"Oceans"

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS, ALGUMA DÚVIDA?


POR QUE É A BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS?



A essa simples e direta pergunta, muitas podem ser  as respostas, desde as travestidas em religiosidade e fé, a sustentadas por uma autoridade religiosa e especialismo acadêmico judaico-cristão, simples preferência ou repetição do que se ouve. Todas as respostas podem, e de fato o são, legítimas do ponto de vista pessoal, da experiência individual, do círuculo de pares, instituicional (seja denominacional, religioso, educacional, etc ) e a despeito de alguns torcerem os narizes, até científico, fartamente e estranhamente corroborado por historiadores, antropólogos, linguistas e uma gama vasta de gente de cultutra acima da média, sem a qual ela, a Bíblia como livro, não chegaria a té nós soberbos sobreviventes do século XXI.

Quem se atraver a discordar e descrendenciá-la terá muito ( de fato  não pouco e não tão fácilmente ) com teólogos católicos romanos, cristão católicos romanos, cristãos reformados, calvinistas, armenianos, tradicionais, pentecostais, neopentecostais, e os paraprotestantes como adventistas, testemunhas de Jeová, mórmons e no que concerne ao Velho Testamento com os judeus e com os judeus cristãos, os judeus messiânicos. Embora essa turma enorme de gente discorde entre si não sobre poucos pontos reconhecem, subtraindo-se uns mais malucos, que as Escrituras são a genuinamente a Palavra de Deus.

Se duvida, vá a alguma igreja de confissão reformada ( batista, presbiteriana, etc )E  terá os ouvidos cozidos ( merecidamente ) pois os irmãos não se abster-se-ão de defender a Bíblia como a inerrante e única Palavra de Deus. Agora vá a uma igreja Neopentecostal, menos cuidadosa com a teologia sistemática, e diga para um pastor da IURD ( só por exemplo ) que o que está na Bíblia não é a Palavra de Deus, irá ouvir uma dezena de versículos, apontando para coisas que podem acontecer na sua vida como prova da veracidade e realidade da Palavra de Deus.


Fale com uma testemunha de Jeová, ele dirá que as demais traduções estão erradas, que a deles é a única válida, portanto você deve adquiri-la e lê-la o quanto breve e que as Escrituras constituem a Palavra de Deus ( no caso Jeová ). Um católico, seja padre ou fiel, dirá o mesmo. Um mórmon , um adventista, seja do sétimo dia, da promessa,da restauração, da reforma, etc. Um membro da Renascer em Cristo e de centenas de medias e minúsculas denominações concordarão nisso, como Deus é amor, Trindade divina, Carruagem de fogo, Três trindades (???), Jesus está voltando, etc, etc.

Quem está conhecendo agora a Bíblia e não saiba muito o que dizer diante de zombadores, incrédulos empedernidos e presunçosos intelectuais, saiba que você não está sozinho do lado dos que crêem nEla em alguma medida e reconhecem nela a revelação do modo, da maneira, que qualquer pessoa, possa se pautar a sua conduta e desenvolver os melhores esforços para conduzir a sua vida de modo a agradá-Lo ( a Deus ) e a influenciar positivamente esse mundo. Não faltam livros, informações, depoimentos, defesas apaixonadas, testemunhos pessoais em favor das Escrituras, de Sua efetiva mensagem, como prova de ser Ela a genuína, a única, a poderosa Palavra de Deus. Incluídas aí até a nossa altercação sobre não poucos pontos e a dificuldade de todos vermos exatamente as mesmas coisas de modo inequívoco e sem retoques ou outras possibilidades.

A Bíblia, as Escrituras judaico-cristãs, não encontram rivais em nenhum outro livro religioso ou histórico escritos arbitrariamente por homens e conduzidos pela sua humana maneira de pensar. A Bíblia, em seus relatos e registros ora revelam simplicidade que nos aturde e que nos faz presunçosamente desdenhá-la mas que um dia nos fará reconhecê-la como verdade absoluta ( para alguns tarde demais ) e outras vezes de uma complexidade tal, que os mais cultos homens, as mais renomadas cabeças intelectualmente falando não conseguem ter uma compreensão definitiva. Maravilhosamente é o único livro preparado sabiamente para ser entendido pessoalmente pelo mais simples ou pele o mais culto dos seres humanos, para aquele que desfavorecido pela cultura, época e condição social tanto para o  mais privilegiado educação, formação, cultura e situação econômica., para reis e para escravos.

Poderia discorrer por laudas e laudas e conclamar leitores a fazerem coro comigo acerca das maravilhosas  e inigualáveis características da Bíblia, como Palavra de Deus, mas gostaria de encerrar com o óbvio do qual frequentemente, mesmo imbuídos de uma paixão que a defenda e a reconheça, que a Bíblia só é a Palavra de Deus , pois é o pensar de Deus sobre o homem e todas as demais coisas, não é o nosso pensar e nem segundo o nosso ponto de vista. Por isso não a nossa dificuldade natural, não em aceitá-la como tal, mas em explicitá-la. Não é um mal mas que corrobora para a nossa não compreensão e distorção de boa parte de sua revelação. Ansiamos por torná-la racionalmente coerente, seja defendendo uma ou outra posição, forçando que Ela se encaixe num todo adequadamente palatável, pelo menos. Não encontrei eu  o ponto de equilíbrio mas quero compartilhar um pensamento que me ajuda a evitar tal erro: 

As Escrituras são o ponto de vista de Deus sobre todos os assuntos e não o nosso. Por isso é a Bíblia a Palavra de Deus. 

Pensemos todos nisso. 

Por Helvécio S. Pereira

APRENDENDO A SE COMUNICAR COM O MUNDO NA LÍNGUA DE CADA LUGAR OU PAÍS

Quem não gostaria de ser um poliglota ambulante? Pregar o evangelho a pessoas que não falam o português? Pois hoje isso já é cada vez mais possível.




SE NÃO CONSEGUIU VER O VÍDEO ACIMA, ACESSE A PÁGINA ORIGINAL CLICANDO AQUI:

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!