"Oceans"

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UM HOMEM SOZINHO


Na teologia popular e mesmo na teologia leiga há claramente a noção de que Deus esteja presente ao lado de todas as pessoas em todas as circunstâncias. Temos ainda, e é sem dúvida algo bom, o costume de recomendar as pessoas ( algo muito popular no Brasil graças a tradição católica romana ) que as pessoas ao se despedirem de nós, digamos a elas: "-vá com Deus!", "-Vão com Deus!", etc.

O significado maior, mais exato talvez seja "lembre-se de Deus...", "...não vá sozinho...", busque a proteção de Deus"...etc. Não é algo ruim, mas de fato, Deus está de fato presente com todas as pessoas em todo o tempo, ou com todos os que de algum modo crêem nEle? Ou não? Como explicar acidentes, desastres, crimes contra a vida ou violação da mesma, a morte enfim, mesmo acontecida aos crentes, particularmente em locais, países, e circunstâncias não potencialmente perigosas em si, até normais dentro da realidade daquele local, daquela época, etc? Fora de perseguições pela fé, fora de regiões geográficas afeitas a terremotos, vulcões, furacões, tempetades tropicais, em países de fato civilizados e onde as leis funcionam, onde há segurança e governo?

Como ficam as arquiteturas e colocações teológicas nesse caso? Por "arquiteturas teológicas" entenda-se a compreensão fechada de determinada igreja ou posição teológica que posta a prova contradiz francamente a realidade.  Por exemplo para um Calvinista todo e qualquer fato já estaria determinado, não há possibilidade alguma  de  ser diferente. O desfecho é o que estaria escrito, determinado pela vontade de Deus. Desastres, curas, coisas ruins ou boas, ao final só o foram desse modo porque Deus já determinara antes de todo o tempo e não dentro da história humana. Não se trata de algo de somenos importância. Se trata de pode ser ou não ser. O que se segue teologicamente é apenas uma tentativa exaustiva de fazer o pensamento, a idéia a apreensão prevalecer sobre a realidade.

Sou batista, conheci e aceitei a Jesus Cristo em uma igreja batista mas só depois soube que a confissão de fé batista reza que "uma vez salvo, salvo para sempre", embora concorde com os demais pontos da confissão batista, não concordo com esse em especial e honestamente sou obrigado a avisar a qualquer novo convertido que segundo o que entendo do que a Bíblia diz, somente quem perseverar será salvo, embora da parte de Deus todo crente terá todo o suporte e proteção que necessitar para manter a sua fé, pois ninguém poderá nos arrebatar das mãos do Senhor Jesus. Entretanto uma coisa não exclui a outra e portanto os "ricardos gondins" da vida devem arrepender-se e voltar ao primeiro amor.

No caso da reflexão em questão, não há "anjos da guarda"como crêem os católicos romanos" e nem tão pouco estamos todos "brindados" em todas as circunstâncias façamos o que façamos sem uma razão maior para que haja livramento e a tão desejada proteção. Isso conhecendo a Palavra de Deus, o Deus da Palavra e procurando agradá-Lo a cada momento, imagine quem nem sequer o conheça, não conheça a Sua Palavra, não conheça a Sua vontade?

O que ensinam as Escrituras de fato?

As Escrituras nos ensinam que houve de fato uma mudança importante de condição antes da queda e pós queda do homem no Éden. Isso é claro e definitivo. Se o Éden era um a"estufa" onde a humanidade seria formada da melhor maneira sob perfeitas condições ( nem chuva havia ocorrido sobre a terra ), expulsos do Éden a terra lhes seria desfavorável e o suor do rosto pelo trabalho árduo e a reprodução desconfortável para a mulher seriam, em princípio os sinais mais imediatos dessa nova condição.

Inicialmente aquele grupo pequeno e inicial de seres humanos, Deus falava  a Adão, a Eva, a Abel e a Caim. Hoje sem o conhecimento da Palavra de Deus e por crer nela, orando a Deus, no nome de Jesus, esse ser humano, homem ou mulher, pode e de fato experimenta algo tão real como os primeiros seres humanos, falar e sentir, ser de fato ouvido por Deus. Mas como no inicio da humanidade nem todos os seres humanos, por várias razões, não despertam a mesma atenção de Deus. Embora o amor de Deus esteja de fato, disponível a todos, somos todos diferentes e nos mostramos como somos de fato diante do Deus criador de todas as coisas, não o podemos enganá-Lo, e tocando as nossas vidas segundo a nossa particular vontade, o agradamos ou não, levando-O ( talvez falte a palavra mais exata ) a mover-se por nós.

Isso pode desagradar sobejamente a teologia tradicional de muitos pastores, membros de igrejas, crentes enfim, mas a posição deles ou de sua teologia particular não traz respostas que elucidem de fato a grande pergunta. Então vamos as Escrituras, não em uma ocasião somente, mas em mais de uma. Umas delas é exatamente a ocasião em que uma mulher contra-argumenta que embora seja a hora e a vez dos filhos ( dos israelitas ) no ministério do Senhor Jesus, os cachorrinhos comiam das migalhas que caiam da mesa do senhor. Ou seja: para todas as bençãos, sejam materiais, protetivas, de saúde, o homem tem que pedir, tem que argumentar com Deus. A segunda lição é o fato de termos que incomodar "o juiz iníquo" ( se o juiz iníquo seria capaz de ouvir o pedido de alguém só pela incomodação quanto mais um Deus amoroso como o que o Senhor Jesus nos revelara através de Si mesmo, afinal quem vê a Jesus vê ao Pai ). Mas a outros textos nas Escrituras que nos revelam e nos provam que é assim que as coisas funcionam segundo a foma como Deus nos vê e vê a realidade, gostem alguns ou não, aceitem ou não, creiam ou não.

O homem sem Deus se encontra-se  sozinho, tocando a vida conforme as suas próprias forças, inteiramente limitadas pelas circunstâncias. Conhecendo a Deus, muitos de nós continuamos, por desconhecimento, vivendo e agindo do mesmo jeito: Deus lá distante, Deus lá cuidando de Suas próprias coisas, e cá  no mundo real, material, simplesmente as coisas acontecessem limitadas e determinadas pelas cirncustâncias naturais, previsíveis que se mostram mais imutáveis do que o próprio Deus, onde tudo parece ser igual ou maior do que Deus. Na prática a fé desse crente e a cosmovisão desse tipo de crente não é maior e nem melhor do que a do próprio descrente. A diferença é que um não tem teologia nenhuma e o outro a tem que justifique a sua incredulidade travestida de fé bíblica real e verdadeira.

Toda vez que fazemos a nossa vontade não é a vontade de Deus que se está a ser realizada, portanto que obrigação teria Deus de me proteger e fazer com que as coisas me sejam favoráveis? logicamente nenhuma, ou poderia ser diferente? Alguns asseveram que não fazemos a nossa vontade com o argumento que nem um afolha da árvore cai ( da árvore ) sem que seja a vontade de Deus. Entretanto a compreensão dessa passagem se faz na declaração conjunta do Senhor Jesus, que ao afirmar que até os fios de cabelo da nossa cabeça estão contados, a "vontade" aí é o não desconhecimento de Deus de qualquer fato, não há supresas para Deus. Deus vê e sabe todas as possibilidades, pois Ele mesmo as criara, mas semelhantemente a um video game que é um script fechado, em que todas as movimentos e jogadas já estão "escritos" e só por isso são possíveis, cada "jogada" é do jogador e não do criador do game, e o final é apenas um dos vários finais possíveis e já escritos pelo autor do jogo.

O desafio, a escolha agora é "jogar sozinho" ou "jogar ajudado". O incrédulo "joga sozinho", muitas vezes um jogo perdido nos aspectos profissionais, afetivos, materiais, intelectuais, espirituais ( sempre ) ou escolher "jogar guiado", por Aquele que nos prometeu e é fiel dizendo como promessa: "estarei convosco até a consumação dos séculos", "jamais te deixarei e nem te desampararei...", promessas feitas coletiva ou individualmente, devem ser apropriadas a cada dia, pois a nossa rebelião, mesmo como crentes, de fazermos as coisas por nós mesmo, como Caim que recusou a dar ouvidos ao aviso prévio do Senhor sobre seus sentimentos e disposição malévola com relação a seu irmão. Abel teria dado ouvidos a Deus ou será que Deus só falara com Caim e não prevenido a Abel, o primeiro não protegido ( desprotegido ) da história humana? Não saberemos as verdadeiras razões, mas essas razões podem ser repetitivas hoje, reicindentes tanto para os "cains" de hoje como para os "abéis" de hoje.

Uma coisa é certa, em nenhum momento somos desencorajados a clamar, a pedir por socorro, pedir por direção, por proteção, por sabedoria, por uma saída, milagre ou cura. O fato é que não somos tão humildes para pedir o que deveríamos e precisássemos. Nem a nossa fé incorruptível como o grão de mostarda, cuja qualidade  não é exatamente o seu pequeno tamanho, como muito se ilustra na pregação, mas na impossibilidade de cruzamento dessa pequena semente  com outra espécie vegetal.

Por que andar sozinho quando temos o exemplo e a lição da vida de Davi em fazê-Lo pelo simples reconhecimento e dependência absoluta,  Deus o Senhor, como nosso único e suficiente Pastor?

Deus no abençoe nessa compreensão. Amém!

Por Helvécio S. Pereira 

Um comentário:

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!