa não foi de Deus. Não é  de Deus.

O Destino. Muitos entendem que tudo está escrito, determinado, como disse, a maioria das pessoas no mundo incluindo o movimento gay. Boa parte se defende dizendo:"- Nascemos assim e por isso devemos ser aceitos, não temos culpa, não escolhemos nascer e ser do jeito que somos." Estranhamente, a despeito de se auto proclamar "opção sexual" resistem a toda idéia de "deixar de ser gay", "de ser reeducado para ser hétero", etc. Mas esse também é outro assunto. Enfim, católicos diante da morte de alguém dizem:" Foi vontade de Deus". Evangélicos também e uns mais do que outros. Isso sôa bonito mas não reflete o que a Bíblia diz sobre destino, futuro, etc.

A Bíblia nos revela que Deus sabe todas as coisas, isto também ponto pacífico de todos que acreditam em alguma forma de divindade. Não apenas os muçulmanos, os judeus e os cristãos. Vi em um documentário um daqueles "homens santos" indianos, nu, sujo e possivelmente fedorento, coberto de terra, falando um ótimo inglês apesar de tudo, além claro, dos vários dialetos locais: " Só há um Deus! Deus é um só!" e abaixo desse Deus citou um monte de divindades as quais passa vinte quatro horas cantando um mantra e rezando. Esse Deus que ele obviamente  não conhece por experiência, dele sabe, que esse Deus sabe todas as coisas, pessadas, presentes e futuras. A Bíblia fala de destinados várias coisas e esses geralmente cumprem o seu "destino", papel relacionado a algo mesmo com forte e decisiva oposição. Abraão, Moisés, Sansão, Davi, Salomão, Jeremias, Ester, José, Jonas, Maria, Izabel, João Batista, Paulo ( saltei tantos, mas foi apenas um exemplo dentre tantos. O pobre pastor da lâmpada não ( aquele que pôs uma escada no meio da nave da igreja e foi trocar uma lâmpada no teto e caiu ). Ele morreu devido a circunstâncias. Se ele tivesse sido predestinado a pregar na semana que vem em uma cidade "X", nada lhe aconteceria. Como alguns são destinados a fazerem coisas não sabemos, não podemos conhecer cada caso. Mas Deus não sai matando uns e outros de forma tão ridícula e deixando outros que não valem nada vivendo.  Seria a versão de "Deus não joga dados mas joga videogame". O destino não explica isso,  não é assim que as coisas se dão. Os que morreram na tragédia do Rio, deixando filhos órfãos, esposas e maridos viúvos, outros sem uma semente, um descendente...não foi o destino a razão de suas mortes.

Então temos: Circunstâncias e destino. Vamos  agora ao mal.

O Mal: a Bíblia fala de Satanás. Um certo teólogo defendeu ardorosamente que a Bíblia não fala quase nada de Satanás, embora nos informe que ele exista de fato. Outro asseverou que os textos usados para nos dar uma melhor idéia da pessoa de Satanás não são a ele relacionados como se compreende mas somente históricos, portanto não proféticos e não reveladores de sua origem. Erros de tradução asseverados a Vulgata e tantos outros argumentos estranha e determinadamente defendidos para causar nos ouvintes a impressão do sacerdote católico romano, mais conhecido como padre Quevedo, cujo bordão mais conhecido é exatamente: "_ o Diabo não "eqxiste"! "  A teologia moderna produzida por doutores, pós doutores acha medieval toda referência real ao Diabo, a Satanás, aos demônios. Os Neopentecostais são ogerizados, entre outras coisas pela suas "entrevistas com demônios", menos por serem estranhas, mas pela negação da existência e atuação real deles nas vidas das pessoas. A teologia oficial dessas igrejas tradicionais nega taxativamente o poder e a manifestação dos demônios hoje. "Do diabo" para eles é a opinião do outro ( na idade media foi assim, mas só assim, lembra? ) , O mal, é conceito e tem para muitos origem no próprio Deus. Incrivelmente o paganismo sempre creu assim. A mão que crava a faca e o ventre que é ferido por ela vem de Deus, reza o tauismo. Desgraças ou são atribuídas a Deus ou ao Diabo não há meio termo. Alguns dizem que Satanás não tem poder sobre a natureza. Bem ele não tem todo o poder, mas com a permissão de Deus, matou todos filhos de Jó, caindo inclusive fogo do céus. Entretanto a tragédia da região serrana do Rio de Janeiro não foi obra do Diabo, embora ele possivelmente gostaria que fosse. Há casos entretanto que determinados desastres e tragédias são de causa diabólica, geralmente mediadas por pessoas, mas esse é outro assunto.

O DIA SEGUINTE

Vimos que as causas da tragédia no Rio de Janeiro e outras como no Haiti, Austrália, etc, são causadas pelo fato do homem, do ser humano ser refém das circunstâncias, que naturalmente são maiores do que ele.,contra as quais somos impotentes e inocentes. Mas haveria como escapar de desastre como esses?

Sim. Individualmente sim. Deixe-se guiar por Deus. Não compre um propriedade, um veículo, não vá a lugar nenhum sem perguntar para Aquele que conhece todas as coisas qual é a Sua vontade. Na oração do Pai  Nosso, o Senhor Jesus nos lembra para pedirmos que " o Pai nos livre do mal". Nos livrar como?

Na hora do desastre? Sim e também, mas por que não antes, bem antes? Na hora de se separar de Ló, por questões circunstanciais, servos de Ló e de Abraão estavam em constante contenda nos mesmos pastos, Abraão pediu a Ló que escolhesse primeiro. Ló escolheu a melhor região, a mais próspera, a que tinha cidades, a região de Sodoma e Gomorra. Como não comprar a casa e lugar tão bonito? Como não viajar para a praia? Como não ir aquela festa? como não comprar aquelas roupas, aquele carro chique, usar aquele relógio caro? aquele celular? como não pensar em outra opção?  como não orar? A Bíblia no ensina a colocar, depositar, toda a nossa vida, o nosso futuro diante de Deus? Teria Ele o pior para mim a ponto de eu temer saber a sua opinião e vontade?

Finalmente é irrazoável que toda a população de um lugar quase do tamanho da Jamaica, andasse tão próximos de Deus e conhecesse tanto a Sua vontade, para serem tirados de lá antes do desastre iminente. 

Eu não sei se alguém ou quanto me aturaram ouvindo ( lendo ) essas reflexões até aqui, mas eu não posso me furtar a uma opinião que pode ser uma exortação da qual Deu concorde: o que conta segundo as Escrituras é o quão próximo de Deus andemos, não é a sua igreja, denominação, nem mesmo se é evangélico ou católico romano. Vejo irmãos se degladiando por uma ou outra opinião teológica, pastores ( !?! ) que deveriam saber algo acima da média e serem guias espirituais de suas ovelhas... Essas tragédias tem seu lado bom a custas de muitas tristezas e dramas, expõe a nossa face prepotente e religiosa. Não somos nada, até pelo menos que tenhamos aprendido lições básicas. Confesso que eu  tenho aprendido sim nesses dias, a partir das lições daquelas pessoas. tenho que aprender de Deus, deixar-me guiar por Deus, ou andar solitário, por minha própria conta nesse mundo, sob o poder das circunstãncias limitadoras e até destruitivas do mundo e da vida.

Nosso Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe.

Por Helvécio S. Pereira




Instale uma Bíblia completa em seu computador com várias funcionalidades interessantes e úteis, clicando na imagem da Bíblia abaixo.



BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR


CLIQUE NA IMAGEM DA BÍBLIA ABAIXO E BAIXE JÁ UMA BÍBLIA DIGITAL EM SEU PC OU NOTEBOOK, E GRÁTIS!




NEO CALVINISTAS AMERICANOS E SUAS LIGAÇÕES COM CELEBRIDADES NÃO CRISTÃS



UM DOS PASTORES MAIS CELEBRADOS POR JOHN PIPER O INICIADOR DO NEO CALVINISMO TEM DADO ESPAÇO EM SUAS CONFERÊNCIAS A RICK WARREN, ESTE EM SEUS PROJETOS JUNTO À IGREJA NÃO SE LIMNITA  A NÃO LIGAÇÕES DE CELEBRIDADES QUE NEGAM PONTOS VITAIS DA FÉ CRISTÃ. ATÉ QUE PONTO ISSO SE TORNA PERIGOSO NA MEDIDA QUE ENSINAM EM CONFERÊNCIAS A IGREJA?

Quando Rick Warren, pastor de mega-igreja, decidiu que precisava levar sua saúde a sério, ele respondeu de um modo tipicamente ambicioso, lançando um programa de saúde de duração de um ano para sua igreja, o “Plano Daniel”, escrito com a ajuda de três médicos famosos que aparecerão hoje no primeiro de uma série de seminários de saúde.

Mas os que criticam o que ele está fazendo apontam para o fato de que os médicos que criaram o programa ao que tudo indica não têm as convicções evangélicas que a igreja de Warren professa, adotando em vez disso várias formas de misticismo oriental e os princípios de uma seita cristã, o swedenborgismo.


Tendo feito o compromisso de perder 40 quilos, Warren disse que se colocou sob os cuidados dos médicos Mehmet Oz, Daniel Amen e Mark Hyman no outono passado e trabalhou com cada um para desenvolver o “Plano Daniel”.

Oz, apresentador do “Programa do Dr. Oz” ganhador do Emmy e é professor de cirurgia na Universidade de Columbia, diz que se inspira em Emanuel Swedenborg, o fundador de uma seita no século XVIII que ensinava que todas as religiões levam a Deus e negava as doutrinas cristãs ortodoxas como a expiação de Cristo pelos pecados, a trindade e a deidade do Espírito Santo.

Amen, que é um escritor best-seller e professor de psiquiatria na Universidade da Califórnia em Irvine, ensina meditação das religiões orientais e Reiki, prática com base em energias da Nova Era.

Hyman, escritor de livros na lista dos mais vendidos do jornal New York Timespromove meditação mística baseada em princípios budistas.

Steve McConkey, que dirige um site chamado Christian Investigator (Investigador Cristão), chamou de “preocupante que um pastor elevado dos Estados Unidos esteja promovendo falsos mestres”.

“Estamos vivendo o ponto mais baixo de espiritualidade dos Estados Unidos com líderes fracos”, ele disse.
A assessoria da Igreja Saddleback não respondeu a uma ligação de WND pedindo um comentário.

McConkey apontou para o fato de que os seguidores do que se chama swedenborgianismo acreditam que todas as religiões conduzem a Deus e que o Cristianismo tem de passar por um renascimento. O grupo também nega a existência do diabo como pessoa e crê que a Bíblia não foi inspirada por Deus. Quando as pessoas morrem, acreditam os seguidores, elas se tornam anjos ou espíritos malignos.

Emanuel Swedenborg disse que teve uma visão em 1745 em que ele viu criaturas rastejando nas paredes. Ele afirmou que Deus então lhe apareceu como um homem e lhe disse que promovesse os novos ensinamentos ao mundo.
Warren planeja ter debates individuais com Amen e Hymen no seminário de hoje, que irá das 8h30min até às 12h30min na Igreja Saddleback em Lake Forest, Calif. Oz aparecerá via uma mensagem de vídeo.

O seminário será também transmitido ao vivo pela Igreja Saddleback.

A igreja diz que todos os seus mais que 5 mil grupos pequenos implementarão o “Plano Daniel”, que é parte do “Década de Destino”, um plano de 10 anos que está sendo lançado neste mês “para ajudar indivíduos a terem sucesso e serem o que Deus os designou para ser em todos os aspectos da vida”.

Warren, autor do livro best-seller “Uma Vida Com Propósitos”, disse que está “honrado de estar fazendo parceria com esses especialistas de saúde reconhecidos internacionalmente”.

“Deus diz que a saúde é importante, e é isso o que queremos estar estudando com profundidade”, disse Warren.
Ele disse que os muitos americanos que resolvem a cada ano perder peso e colocar-se em forma precisam ter a motivação certa se querem ter êxito.

“Esperamos fornecer incentivo, com base em princípios bíblicos, para ajudar a fazer uma mudança real de estilo de vida para uma saúde melhor”, disse Warren.

O “Plano Daniel”, que durará 52 semanas, está sendo baseado, de acordo com a Igreja Saddleback, no relato bíblico de Daniel e seus três amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego, que recusaram ter parte nas ricas comidas e vinho do rei da Babilônia e desafiaram o superintendente do rei a fazer um teste de planos de refeição.

Daniel e seus três colegas comeram uma dieta de 10 dias de verduras e água que os tornaram mais saudáveis e mais bem alimentados dos que os outros.

“Cresci num lar onde a mesa de jantar era a característica principal de nossa existência”, Warren disse. “Nunca prestei muita atenção à minha saúde, já que ela nunca foi importante para mim. Mas no começo deste ano tive um momento de clareza e compreendi que todos precisamos fazer uma mudança, e que eu não posso ajudar ninguém se primeiro não começo comigo”.

Warren citou estatísticas que indicam que de cada 10 americanos, 7 estão acima do peso e que o diabetes e doenças cardiovasculares estão aumentando.

“Os Estados Unidos estão ficando mais e mais gordos, e temos de fazer algo sobre isso”, disse ele.

Depois do seminário de saúde, profissionais médicos e voluntários estarão à disposição nas dependências da Igreja Saddleback para registrar números de saúde de modo que os indivíduos possam iniciar o Plano Daniel”, disse a Igreja Saddleback. Os participantes poderão criar seus próprios perfis online através do site da igreja para guiá-los através do plano e manterem um registro de melhorias e resultados de saúde.

Warren fundou a Igreja Saddleback em 1980 com sua esposa Kay. A igreja tem uma frequência média semanal de 22 mil em seu prédio principal de Lake Forest e nove outros locais nas cidades de Anaheim, Corona, Huntington Beach, Irvine, Laguna Woods, Orange, San Clemente e Rancho Capistrano.

O presidente Obama escolheu Warren para dar uma oração em sua posse de 20 de janeiro de 2009, provocando uma reação irada de ativistas homossexuais que denunciaram o apoio público de Warren à Proposta 8, o referendo que limitava o casamento na Constituição da Califórnia a um homem e uma mulher.

Defendendo sua escolha, Obama notou na época que apesar de suas discordâncias com Warren em várias questões, o pastor o havia convidado a dar uma palestra na Conferência Global sobre AIDS e Igreja realizada na Igreja Saddleback em 2006. Alguns evangélicos na época fizeram objeções ao fato de que Obama, do esquerdista Partido Democrático e defensor do aborto, estivesse recebendo uma oportunidade de ocupar o púlpito de uma igreja que se opõe ao aborto. Na conferência de AIDS de 2007, a senadora [pró-aborto] Hillary Clinton deu uma palestra que foi calorosamente recebida, enquanto Obama estava entre vários candidatos que apresentaram via satélite massagens gravadas.

Depois da conferência, Warren respondeu aos seus críticos evangélicos numa entrevista para WND publicada como uma série de três partes (em inglês): Part OnePart TwoPart Three.

Em agosto de 2008, Obama apareceu na igreja de Warren com o candidato presidencial John McCain, do Partido Republicano, para um debate em que cada candidato foi questionado pelo pastor por uma hora.

Em 2006, WND fez uma reportagem revelando que Warren havia provocado polêmica durante sua viajem à Síria quando ele descreveu as políticas da nação árabe como “moderadas”, ainda que os EUA tivessem colocado a Síria em sua lista de governos que patrocinam o terrorismo e perseguem cristãos e judeus.

Traduzido e adaptado por Julio Severo: www.juliosevero.com


RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!