Muitos se sentem órfãos ao deixarem algo que acalentam secundariamente mesmo sendo verdadeiros crentes e cristãos, mas se alguém desejar ser melhor na vida cristã e na compreensão das coisas de Deus, tem que ser mais uma vez corajoso para tomar tal decisão. Essa é uma delas. Leia esse livro, honesta e atentamente, tal qual lê tantos outros relacionados ao assunto. Não se trata de uma obra apenas retórica, que preencha as lacunas lógicas com bravatas, ofensas e suposições. Cada afirmação tem a referente fonte primária, para quem puder e desejar, se dar ao exaustivo e justo trabalho de verificação. A decisão é sua, só sua. Não se trata de uma guerra teológica, no sentido de ser religiosa, denominacional, egocêntrica e triunfal, e muito menos pessoal, contra instituições ou pessoas direta e nominalmente..
Um trecho do livro, parte de seu prefácio:
"A primeira e única fonte, assim como a autoridade final para tudo dito nesta obra, é obviamente a Bíblia Sagrada. Não somente a Bíblia será usada para responder as especulações filosóficas e implicações teológicas do Calvinismo, mas será acreditada do jeito que foi escrita. E como elas formam uma parte tão intrínseca do livro, a maioria das citações escriturísticas será dada por completo. Como esta obra é uma defesa bíblica, a ênfase recairá sobre o que a Bíblia na verdade diz, e não sobre o que tem sido comumente interpretado que Ela ensina. “A palavra de Deus não está presa” (2Ti 2.9) pelas opiniões dos Pais da Igreja, comentaristas, acadêmicos, credos, confissões, ou qualquer opinião de quem quer que seja ou algum sistema de interpretação. Como apenas a Escritura é infalível, ela é totalmente capaz de corrigir ambos, escritor e leitor, assim como as especulações filosóficas e as implicações teológicas do outro lado do Calvinismo."
Se calvinistas muito sinceramente, propalam aos quatro ventos um suposto erro de origem "arminiana", e mantém seu próprio ponto de vista vendo apenas um lado da questão, é muito natural que tenham dificuldade de serem objetivamente autocríticos. Eu já o li, e volto a examiná-lo em contraponto ao que vejo, ouço, e leio de pessoas que aceitam e proclamam o calvinismo como a mensagem bíblica, como a cosmovisão bíblica autêntica, e por ele calvinismo, limitam a sua compreensão das Escrituras.
O link para download é o colocado abaixo:
Sem a menor sombra de dúvidas, Calvinistas, nascidos de novo, que amam ao Senhor, podem ser os melhores e mais corajosos proclamadores do verdadeiro Evangelho aos perdidos, desde que sejam rompidas as amarras intelectuais que os prendem. E espero que alguns sinceramente se apercebam disso.
Por Helvécio S. Pereira
*****
*****