"Oceans"

sábado, 6 de julho de 2013

O CRENTE E A LIBERDADE RELIGIOSA ( E OUTRAS LIBERDADES )

Muitas, na verdade, não poucas vezes, em uma busca rápida, me deparo, e penso não ser somente eu, com postagens nas redes sociais e em páginas e sites da web, da guerra instaurada de irmãos contra irmãos, beirando o desrespeito, passando por provas de crassa ignorância, passando pela mais clara exteriorização de perversidade, de ações que só visam uma coisa: extirpar do planeta terra os oponentes teológicos, litúrgicos, etc.


As vezes, não por grandes diferenças, as vezes por grandes diferenças, as vezes por pequenas diferenças e mesmo objetivos, as vezes por pequena diferença e por objetivos diversos. Porém o objetivo é anular, calar e se possível extinguir com o / ou  com os oponentes materializados em instituições como igrejas, denominações, ministérios, etc, com a mesma impiedade de uma guerra em que a morte definitiva do inimigo é algo a ser comemorado.

Eu tenho uma série  de opiniões, um conjunto que delineia a minha cosmovisão que concorda com uma série de coisas e que do mesmo modo combate outras tantas, porém eu aceito como natural a existência das posições e ações as mais estapafúrdias possíveis. E a lógica é simples: se Deus permite ( e Ele não omisso nem tímido em Suas intervenções e juízos) , quem sou eu para fazer ou pensar o contrário?

Para não teorizar simplesmente, eu tenho um julgamento pessoal acerca do calvinismo, é erro e uma falha teológica e lógica grave, porém, não combato um calvinista ou os calvinistas para que deixem de sê-lo, pois a garantia de sermos agradáveis a Deus, e fazermos efetivamente a Sua vontade passa, de fato longe de qualquer posição teológica que possamos defender ou nos gloriar durante toda uma vida. Ou seja se o calvinismo estivesse certo o fato de todos os crentes e cristãos se tornassem calvinistas não seria garantia de fato que estariam todos no centro do agrado da vontade de Deus.

O contrário, também e logicamente verdadeiro: se todos se tornassem pentecostais ou neo pentecostais ou ainda outra posição doutrinaria e teológica que surgisse, a incerteza seria a mesma. Logo não é esse detalhe que nos torna melhores crentes e cristãos, embora pareça a nossos olhos que de fato seja.Quanta energia gasta contra irmãos inutilmente! E isso não é apenas uma opinião minha, ao redescobrir a redondeza da terra, é bíblica. O "Bom Samaritano" e a resposta da mulher samaritana a Jesus já são mais que suficientes para nos dar a verdadeira posição de Deus sobre o assunto.

Desse modo eventualmente em uma conversa casual, posso debater e apontar as falhas do sistema teológico calvinista, mas isso não é o mais importante, independente disso ou de outras questões um calvinistas pode ter uma vida mais agradável a Deus do que eu mesmo, e não será a minha doutrina, na minha visão mais correta do que a dele ou a dele melhor do que a minha que finalmente contará. O mais provável ( e acho que isso acontece na maioria das vezes ) é que graças ao nosso combate, deslealdade e maldade um com o outro é que ambos sejamos desqualificados diante de Deus e o próprio Deus trate use outros crentes, sejam calvinistas, arminianos, pentecostais, tradicionais, neo pentecostais em detrimento de nosso orgulho e presunção.



Eventualmente esquecemos tudo isso e eventualmente nos engalfinhamos em debates e ofensas inúteis, mas a questão é que sempre. ou quase sempre, manifestamos algo estranho que é ao invés de aceitarmos a existência do outro e apenas afirmarmos coisas e fazermos coisas que provem espiritualmente o nosso discurso teórico nos ocupamos na erradicação alheia, e pior de irmãos que apesar das diferenças superficiais, basicamente amam e crêem no mesmo Senhor e único Salvador.

Só há uma igreja, é ela invisível, não conforme com os limites institucionais e visíveis das denominações, concílios,  igrejas e lideranças e que para nosso bem e salvação devemos todos, segundo o Senhor, estarmos incluídos nela com todas as nossas diferenças ocasionais e de prática. O avanço e existência do cristianismo hoje se deve unicamente ao multiforme esforço de crentes bem diferentes e a citação de fatos e pessoas agora seria praticamente enorme. Ou seja crentes de confissões e praticas diferentes, que jamais se acertariam em uma simples conversa teológica, cooperaram e cooperam para que a verdade da Palavra de Deus se mantenha intacta e viva na sociedade moderna a despeito de tantos erros e apostasia.

Não somos cem por cento concordes em muita coisa, na verdade não nos suportaríamos sobre a mesma casa e teto por  muito tempo, e a convivência religiosa e espiritual se tornaria em pouco tempo insuportável segundo a nossa própria lógica. Mas felizmente o Senhor da Igreja não vê como nós mesmos nos vemos e não age e julga como nós mesmo nos julgamos uns aos outros.

Curiosamente Deus tem e sabe como agir no mundo dos homens. A primeira igreja batista no Brasil só se tornou realidade com o apoio de um  maçom e em uma loja maçônica foi de fato criada, em uma época que o catolicismo tinha todo o poder e influência para impedir que uma religião não católica pudesse ao menos existir. A liberdade religiosa no Brasil só se tornou realidade por ato de um político ocasional, o escritor Jorge Amado, adepto do Candomblé, e só pela aprovação de sua proposta há liberdade religiosa real no Brasil hoje, uma liberdade, diga-se de passagem exemplar para boa parte do mundo civilizado.

Logo, calvinistas, neopentecostais, arminianos, pentecostais, defensores da teologia da prosperidade, paraprotestantes, católicos carismáticos e o que alguém puder inventar ou tenham inventado como a igreja da "Santa vovó Rosa", "Cultura Racional", têm todos os mesmos direitos a existência, proselitismo, etc. Gostemos ou não. E não será o sarcasmo, o desrespeito, a zombaria pura e simples que fará ou deixará patente que o que dizemos, ou algo que alguém diga que seja imposto como verdade.

No caso de nós como crentes, com todas as nossas diferenças, anunciamos que Deus é o legítimo criador e Senhor e que o que é encontrado materialmente registrado na Bíblia Sagrada é a Sua fiel e verdadeira Palavra. defendemos quase todos, as vezes menos ou totalmente, o seu livre exame e interpretação, ficando a juízo de Deus o que será crido e feito a partir daí. Desse modo cada um pode conhecer ao Senhor e provar em sua própria vida a eficácia do que lá, nela, pode ser encontrado e posto a prova. O cristianismo é teórico, mas não só, as provas e os testemunhos pessoais o respaldam e são em última análise a prova definitiva e pessoal. O verdeiro crente e cristão não depende da sua denominação, de nenhuma liderança, e nem de nenhuma logica seja científica, histórica, teológica, etc. Em sua experiencia pessoal já experimentou e já obteve uma prova única e suficiente de que finamente encontrou a verdade. E isso não é presunção embora pessoas que não tem essa prova possa esbravejar e afirmar ser impossível isso. Todo verdadeiro crente sabe em quem tem crido, e que por mais que dúvidas e discursos tentem derrubar a sua fé, isso de fato é impossível.

O mais impressionante é que essa certeza absoluta não passa pelos detalhes teológicos, denominacionais e de tradição de uma denominação religiosa. é incrível que descontados o blá-blá-blá entre. por exemplo calvinistas e arminianos nascidos de novo, por suas diferentes concepções teológicas aprendidas pós novo- nascimento, não há diferença no amor e na confiança inabalável no Senhor. Por que isso? o que não entendemos simplesmente cremos e esperamos nEle.

Curiosamente o "mundo" se engana quando nos tem como inimigos de suas práticas pecaminosas, tentando com subterfúgios minar o trabalho, a credibilidade de alguma denominação e por conseguinte de todos os demais crentes. A igreja não pretende fechar e proibir prostíbulos e saunas gays, nem mesmo a famigerada "Parada Gay" pois sabemos que o Evangelho sempre salvará prostitutas, libertará viciados em sexo e fará sempre que um ou outro gay deixe de sê-lo. Nós como crentes nem devemos nos ocupar em salvar "o mundo", pois esse se reserva, a sociedade como fatal organismo destinado a decadência, mas sempre a salvar pessoas "desse mundo", como nós que já dele fizemos parte um dia.

A falha da igreja e dos crentes é justamente o de fornecer inadvertidamente munição a esse mesmo mundo contra os próprios irmãos e isso é de fato um erro grave. Quantos crentes postam na web gozações simplórias contra o bispo Macedo e contra o Silas Malafaia? Mas você diz em defesa: mas eles escandalizam o  "Evangelho"... que evangelho? Você acha que as pessoas deixam de ir para a igreja deles e  vão para a sua ao alimentar esse tupo de coisa? Oxalá fossem. Não vão nem para a deles e nem para a sua. Mas acaso estou a defender-los e isentá-los de qualquer coisa? Não, absolutamente não. Mas eles são são combatidos por serem mais conhecidos, e por serem invejados, infelizmente. Honestamente todo pastor gostaria que a sua mensagem alcançasse o maior número de pessoas e que minimamente a sua denominação crescesse materialmente. Só  que por não saber como, não compreender como, e achar que Deus conforme a sua concepção não deseja fazer nada além, nada acontece.

O fato é que no conjunto de coisas, gostando ou não cooperamos, ou podemos cooperar e colher frutos para o progresso do Evangelho se tivermos uma visão mais compreensíva dos fatos. No Brasil morrem cinquenta mil pessoas por ano, só por morte decorrente de disparo de armas de fogo, sem serem assaltos, apenas por violência ou desentendimentos e acidente domésticos. Por que citei esses dados? Porque simplesmente a Igreja de Jesus, o conjunto dos crentes que se sentem e têm o testemunho da salvação em suas próprias vidas, deveriam alcançar no mínimo esse número por ano!

A Igreja Batista de Lagoinha, em Belo Horizonte, após mais de quatro décadas tem cerca de quarenta mil membros! Uma certa igreja reformada, batista, após trinta anos tem quarenta membros! A Igreja Universal, estima-se, tem oito milhões de fiéis... se tomarmos todas as igrejas com suas diferenças e esforços múltiplos, embora o número de pessoas alcançadas pela mensagem básica e o convite a uma experiência pessoal com Deus e a fé no Senhor Jesus como Salvador, não atende ao número de pessoas mortas sem salvação de  suas almas no Brasil, isso em um país que faz parte do mundo ocidental  tecnicamente cristianizado.Por si só trata-se de um argumento simples que deveria nos impedir de gastarmos energia com o que efetivamente não traz benefícios espirituais reais a ninguém e nem edifica a nós mesmos.

Mas voltando a ideia inicial dessa postagem: não nos mostramos capazes e compreendedores do que significa liberdade religiosa e liberdade a ser aceita para o  que resiste ao Evangelho e vive no mundo e segundo o mundo. Aparentemente estranho que Jesus, nosso Senhor não tenha acabado em seus dias na terra com a prostituição, a escravatura, a prática do eunucado, a pena de morte e a teologia errada dentro da religião ideal e verdadeira ( no caso o judaísmo ) entre outras. A resposta é simples: o reino dele não era desse mundo, Nós não somos do mundo. Não iremos salvar o Brasil, mas pessoas dentro do Brasil, das famílias, nossas e dos outros. O Brasil e o mundo irão de mal a pior, vejam por exemplo os últimos terremotos e pequenos abalos sociais e políticos no Brasil.

Não mudaremos a sociedade brasileira para melhor, no máximo, haverá provimento para os "sete anos de seca" que virão, um atraso na derrocada final da sociedade, que no caso do Egito de José, durou mais cinco séculos, mas o grande Egito jamais se reergueu. O Brasil não será diferente mas a janela do Evangelho deverá ser mantida e briga e maledicência entre os que crêem basicamente as mesmas coisas, é um mal desnecessário. Aceitemos e liberdade que o Senhor mesmo dá a todos os homens, para crerem e para não crerem. Mas um outro diz: mas eu sou calvinista e abomino o livre-arbítrio... não acredito nele. Portanto mais um motivo para ficar na sua. Se o evangelho que você crê e prega aos outros puder alcançar alguém, amém, faça o que acredita. Cada um se esforce para dizer a alguém: vem, conheça a Deus e seja salvo. Pregue a Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, a tempo e fora de tempo. Isso sim funciona, pois a Palavra de Deus, segundo ela mesma, não voltará vazia.

Que o Senhor nos abençoe a todos. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!