ASSIM SE LOUVA EM KIEV ( IGREJA NOTO TEMPO )

I NEED MORE

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

JONAS E O GRANDE PEIXE




Estou de folga, aliás hoje é dia do professor e do pedagogo  ( não é tão grande coisa assim ), meu dia duas vezes, e estou usando o meu tempo livre para fazer algo que recuperei a menos de dois anos, algo interrompido por outros alguns anos, fazer minimamente algo para Deus, pelo tudo que Ele me dá. O problema é que minhas postagens, mesmo os rascunhos delas vão imediatamente para algumas vítimas ( acho que menos de dez ) além de algumas centenas de leitores anônimos que são se apreciam ou se odeiam o que escrevo.

Encurtando a história, dei uma olhada na web e dentro dos assuntos teológicos cristãos há de tudo,dos mais controversos, dos mais inúteis, dos úteis, dos absolutamente carentes de potencial abençoador, de tudo, mas particularmente sobre o relato do profeta Jonas há uma abudância de desenhos animados, histórias infantis, desenhos para colorir, histórias em quadrinhos, menos , bem menos abordagens adultas e até teológicas.

Um pastor que desejar perder a sua audiência no culto principal de sua igreja, ainda mais se a sua membresia for de pessoas letradas, com cursos superiores, e gente rica, corre o tal risco de perder não só os atuais membros como os das próximas dez gerações. Se tiver um visitante biólogo e agnóstico, darvinista de carteirinha estará condenando o tal ( o biólogo ) a garantia de um inferno eterno.

Há um episódio, fato mesmo, também documentado na web, em que irmãos reformados ( e não só ) cairam de pau,  batendo muito forte numa igreja e um pastor que numa daquelas campanhas realizadas na igreja mandou costruir uma enorme baleia (  igualzinha a Mob Dick lembra? ) e que as pessoas deveriam subir ao altar e passar por dentro da boca do enorme bicho cenário ( que ficou bem bonitinha ) e sair bem...sabe por onde...para que pudessem levar seus pedidos a Deus como Jonas orou dentro do ventre da grande baleia.

A época eu defendi em certa medida o referido pastor  e a igreja, dizendo que o mesmo de fato contextualizou o episódio biblico passando para as pessoas, por mais estranho que parecesse o método, o fato que a oração ouvida tinha que ter o mesmo caráter de sinceridade que a oração do profeta Jonas no contexto bíblico.  Adivinhem o que acharam do meu comentário...

Ainda olho o estranho episódio pelo lado melhor da coisa. Por outro lado é inegável que perante uma platéia culta, o pregador igualmente culto se esquive exatamente dessa passagem e que o relato bíblico só tenha lugar garantido no ensino da igreja junto as classes infantis. É confissão de incredulidade em parte inseparável das Escrituras, da Palavra de Deus. A Bíblia não é verdade em parte, em certos capítulos, em certos versículos, mas em toda a ela. Devemos portanto crê-la e proclamá-la integralmente.

Por Helvécio S. Pereira

Sobre o assunto achei na web uma abordagem interessante sobre o assunto:



Alguns dizem: ‘Impossível! Nenhuma criatura no mar conseguiria engolir um homem.’ Mas isso é possível para um cachalote ou um grande tubarão-branco. A revista National Geographic (dezembro de 1992) apresentou outra possibilidade — o tubarão-baleia. Trata-se do maior tubarão conhecido, que pode atingir 20 metros de comprimento e pesar 70 toneladas.
“A anatomia digestiva incomum do tubarão-baleia ajusta-se à história de Jonas. É fácil imaginar ser inadvertidamente sugado para dentro da boca do tubarão-baleia, a qual é enorme A boca cavernosa mesmo de um pequeno tubarão-baleia adulto pode facilmente acomodar uns dois Jonas”.
Um destes foi apanhado em 1939, tendo no estômago dois tubarões inteiros de 2 m de comprimento — cada um do tamanho aproximado de um homem. E os grandes tubarões-brancos têm percorrido todos os mares, inclusive o Mediterrâneo. (Australian Zoological Handbook [Manual de Zoologia da Austrália], Os Peixes da Austrália, de G. P. Whitley, Sídnei, 1940, Parte 1 — Os Tubarões, p. 125; The Natural History of Sharks [A História Natural dos Tubarões], de R. H. Backus e T. H. Lineaweaver III, 1970, pp. 111, 113)
O tubarão-baleia alimenta-se de minúsculo plâncton e krill, “engolidos através do esôfago para a imensa e elástica sala de banquete que é o estômago cardial”. Mas, como conseguiria alguém sair de lá? A National Geographic diz: “Os tubarões têm um modo não-violento de se livrarem de objetos grandes de duvidosa digestibilidade que engolem. Os tubarões podem esvaziar devagarzinho seu estômago cardial por invertê-lo e empurrá-lo pela boca. De modo que se poderia sair resvalando num tapete coberto de muco, viscoso, mas talvez mais experiente.”
Hoje em dia não se encontram tubarões-baleia no Mediterrâneo, embora tenham sido encontrados bem ao norte, à altura da cidade de Nova Iorque. Existiam no Mediterrâneo no tempo de Jonas? Quem sabe? A Bíblia não especifica que tipo de criatura marinha Jeová usou, mas o próprio Jesus confirmou que o relato de Jonas é verídico. — Mateus 12:39, 40.
Veja abaixo o que a Wikipedia fala sobre Jonas:
A Bíblia relata no livro Jonas o resgate do profeta Jonas por um “peixe grande”. Entre todos os animais conhecidos só o cachalote poderia ter conseguido tal façanha. Normalmente ele transporta os bebês doentes dele na boca, que é grande como um pequeno quarto, e leva-os à tona. Nesta época cachalotes povoavam o mar mediterrâneo, o lugar deste conto. Resgates de seres humanos por cachalotes são, porém, pouco documentados. Conhecido é somente o caso de um marinheiro naufragado inglês, que foi salvo por um cachalote perto das ilhas Malvinas durante a Primeira Guerra Mundial, na maneira igual à aplicada a Jonas segundo a Bíblia.(Vitus B. Dröscher: “…und der Wal schleuderte Jona an Land”, Editora Rasch und Röhring, Hamburgo-Zurique.)
Conhece a Cachalote?
Uma noção do seu  tamanho real, veja a foto abaixo:
Lembrando que o texto bíblico diz que “… Deus preparou um grande peixe…”. Se uma Cachalote já é grande assim, pense que Deus poderia ter preparado uma maior ainda para abrigar Jonas por uns dias…
A Cachalote é de cor cinzento escuro, raramente albino, é um exímio mergulhador. Os grandes machos vão a mais de 1.100 metros por uma hora de imersão, onde vão buscar seu prato predileto (são teutróficos) a lula gigante do gênero Architeuthis com a qual travam titânicas batalhas nas profundezas abissais. Veja mais informações na página “Baleias e Golfinhos”.
As cachalotes alimentam-se de lulas gigantes, que contam com 6 espécies, de comprimentos entre 10 e 15 metros.
No passado, uma alegação favorita era que nenhuma criatura marítima era capaz de engolir um homem. Mas este argumento não é válido. O cachalote, com enorme cabeça quadrada, que constitui cerca de um terço do seu comprimento, é plenamente capaz de engolir um homem inteiro. (Mammals of the World [Mamíferos do Mundo], de Walker, revisado por R. Nowak e J. Paradiso, 1983, Vol. II, p. 901) É interessante saber que a evidência indica que o porto marítimo de Jope antigamente era sede de baleeiros. Por outro lado, é possível que o peixe que engoliu Jonas tenha sido o grande tubarão-branco. Um destes foi apanhado em 1939, tendo no estômago dois tubarões inteiros de 2 m de comprimento  cada um do tamanho aproximado de um homem. E os grandes tubarões-brancos têm percorrido todos os mares, inclusive o Mediterrâneo. (Australian Zoological Handbook [Manual de Zoologia da Austrália]. Deve-se notar, porém, que a Bíblia simplesmente declara: “Deus providenciou um grande peixe para engolir Jonas”, sem especificar que peixe era. (Jon 1:17) De modo que não se pode determinar exatamente de que “peixe” se tratava. De fato, o conhecimento que o homem tem das criaturas que habitam os mares e oceanos é bastante incompleto. A revista Scientific American (setembro de 1969, p. 162) comentou: “Como se deu no passado, maior exploração do domínio abissal sem dúvida revelará criaturas ainda não descritas, inclusive membros de grupos que há muito se considerava extintos.”
Ademais, este livro está em completa harmonia com o restante das Escrituras. Atribui a salvação a Deus (Jon 2:9; compare isso com Sal 3:8; Is 12:2; Re 7:10), e a narrativa ilustra a misericórdia, a longanimidade, a paciência e a benignidade imerecida de Deus ao lidar com humanos pecaminosos.  Jon 3:10; 4:2, 11; compare isso com De 4:29-31; Je 18:6-10; Ro 9:21-23; Ef 2:4-7; 2Pe 3:9.
A evidência mais conclusiva, porém, é suprida pelo próprio Filho de Deus. Disse ele: “Nenhum sinal . . . será dado [a esta geração], exceto o sinal de Jonas, o profeta. Porque, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra. Homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão; porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou, mas, eis que algo maior do que Jonas está aqui.” (Mt 12:39-41; 16:4) A ressurreição de Cristo Jesus devia ser tão real quanto a libertação de Jonas do ventre do peixe.
Mais incrível é esse texto que fala sobre um marinheiro engolido por uma Cachalote e resgatado com vida:
O caso de James Bartley, marujo que trabalhava a bordo da baleeira Estrela do Leste, é uma resposta convincente aos que ainda duvidam do texto bíblico relativo a Jonas ?! De acordo com os registros do Almirantado britânico, em fevereiro de 1891, Bartley deixou o navio, juntamente com outros membros da tripulação, e tomou a chalupa durante uma caça à baleia. O mar estava encapelado. O arpoador fez um disparo, a baleia mergulhou e, de repente, voltou à superfície sob a chalupa, despedaçando-a e espalhando os tripulantes. Todos os marujos foram resgatados, menos Bartley. A baleia morreu e seu corpo foi secionado. Ao abrir a barriga do animal, apareceram um pé e uma perna. Bartley foi retirado do estômago da baleia, vivo ainda, mas inconsciente. “De repente os marinheiros se assustaram devido as espasmos que davam o estômago do animal. Havia algo que dava sinais de vida. No interior se encontrou inconsciente o marinheiro James Bartley. Foi colocado em um coberta e tratado com banhos de agua do mar até que despertou…” Ele recobrou a consciência, porém ficou sem poder falar por várias semanas. Lembrava-se de poucas coisas além da abertura de mandíbulas enormes e de ter escorregado para dentro de um tubo comprido em direção ao estômago da baleia, onde permaneceu por quinze horas, conforme atesta declaração assinada pelo médico de bordo e por todos os outros tripulantes. A declaraão de Bartley após sua recuperação foram surpreendentes. “Me pareceu que a baleia me tragava [...] Me rodeava um muro de carne [...] Me encontrei em um saco muito maior que meu corpo,estava completamente as escuras. Apalpei em volta e toquei diversos peixes. Alguns pareciam estar vivos pois escapuliam por entre meus dedos [...] Senti uma forte dor de cabeça e minha respiração se havia tornado muito dificil. Ao mesmo tempo sentia um calor que me consumia. Um calor que ia aumentando. Em todo momento eu estive convencido que ia morrer no estômago da baleia. O tormento era irresistível e o silêncio ali era absoluto. Tentei virar-me, mover os braços, as pernas, gritar. Mas era impossível, minhas idéias estavam perfeitamente claras e a compreenção de minha situação era plena. Por fim, graças a Deus, perdi a consciência”. A visão de Bartley ficou afetada por essa experiência e sua pele perdeu a cor normal. Passou o resto de seus dias em terra, e morreu com a idade de 39 anos. Fonte: Charles Berlitz, tradução das declarações Darkelros.
Desafio final do livro de Jonas:
E o livro termina com a pergunta: “E eu não terei pena de Nínive?”. Esta questão foi um desafio para todos os ouvintes do tempo de Jonas. E continua em aberto, exigindo uma resposta de quem lê a história. Que a narrativa de Jonas possa trazer novas luzes para a nossa vida pessoal e dos nossos grupos de reflexão bíblica e comunidades. Superar preconceitos é um processo para a vida inteira, a cada dia somos desafiados. Que o Deus da ternura e da misericórdia, que o livro de Jonas nos apresenta, ajude-nos a percorrer este caminho novo.

Por Jáderson Falcão.



QUER SABER MAIS SOBRE O LIVRO DE JONAS?

Bíblia on line em pdf que pode ser salva e lida em seu computador. 
Clique na imagem abaixo.

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Então você deve ser um macaco que evoluiu com o passar dos tempos, assim como afirmam os idiotas dos cientistas! Mas esperai quem criou os macacos?¿?¿?

      Excluir
  2. É possível um chachalote engolir um homem, concordo! O que eu não posso concordar é que os ácidos estomacais do chachalote não tenha despedaçado JONAS, e que ele tenha ficado tres dias sem oxigênio, e que o mais importante, e inacreditável que um chachalote não tenha encalhado na praia! Meus amigos pra mim foi uma embarcação chamada " BALEEIRA" cuja nomenclatura diz que há uma parte chamada " BOCA" que é a parte mais larga da embarcação. Caso for assim, ele teria sido recolhido por marinheiro de outra embarcação que passava nas proximidades e se alojado na parte que chama -se "BÔCA DA BALEEIRA" e ficado alí tres dias, sem estresse, para ser desembarcado na beira da praia , e no mesmo momento obedecer a DEUS que o mandara no mesmo instante ir a nínive pregar o evangelho.
    Segundo relatos, todos os que foram engolidos e escaparam vivos, tiveram uma faze de convalescença medica, por causa das circunstância ambientais no ventre do peixe, ficando impedidos inclusive de andar ou se locomover com facilidade, tendo que passar por cuidados médicos.

    Respostas para: miniozonio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. É possível um chachalote engolir um homem, concordo! O que eu não posso concordar é que os ácidos estomacais do chachalote não tenha despedaçado JONAS, e que ele tenha ficado tres dias sem oxigênio, e que o mais importante, e inacreditável que um chachalote não tenha encalhado na praia! Meus amigos pra mim foi uma embarcação chamada " BALEEIRA" cuja nomenclatura diz que há uma parte chamada " BOCA" que é a parte mais larga da embarcação. Caso for assim, ele teria sido recolhido por marinheiro de outra embarcação que passava nas proximidades e se alojado na parte que chama -se "BÔCA DA BALEEIRA" e ficado alí tres dias, sem estresse, para ser desembarcado na beira da praia , e no mesmo momento obedecer a DEUS que o mandara no mesmo instante ir a nínive pregar o evangelho.
    Segundo relatos, todos os que foram engolidos e escaparam vivos, tiveram uma faze de convalescença medica, por causa das circunstância ambientais no ventre do peixe, ficando impedidos inclusive de andar ou se locomover com facilidade, tendo que passar por cuidados médicos.

    ResponderExcluir
  4. Caro Roberto e anônimo,

    Se não acreditam que Deus exita é uma coisa e vocês perdem ainda que por simples possibilidade que haja algo e principalmente alguém bem além do que como seres humanos temos de fato.

    Se acreditam via alguma religião ou religiosidade, deveriam imaginar que a mesma pessoa ( Deus é pessoal ) que mantém toda a existência segundo leis razoáveis e previsiveis que possibilitam nossa compreensão da realidade, seria o mesmo que pode romper com toda essa rigidez dos acontecimentos. Aliás aquele que criou a vida ( e a vida é uma impossibilidade sob o ponto de vista físico e químico, e todo cientista sério sabe disso )pode fazer coisas ilógicas acontecerem, até pelo seu próprio capricho, não acham? Se um mágico pode fazer coisas diante dos nossos olhos que pareçam improváveis, rompendo com a nossa lógica, imagine Deus, aquele que não deve satisfação alguma a ninguém, e tem ( em tese ) todo o poder? Possibilidade por possibilidade a colocada por mim é infinitamente mais razoável, não acham?

    Obrigado pela visita de ambos.

    ResponderExcluir
  5. A ciade de nínive não tem praia!
    Se a baleia ou grande peixe tivesse vomitado Jonas na beira da praia, seria a parte litoranea de israel, ele teria andado mais de mil km até ninive, distancia que vai de salvador -ba até o rio grande do norte, e dura mais de 14 hrs a 80 km por hora. a velociade de um homem andando sem parar é de 5 km, ele teria levado levado 20 dias para chegar até a nínive.
    Agora imagine, esse homem, depois de passar tres dias na boca do grande peixe, andar mais vinte dias, sendo que não menos de 10 hrs por dia sem parar, até chegar a ninive. Qualquer outra praia elevaria a distancia, fazendo com que jonas tivesse que andar muito mais até nínive.
    Se a velocidade não fosse uniforme, elevaria mais uns tres dias de viagem, isto sem parar para comer e descansar do rango.
    Agora, vêja bém, eu não sou ateu, acredito muito em DEUS, sadraque , mesaque, e abdnêgo foram lançados dentro da fornalha e não se quimaram, por que o Senhor era com eles, eu acredito nisso, acredito no sobrenatural de DEUS, más o fato, e que a narrativa de Jonas se contradiz ás circunstancias.
    Alguem por favor, me ajude a entender um pouco essa informações sobre Jonas! Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Achas que a baleia rodeou todo litoral do continente africano passando pelo oceano atlântico, adentrando ao oceano indico até chegar ao golfo pérsico e vomitar Jonas ou foi pelo mar vermelho até o golfo persico?
    Pelo mar vermelho é mais perto!
    OBS. Ninive não tem praia!
    Mais próximo seria, ser jogado fora no golfo pérsico, más por onde ela passou eu não sei explicar. Um irmãozinho abençoado e cheio de fé me disse ao comentar com ele essa situação: " ela foi voando"! a baleia voou e vomitou Jonas! Confesso que eu fiquei adimirado da fé daquele môço.

    ResponderExcluir
  7. http://4.bp.blogspot.com/_P_mHS7bOctg/ShH3epnG5EI/AAAAAAAAAxo/j_nXWkQ1bqM/s320/jonas6.jpg

    ResponderExcluir
  8. o que acha disso?

    http://4.bp.blogspot.com/_P_mHS7bOctg/ShH3epnG5EI/AAAAAAAAAxo/j_nXWkQ1bqM/s320/jonas6.jpg

    ResponderExcluir
  9. Caro Roberto,

    Qa sua colocação é interessante e sincera. Muitas pessoas julgam devido a economia pela necessidade das narrativas antigo testamentárias ( escrever era algo difpicil e para poucos, e resultava quase sempre de uma narrativa anterior oral ) a completar as informações com a sua própria imaginação. Exemplo a "maçã" do jardim do Édem, etc. Nínivi ficava as margens de um grande rio ( aliás as cidades eram erigidas e até o hoje o são próximas de rios, lagos ou mares ( isso não mudou até com a tecnologia ). Nem "o grande peixe", associado com uma baleia e até traduzido por baleia, a bíblia não diz que era. Escreveri hoje mesmo, se der, uma postagem abordando os dados históricos e geográficos acerca da experiência de Jonas. Contudo gostaria de lembrar no momento, que Jesus Cristo, se referiu a Jonas e a sua sobrevivência no ventre do grande peixe. Então se o Senhor Jesus assinou em baixo, o que podemos dizer? Negar todos os fatos relacionados a biografia de Jonas? Mas tentarei explicitar ao máximo os detalhes relacionados a saga de Jonas no AT.

    Mais uma vez obrigado pela visita.

    Tenho mais dois blogs de assuntos relacionados. Visite-os também:
    http://mensagemdopregador.blogspot.com,
    http:/qamusicagospelbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. vêja bém! eu não sou ateu, sou crente, porém um crente racional.
    Observe que se jonas tivesse ido de peixe grande até o golfo, pela costa da africa levaria mais de um mês, a uma velocidade maxima de 40 km por hora, que é a valocidade maxima de um peixe, com porte de levar Jonas no seu ventre, no caso uma baleia ; outros peixes correm meno, como foi em tres dias, ele teria chegado no maximo a costa oste do litoral africano, passando pelo mar mediterraneo e saindo pelo estreito de gilbratar, por que pelo mar vermelho o peixe jamais teria passado( não havia canal de suez), isso sem parar e sem descansar.
    Eu disse que sou crente e sou, acredito que no momento que Jesus se explessou a cerca de Jonas, foi apenas como o filho do homem, e não como Deus,Jesus falou como HOMEM, apenas havia lido o livro do profeta JONAS como lia Isaias e o livro da lei,não devemos esquercer que Jesus também era 100% e narrou este fato como um exemplo referido a sua morte, eu acredito que Ele( Jesus) não tenha autenticado a passagem ou o livro de Jonas. Pra mim Jonas é um livro apocrifo!
    Olha amigo, naquela época, o canal de suez que liga o mar vermelho ao mar mediterraneo, nem sequer existia, tiremos da nossa cabeça então que o peixe teria ido para ninive pelo mar vermelho( sem dizer que ninive nem sequer tem mar ou praia) e baleias não dão em rios, o mar vermelho so passou a ligar-se com o mar mediterraneo no sec. 19 pelo canal de suez depois de ter sido construido, e se juntarmos a extensão do canal de suez, mais a extensão do mar vermelho, mais a extensão do golfo pérsico, certamente Jonas não chegaria em três dias, a uma velocidade de peixe baleia ou tubarão branco de 40 km por hora, aproximadamente dois dias e meio o peixe levaria só pra percorrer o mar vermelho, caso o canal de suez ja tivesse sido abertonaquela época, cuja obra começõu ainda nos tempos do rei dario, o persa.
    Agora, se considerarmos a velocidade da luz que é de 300.000 mil km por segundo, o milagre, e o sobrenatural, o peixe poderia mesmo ter ido pelo oceano atlantico até o sul da africa contornar o litoral sulafricano, subindo pelo sudeste até o nordeste da africa, e depois adentrar ao golfo pérsico.
    Que tal procurarmos sermos um pouco mais racionais, pensemos em nossos filhos, em nossas gerações FUTURAS; o que será das igrejas, quando os governos interferí, nestas questões para explicar, Roma deturpou a maior parte da biblia, más quem sabe algun dia as verdades venham ser reveladas, aí vão ficar ums montes de gente por aí dizendo que é o anti cristo, a besta , o falso profetas, criando-se uma guerra, onde muitos inocentes e fanáticos perderão as suas vidas por não aceitarem as verdades, preferindo acreditar em fábulas.

    Voltando ao assunto:

    Diante dessas pesquizas axiomática, entende-se que se foi um peixe, teria vomitado o profeta por alí mesmo nas imediações do litoral israelence, e depois de se lavar, se arrumar, tirando o fedor das viceras do peixe, arrumando um cavalo,um camelo, um jegue talvez, ora a pé, ora de jegue ou cavalo, ninguem sabe, caminharia a 1.000 mil km até ninive, que tem uma extensão de mais tres dias segundo o andar de um homem naquela época.
    Na realidade o negocio de descobrir algumas verdade bíblicas é até gostoso, e acredito que não vai deixar de ser um milagre o salvamento do profeta, até mesmo por que eu acredito que o maior milagre, não seja Jonas ter ficado tres dias no ventre do peixe e sim a conversão dos ninivitas; eu dou glórias a DEUS por isso!
    Más não me venha entortar os meus neuronios...
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    OBRIGADO REV. Sr.Helvesio.

    Obs. o canal de suez foi construido pela companhia Suez de Ferdinand de Lesseps, construiu o canal entre 1859 e 1869 por dona Eugenia, esposa de Napoleão bonaparte, em 1869, Em 17 de fevereiro de 1867, o primeiro navio atravessou o canal. Estima-se que 1,5 milhões de egípcios tenham participado da construção do canal.

    ResponderExcluir
  11. FOTO DA CONSTRUÇÃO DO CANAL DE SUEZ.

    veja isto:



    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/egito
    /imagens/canal-de-suez-3.jpg

    ResponderExcluir
  12. Caro Roberto, você é muito bem humorado e de uma conversa franca e agradável...seja bem vindo mai suma vez. A minha esposa é teóloga e pastora ( trabalha voluntariamente em uma igreja batista atualmente), pois bem, no seminário teológico já havia essa discussão e ela dizia depois de tudo ( nunca se chegava a nenhuma conclusão do que é publicamente aceito, a favor ou contra, como ela foi curada milagrosamente mesmo e está na mais perfeita saúde, ela dizia: " não só creio como está descrito na Bíblia, como se na Bíblia estivesse dito que Jonas comeu a baleia para mim estaria de bom tamanho ( do mesmo jeito...rs...rs...rs...) Mas prometo avançar nesse assunto... Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. OK! REV. HEVELCIO.
    VSA. REVª É UMA BENÇÃO DE DEUS!

    ResponderExcluir
  14. mais é claro que o peixe vomitu jonas bm longe de ninive, olha a narrativaoo após o epsódio, olha o que Deus fala com jonas, agor levntete e vai até ninive

    ResponderExcluir
  15. e claro que o peixe vomitou jonas longe de ninive, olha o que Deus fala para ele dpois do peixe vomitar ele, agora levanta-te e vai até ninive acredito que o pixe tenha vomitado ele +ou- uns 600 km longe de ninive como ele sobreviveu nao sei milagre não se explica

    ResponderExcluir
  16. olha amigo roberto santos,DEus é Deus do impossivel

    ResponderExcluir

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

DESENHISTA JAPONÊS GASTA DOIS ANOS E PRODUZ ANIMAÇÕES DE HISTORIAS BÍBLICAS INCRÍVEIS












Através da empresa italiana National Broadcasting Network, Tezuka Osamu recebeu um pedido para tornar a Bíblia em forma de animação. Tezuka Osamu aceitou o pedido e passou dois anos inteiros para completar um filme piloto.

Durante a produção, porém, ele infelizmente faleceu, então o Diretor Osamu Dezaki assumiu o projeto e o completou. A animação conta as histórias do Velho Testamento de acordo com as Escrituras Hebraicas, foi uma série animada de televisão exibida pela emissora de propriedade do governo, Radiotelevisione Italiana (RAI).

No início as características dos episódios são dedicados a maioria das grandes histórias bíblicas do Antigo Testamento, incluindo as histórias da Criação, Caim e Abel, a Arca de Noé, Abraão e Isaac, José, Moisés, David e Salomão, com o episódio final mostrando o nascimento de Jesus Cristo.

Ao todo são 26 episódios:

01- A Criação do Mundo (Genêsis cap. 1-3)
02- Caim e Abel (Genêsis cap. 4)
03- A Arca de Noé (Genêsis cap. 6-8)
04- A Torre de Babel (Genêsis cap. 11, 1-9)
05- O Chamado de Abraão (Genêsis cap. 12, 1-9, cap. 16-17)
06- Sodoma e Gomorra (Genêsis cap. 13, 1-18, cap. 19, 1-22)
07- A História de Ismael (Genêsis cap. 20, 8-21)
08- A Prova de Abraão (Genêsis cap. 21, 22-33, cap. 22, 1-19)
09- José é Vendido por Seus Irmãos (Genêsis cap. 37, 1-36, cap. 41, 1-41) (Não Disponível) http://www.youtube.com/watch?v=RvLOuG... (Espanhol)
10- José no Egito (Genêsis cap. 42-46) (Não Disponível) http://www.youtube.com/watch?v=jz1QlQ... (Espanhol)
11- Moisés no Egito (Êxodo cap. 1, cap. 2, 1-11)
12- A Sarça Ardente (Êxodo cap. 3-4)
13- Moisés e o Faraó (Êxodo cap. 5-14)
14- O Êxodo (Êxodo cap. 17-20)
15- As Tábuas dos 10 Mandamentos (Êxodo cap. 14-17)
16- O Bezerro de Ouro (Êxodo cap. 32-33)
17- A Terra Prometida (Números cap. 20, cap. 21:21-32 / Deuteronômio cap. 3-4)
18- Jericó (Josué cap. 6)
19- Um Rei para Israel (Josué cap. 24 / Juízes cap. 4-8 / I Samuel cap. 8-11)(Não Disponível) http://www.youtube.com/watch?v=a6sRww... (Espanhol)
20- A Derrota de Saul (I Samuel cap. 16-19, cap. 26, 28, 31) (Não Disponível) http://www.youtube.com/watch?v=XC4cLo... (Espanhol)
21- O Rei Davi (II Samuel cap. 5, cap. 6-13, cap. 7)
22- O Rei Salomão (I Reis cap. 3, cap. 6-9, cap. 10)
23- Derrota de Israel (II Reis cap. 25, 1-22)
24- Derrota de Babilônia (Esdras cap. 1)
25- Profetas de Israel (Mateus cap. 2, 1-3 / Lucas cap. 1, 26-38)
26- O Messias (Mateus cap. 2, 3-11 / Lucas cap. 2, 39-56, cap. 2, 1-20)

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
Acesse agora mesmo uma Bíblia OnLine em mais de 50 línguas e edições, incluídas versões em latim, grego e hebraico, além de outras. Você pode ler duas edições lado a lado em duas línguas diferentes, por exemplo. Aproveite e conheça mais as Sagradas Escrituras
Powered By Blogger

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

PARA A NOOOOSSA ALEGRIA...

PARA A NOOOOSSA ALEGRIA...
CLIQUE NA IMAGEM E LEIA ALGO MUITO IMPORTANTE SOBRE O ACIDENTAL SUCESSO DE UMA CANÇÃO BEM ANTIGA

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

SOU UM BROGUEIRO CRISTÃO

UMA POSTAGEM ATUAL E ESCATOLÓGICA...LEIA AGORA MESMO!

WEB RÁDIO EVANGÉLICA DE QUALIDADE

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG