![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg49XXMvEmYgC08_rl55eKp5P6Xlx02mJ4l0DeR_fV_t7y6JAdeYR0aSSv4osc1Cpbp1CT0N358UrZHFjsOwAZRas48gkLku6CjG-EJw6yyf9CxxPR71SAj-RGkdXfT1vUjlbtm91de_QI/s400/BXK1123_SAuVA800.jpg)
Um dia desses ao deixar o trabalho, após pegar uma carona com uma amiga, parei em um ponto de ônibus para pegar um que passasse por ali e seguir o meu caminho. Era um dia com bastante sol, na verdade quase meio dia e me pus distraidamente a olhar para a direção do tráfego para ver qual ônibus me servia. Num momento qualquer olhei para o asfalto próximo ao meio fio e eis que vejo uma daquelas formigas grandes, daquelas marronzinhas, creio que só andam solitárias e ela se pós a atravessar corajosamente aquela via movimentada. as formigas ao que eu sei, são animais determinados ,corajosos, tem a fama de trabalhadoras, incansáveis e devem se-lo mesmo. Imediatamente temi pela segurança daquele bichinho. Atravessar aquela avenida movimentada, quase uma rodovia, seria uma temeridade para gente grande, quanto mais para ela, grande entre formigas, atravessando aquela avenida do mundo dos homens impetuosamente, desconhecendo os veículos que por ali passavam apressados e nervosos com qualquer coisa que se colocasse a frente de seu caminho. Passou um veiculo, um segundo, mas o terceiro, um ônibus, a roda da frente passou por ela e ela ainda caminhado determinada, mas as rodas duplas de um dos lados do ônibus a atingiu em cheio e debaixo do sol de meio dia, no asfalto negro, uma pequena mancha marrom escura, destoando para um olhar atento ficou ali marcada e os meus olhos atentos como únicas testemunhas. Aquela formiga anônima ( todas as formigas são individualmente anônimas ) me deixou uma importante lição valeu a pena. Sempre vale a pena andar em alguma direção mesmo que desconheçamos coisas que são maiores e mais poderosas que nós. Aquela formiga não tinha ninguém por ela, ninguém que se importasse. Nós valemos mais do que ela, certamente, e temos ( muitos de nós cremos assim) alguém maior que se importa conosco, certamente.
Helvécio,
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa de criar um novo blog.
Oro para que Deus o abençoe nessa empreitada, e que Ele seja sempre glorificado.
Quanto ao texto, creio que muitos não concordarão com a sua afirmativa de que valemos mais do que uma formiga. Basta ver os noticiários, novelas, livros, e ao nosso redor para perceber quanto o homem tem sido relegado a colocações muito mais inferiores do que a de uma ameba, nem se comparando a uma formiga.
E isso se reflete no desprezo à vida (seja nos assassinatos físicos, mentais e espírituais), revelando o completo afastamento do homem ao Evangelho de Cristo, o qual nos ordena a amar ao próximo como a nós mesmos (Mt 22.39), e a amar até os nossos inimigos (Mt 5.44; Lc 6.27).
Isso traz duas consequências:
1) Não amamos a nós mesmos e, portanto, somos incapaz de amar ao próximo;
2)O amor de Cristo não está em nós, e sem ele, o amor verdadeiro é impossível.
Graças a Deus pelo Seu amor, que não depende do nosso para que sejamos amados por Ele. Ao contrário, Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19), e somente pelo Seu Filho Amado Jesus Cristo é que conheceremos o verdadeiro amor. Sem Ele, resta-nos contentar em ser piores que uma formiga esmagada no asfalto negro, pelas rodas mortíferas do pecado.
Um forte abraço.
Pai muito interessante por isso temos que ser determinados e sermos gratos a Deus por que a formiga não têm entendimento como nós humanos temos que é o discernimento, de que caminho seguir e entre o certo e o errado. E temos família por que ser sozinho não é bom. Na própria bíblia diz que não é bom que o homem ande só. Há tempo para tudo mas viver só sem Jesus sem família nós terminaríamos atropelados pela vida igual a formiga com as nossas próprias forças não conseguimos vencer, sempre fica algo a desejar algo ruim.
ResponderExcluirAgora com JESUS e família somos guiados e não ficaremos sozinhos pois é bom vivermos em comunhão.Pois a vida passa muito rápido e viver com a família unida e JESUS nos guiando é muito bom e agradável.
Não vamos deixar a vida nos levar o que Deus reservou para nós. Não deixar a vida os dias maus nos atropelar, e roubar nossas vidas.