"Oceans"

quinta-feira, 25 de julho de 2013

( ATUALIZADO! ) ESSA POSTAGEM VOCÊ DEVE LER E ENTENDER A SUA IMPORTÂNCIA: AS DUAS FACETAS DA VIDA DE UM CRENTE



Até suspeito que após lerem e ouvirem as duas canções em vídeo postadas logo abaixo da postagem, alguns torçam os narizes deixando sair um desabafo de que essa postagem não seja nada "espiritual". Entretanto antes de qualquer coisa eu desafio a qualquer um de vocês a dizerem que não conhecem nenhum caso de pastores, diáconos, membros de alguma igreja tido como "espirituaizões", super crentes, grandes pregadores, dizimistas, exemplos de membros de igrejas, cantores, "levitas", etc, que de repente uma notícia surpreenda a todos, que os fofoqueiros e fofoqueiras da igreja logo não espalhem detalhes de que a esposa do sujeito ou já deu ou está prestes a dar-lhe um pé no traseiro, acabando com o casamento, dividindo os bens e  pior os filhos!


Portanto tentarei de modo breve, abordar um assunto a meu ver relevante, importante. Inicialmente quero relembrar a Teologia de São Tomas de Aquino, que você não é obrigado a conhecer profundamente mas deve ter consciência do impacto dela na vida das pessoas e talvez na sua vida incluindo a qualidade de sua pressuposta vida cristã, mesmo se dizendo crente e não dando nenhuma importância para quem foi Tomas de Aquino.

Em linhas gerais a teologia aquiniana defendia dois andares, dois pisos, duas situações que não se comunicavam entre si, sendo na prática plenamente autônomas: o chamado andar de cima e o andar de baixo. O andar de cima tinha e tem a ver com as coisas de Deus e o andar de baixo com as coisas do mundo, seculares, normais, da nossa sobrevivência. Até aí apressadamente o amigo pode concluir que isso concorda com a declaração do Senhor Jesus, superiora em tudo ao que Tomas de Aquino podeira dizer: Dai a Deus o que é de Deus e a César ( o imperador romano da época) o que era de César.

Entretanto novamente são duas afirmações diferentes, sobre situações e objetos, focos diferentes. Jesus se referia à autoridade humana constituída para organização da sociedade em separação das coisas espirituais e divinas. A teologia aquiniana estruturou ao longo dos séculos no cristianismo uma visão errada em que às coisas espirituais não se aplicam nem a crítica nem a razão, portanto inquestionáveis mesmo que a realidade percebida desminta e torne ilógicos os dogmas, as explicações supostamente absolutas impostas pela igreja oficial e temporalmente de posse de um poder atemporal sobre reinos, reis e formas de governo. Logo se tornou essa teologia uma aliada do domínio de um certo tipo de fé sobre todos os demais saberes humanos., portanto um suporte errado para uma cosmovisão errática.

O protestantismo em todas as suas nuances rompeu com essa cosmovisão e embora as pessoas não saibam, fez a fé racional, passível de exame e escrutínio criando uma abertura para que a ciência confirmasse o que a fé declarava inicialmente e indo além naquilo que naturalmente não era, por motivos óbvios objeto da fé. Nessa nova fé todos os assuntos são vistos como assuntos de mesma importância e objetos de mesma dignidade aos olhos de Deus inclusive. 

Isso posto rapidamente desvios como uma aspiração demasiada e falsamente espiritual é algo irrazoável e espúrio. Um homem pode e é espiritual mas se casa, faz sexo com sua esposa e companheira, tem filhos, acumula riqueza, pesquisa e investiga fenômenos naturais, etc, enfim estão o tempo todo tentando entender a vida e alcançar objetivos legítimos diante de Deus e dos homens. Dessa forma no meio evangélico é igualmente anormal indivíduos, líderes que pareçam menos humanos, que falem de maneira não natural, que se vistam de maneira singular e também não natural, com maneirismos artificiais, etc. O crente, o homem e a mulher de Deus, são pessoas absolutamente normais, como as demais pessoas, com obrigações como pais, esposos, cônjuges, filhos, profissionais das mais diversas ocupações sem que como apenas religiosos tenham uma áurea de falsa espiritualidade.

DEPOIS DA TEORIA A PRÁTICA:

Para ilustrar isso de modo bastante prático, escolhi duas canções de dois cantores brasileiros. Uma foi criada apoiada no tema da outra. São duas crônicas em forma de canções que abordam dois lados necessários, no caso, do homem cristão, evangélico, crente. Na maioria das vezes muitos homens falham em uma das duas, ou menos espirituais de fato  embora religiosos, ou muito religiosos deixando a desejar como maridos, companheiros e amantes de suas esposas.

Embora eu tema que por preconceito e despreparo muitos nem terminem essa reflexão, ou terminem e não reflitam e avaliem o que está sendo colocado com o objetivo de edificar os irmãos  e também as irmãs, as companheiras e as pessoas que certamente sofrem quando o seu homem, falha de um lado ou de outro, espero que os que lerem essa postagem, reflitam nesse importante assunto e ouça as canções sem preconceito, entendendo que dois artistas diferentes as escreveram registrando dois aspectos diferentes da vida mas complementares. Ou seja não basta ser uma coisa e não ser outra, acertar em qualquer um dos dois aspectos e falhar no outro.

Com vocês as duas canções, abordagens importantes de dois lados do que deva ser o homem ideal diante de Deus com relação às suas companheiras e pessoas a quem Deus, espera-se tenham os unido em um só carne. A questão que se coloca objetivamente é portanto a seguinte: não há lugar para uma espiritualidade que pretenda transformar o crente, no caso da nossa análise rápida, do sexo masculino numa caricatura de homem. Encontramos ( no passado e ainda agora em várias igrejas, especialmente pentecostais )  homens e rapazes que dizem qualquer coisa intercalada por "Aleluias" e "Glória a Deus" sendo que a expressão sozinha, isolada, é tão fática como um Alô. Ou seja é sempre necessária uma atitude que lhe dê realidade. Da mesma forma um casal ou namorados crentes, seria algo bizarro e pateticamente cômico se esse rapaz dissesse a moça: "Aleluias" ( sempre inexplicadamente no plural ) e às vezes "Raleluias" (engraçado não? ) meu amor estou louco para te dar um beijo! Ou pior casados dissesse a esposa, ou recém esposa no leito de núpcias "Raleluias!" ... "Ra-le-lui-as!" "vamos transar logo minha amada!" Tira- "raleluias" logo sua roupinha" "Ralelui-i-i-as! " por que estou como o grande Rei Davi e Betseba no terraço do pecado!"

Estou brincando para demonstrar que essa "forçassão  de barra" para falsamente espiritualizar toda a vida já terminou em muitos desastres e continuará a fazer vítimas de desviados, infelizes de ambos os lados, fingidos, etc e as vezes pior: desviados por pouca coisa!

Há uma espiritualidade desejável que se chama piedade, justiça, crença na verdade, pureza e um exercício como bons mordomos que devemos ser, da própria relação natura, o que o apóstolo Paulo chama de uso natural da mulher e reciprocamente da esposa do seu marido.

Nesse contexto que estas duas canções que abordam dois lados da vida de qualquer um de nós, uma vida que devemos nos esforçar para sermos naturalmente segundo a vontade de Deus no plano natural das coisas e a vida de comunhão com o próprio Deus, no que convencionalmente julgamos ser a vida espiritual. na verdade ambas áreas constituem uma única vida.

O que tenho normalmente visto é um bando de crentes coando mosquitos e engolindo camelos, vêem facilmente erros em tudo o que os outros fazem, enquanto muitas vezes nem sabem o   que compor uma canção, gravá-la, fazê-la chegar às pessoas e que resultados bons ou nem tanto elas têm de fato na vida das pessoas. Tem gente que só avalia as coisas como se ele fosse o centro e o objetivo de tudo o que é feito  pelas demais pessoas. Você pode achar que não tem utilidade e nem edifica você, mas quem saberá se outra pessoa ouve e entende de um jeito, de uma maneira que você infelizmente por incapacidade é que não consegue entender e ser edificado?

Há uma postura como pregador, pastor, membro honrado de uma denominação, um homem digamos, com um postura, um jeito de ser, ESPIRITUAL? Sim certamente que sim, mas esse mesmo homem, esse mesmo ser humano tem outro papel que não pode ser diametralmente oposto, que não se reconheça nele um homem, um ser humano normal, carinhoso, brincalhão, companheiro, erótico sadia e naturalmente com sua esposa e sem usar o falso e patético botão "LIGA-DESLIGA", como se pudesse alternar entre ESPIRITUAL e CARNAL em um "clique". Muitos se enganam achando que a vida de um cristão, de um crente possa ser levada assim. Ou numa perna só de cada vez, ou só espiritualmente ou trocando de pernas à cada situação. Isso é impossível e todas as tentativas desse modo terminarão em patética ruína e temos vistos nas igrejas muitos casos desses, terminando em escândalo, vergonha e até perda da fé.

Pense nisso!


Desnecessário lembrar que devemos amar nossas esposas assim como Cristo amou a sua igreja e se entregou por ela e amá-las como a nós mesmos.

Que nosso Deus nos abençoe a todos.

Por Helvécio S. Pereira 

AS DUAS CANÇÕES


J. NETO / "Eu Sou Esse Cara"




ROBERTO CARLOS / "Esse Cara Sou Eu"






-

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!