"Oceans"

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

LITERATURA CRISTÃ: CONSIDERAÇÕES DE UM ESCRITOR CRISTÃO PRIMEIRA PARTE

 


 Todos sabemos ou temos uma noção distante de que como crentes e cristãos devemos pregar aos outros a salvação mais do que apenas dizer em que cremos. Isto porque dizer em que se crê, qualquer fiel de qualquer religião o faz naturalmente ou pelo menos quando lhe é  perguntado acerca de suas crenças, mesmo as religiões ou fés não proselitistas como o judaísmo e outras.

Entretanto e novamente mais do que dizer em que ou em que e de que forma se crê, o crente, o cristão, e no nosso caso evangélicos, sabemos que o que tem maior força e relevância diante e para o que ainda não crê é o testemunho.

Nos primórdios do cristianismo a mensagem de Jesus Cristo como o Salvador, não "um salvador" e da urgência de se confessar a fé nele é que alavancou a crença nele mesmo diate de perseguições, inimizades e até morte. É fato que como hoje a imensa maioria não dominava nem minimamente os chamados rudimentos da fé ou as filigranas teológicas do próprio cristianismo. Mas então o que contou, o que real e efetivamente funcionou?
O testemunho.

Testemunho pode ser resumido em um relato apurado ou sucinto do que verdadeiramente foi visto. Embora boa parte de igrejas cristãs em diferente períodos tenham alavancado crescimento em fiéis e membros se tenha dado graças à mentiras deslavadas e engendradas justamente para se alavancar mais pessoas, desde os primeiros séculos da era cristã  maiormente entre os pagãos.

Mas de uma forma ou de outra , para o bem ou para o mal, mesmo as mentiras promoveram grande crescimento. Hoje o mesmo ainda acontece em várias instâncias do cristianismo tanto católico majoritário como protestante, evangélico, pentecostal, neo pentecostal, paraprotestante, etc. De uma forma ou de outra tem ocasionado a aproximação de não cristãos, de cultura e em nações não cristãs a de uma forma ou de outra de travarem algum conhecimento com o Deus judaico-cristão. Isto acontece hoje na China, já aconteceu na Coreia do Sul, em vários países a América Latina, nos próprios EUA.

Logo proselitismo e testemunho não são equivalentes mas podem andar juntos ou se alternarem. Só a eternidade mostrará os verdadeiros e bons frutos de ambos, separadamente ou juntos.

A realidade é que para mais seres humanos creiam a cada dia, alguém tem que lhes falar sobre alguma fé e no caso sobre a fé em Cristo como é expressa biblicamente.

Há de se considerar a hierarquia das mensagens e do que cada novo crente deva saber: há coisas mais importantes, inarredáveis e coisas secundárias.
 

É menos importante se deterministas ou  confessos do livre-arbítrio  se matem sobre as posições de cada um ou também que sabatistas debatam se o dia a ser guardado seja o sábado ou domingo; do mesmo modo se a alma dorme, não dorme após a morte do crente; se o inferno é eterno ou se não é; se se batiza por imersão ou não e uma séria de outros pontos em que se divirjam e briguem estes mesmo s crentes. Ser Jesus Cristo, Deus e Filho de Deus e o ńico nome pelo qual sejamos salvos é realmente o mais importante e o que cada cristão, católico, ortodoxo, protestante tradicional ou de algum anova leva de evangélicos deva saber, até desigreijados e não religiosos.

Logo levar outros, a qualquer um a ter esta informação importante e sabendo ter a possibilidade de crer é algo não só urgente  e uma ordem dada a cada um de nós.
 

É certo também que a eficiência nesta comunicação, ensino e testemunho não são cem por cento eficientes e efetivos em todo o tempo, vinte e quaro horas por dia. Por várias razões e criativamente cada grupo se esmera, na sua visão em fazer o melhor, e cada um de nós individualmente tenta fazer o melhor, novamente segundo a sua visão e percepção.

Logo baseado em sua possibilidades, talento, oportunidades, cada um de nós faz na medida do possível o que segundo a si próprio parece melhor.

Um jogador de futebol inaugura uma confissão pública ao ajoelhar-se no campo, ao erguer os braços e rosto e mãos apontando para os céus; um cantor insere em seu repertório uma canção que expresse a sua fé ( dois que fizeram isto sinceramente foram Elvis Presley e Roberto Carlos, do resto duvido muito e cheira a oportunismo barato! ) e assim uma séria de profissionais.

Há uma maneira mais direta de relacionar a sua ocupação com a sua fé e uma maneira mais discreta. O meu amigo e escritor Jorge F Isa., creio ter experimentado ambas e só a maturidade advinda da experiência e da idade nos faz optar ora por uma ora por outra. De fato nunca sabemos quando uma aproxima o afasta pessoas. O que sabemos que o que temos a dizer a qualquer um que se quede a ouvir, é urgente, precioso e pode e efetivamente muda destinos, não só aqui como na eternidade. Quem duvida que pague para ver.

Este vídeo é apenas a primeira parte de um precioso bate-papo de quatro horas e bem prazerosas. Embora com a melhor tecnologia como tínhamos a priore pouco tempo, não testamos os equipamentos e o som da minha voz não retornou para que fosse gravado sendo assim o resultado foi em um formato já usado na mídia mas diferente do planejado sem contudo prejudicar o conteúdo riquíssimo feito no nosso encontro.


1) link para a KÁLAMOS EDITORA:

kalamoseditora.com

2) LINK PARA O BLOG KÁLAMOS

kalamo.blogspot.com







Por Helvécio S. Pereira

 

09 12 2021


RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!