"Oceans"

sábado, 26 de janeiro de 2013

QUANTAS REFORMAS OU AVIVAMENTOS LEGÍTIMOS A IGREJA DEVE EXPERIMENTAR ATÉ A VOLTA DO SENHOR?

Esse tema, esse assunto é de extrema importância, se desejamos ou nos damos ao luxo, de querer como entender o que acontece de fato no mundo hoje como obra de Deus.

Muitos crentes, e considerando em termos mais abrangentes, têm uma sincera afeição à sua igreja, à sua denominação, ou alguns mais exatamente a teologia esposada por ela e até a liturgia e prática da comunidade com a qual se simpatiza e convive de forma a manter viva a sua fé.

Para criar um esquema, não tão analítico como em um livro de centenas de páginas, mas em uma única postagem, recorramos a um texto que deveria ser mais lembrado, por ser basilar naquilo que nós como igreja de Cristo, universal, atemporal e geograficamente abrangente, deveríamos fazer, ou pelo menos entender como participantes dela, como ligados a ela por nossa relação pessoal com o Salvador e Senhor Jesus Cristo.

Um salvo por Cristo é inevitavelmente um crente nEle, Jesus Cristo, outras características e detalhes ocorrem de maneira secundária.Zaqueu, Madalena, Nicodemos, João, Pedro, Paulo os milhares e milhares de crentes mortos no período de maior perseguição, outros mortos em várias partes do mundo e em períodos diferentes da história, e nós hoje, possuímos entre nós diferenças grandiosas, tanto na cosmovisão da realidade, como na pratica cristã, liturgia, cânticos, forma de falar, costumes, etc. Mesmo hoje, essa falta de homogeneidade deveria ser aceita e compreendida naturalmente.

Dessa forma, eliminadas as diferenças, pensemos no que é de fato a marca de todos, exatamente a confissão de que Jesus Cristo é o que Ele revelou ser e essa é a confissão que nos salva a todos, independentemente da época em que vivemos, que tipo de sociedade estamos inseridos e quais os desafios circunstanciais que diante dos quais fazemos coisas, declaramos coisas, lutamos para fazer prevalecer a nossa crença e fé.

Em Marcos 16 lemos as palavras ditas pelo Senhor Jesus:

E disse-lhes: ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura (v 15)

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.( v16 )

E estres sinais acompanharão aos que creem: em ,meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. (v18 )

Geralmente,tomamos como ideal, essa igreja que parte de seus feitos, encontramos registrados no Livro de Atos dos Apóstolos. Por mais que a diferença teológica dica que esses fenômenos sobrenaturais, essas realizações e milagres feitos por intermédio desses primeiros cristãos, crentes e testemunhas de Cristo, ninguém discorda que foi a melhor igreja, a melhor fase do Cristianismo.

Sabemos entretanto que ao longo de algum tempo, a igreja já não era exatamente a mesma do Livro de Atos, embora o número de Cristãos tenham abalado o mundo e chegado em tantos lugares e povos tão distantes da original Palestina.

Muitos não reconhecem que os Grandes Descobrimentos, foi um meio real de levar a história de Cristo de um modo avassalador embora se questione muito apropriadamente a qualidade da mensagem levada a esses povos e lugares e o recebimento dessa nova fé e a sua relação com a fé bíblica original encontrada nos Evangelhos e em todo o Novo Testamento. Porém esse acontecimento quinze séculos depois depois da vinda, morte e ressurreição do Senhor Jesus não foi exatamente o único importante. 

Mas décadas após o descobrimento temos a Reforma Protestante ( por necessidade de esquematização simples e portanto mais fácil de ser perceptível, omito períodos e acontecimentos importantes anteriores a ela ). A igreja cristã, constituída de cristãos nominais, de poderosos depravados, se encontrava em um ponto distante da mensagem e da Igreja do livro de Atos dos Apóstolos. Os Reformadores foram homens usados para trazer para a igreja a verdade da Salvação pela graça e em Jesus Cristo somente.

Houve um cisma na igreja cristã da época, considerado e aceito por todos, protestantes e católicos romanos, por historiadores e pesquisadores cristãos, como o fato mais importante nos últimos cinco para seis séculos. Porém quero afirmar que embora a mudança que promoveram fora a mais importante a fé resultante ainda não era cem porcento bíblica, e fiel á fé Neo testamentária original, não ainda . 

Pode parecer que nada tenha com o que analiso agora, mas um importante teólogo calvinista fez a seguinte afirmação, rebatida por outro teólogo não calvinista ( perfiro essa denominação a arminiano * ):
   "Sproul, apesar de usar o argumento histórico, reconhece que é

possível que não: “Para dizer a verdade, é possível que Agostinho, Aquino, Lutero, Calvino e Edwards possam estar errados sobre o assunto... Uma vez mais, o fato de eles terem concordado não prova o caso a favor da predestinação. Eles poderiam estar errados. Mas esse fato atrai a nossa atenção.”[38] Bem, poderia a maioria estar enganada? Certamente eles poderiam todos estar enganados! Como todo batista calvinista cederia: todos os homens supracitados estavam enganados sobre o batismo – eles batizavam bebêsEntão não seria razoável imaginar que eles poderiam de  modo correspondente estar enganados sobre a predestinação também? E como todo calvinista premilenista confessaria:todos os homens supracitados estavam enganados sobre o milênio – eles eram amilenista ou posmilenistas. Não seria razoável novamente imaginar que eles poderiam estar justamente enganados nas doutrinas do Calvinismo?"

O texto acima faz parte do primeiro capítulo do livro intitulado "O que há por trás do Calvinismo" , e a validade desse trecho é que nos arremete, descontada a importância e atividade de cada um deles em prol de um melhor cristianismo em suas respectivas épocas, até então, conservava erros importantes que analisados  à luz das Escrituras, são até muito graves teologicamente. Mas muito do que temos hoje como igrejas locais, denominações, e liturgia religiosa denominacional se deve a eles e as ações travadas em suas próprias épocas e com a sua compreensão particular. Preste a atenção na parte em negrito destacando um dos erros comuns a eles.

Portanto  a volta às Escrituras como única fonte e regra de fé e a mediação única da pessoa e do nome de Jesus Cristo foi sem dúvida uma reforma importante na igreja mil e quinhentos anos depois do Senhor ter retornado ao céus, mas consideráveis erros foram conservados ou criados mesmo por esses homens que bravamente defenderam o Deus das Escrituras e a própria Bíblia como única fonte de conhecimento do único e eterno Criador, que o homem reconhecendo ou não a sua real existência, não muda e eternamente permanece como Senhor de todos e de toda a Sua infinita criação.

Portanto hoje, aqui e a li, a igreja avança, retrocede, se confunde, se divide, realiza ou deixa de realizar a vontade de seu Senhor e Salvador, por limitações individuais e até coletiva de como servos inúteis nos mostrarmos incapazes de fazer até o que nos é pedido ou ordenado.

Outra predominância importante, que embora hoje esteja em uma porcentagem alta não só nas igrejas protestantes saídas das históricas, como nos pentecostais e até nos paraprotestantes como Testemunhas de Jeová, Adventistas do Sétimo Dia, Mórmons e outros, é a do batismo de adultos e por imersão.

Mais a frente temos o avivamento pentecostal, trazendo para a igreja a contemporaneidade dos dons espirituais e dos milagres tal e qual no Novo Testamento,m especialmente nos Evangelhos e no Livro de Atos dos Apóstolos.

Não pretendo listar todos, isso seria objeto mais próprio de um livro e não de uma postagem rápida e até pouco esquemática. Contudo a ingerência e apropriação por parte dos crentes, do poder disponível e legítimo na sociedade, como ferramenta transformadora e de defesa dos crentes e de sua fé ( algo que de fato não é novo, mas até levado a efeito e de forma decisiva por ocasião da própria Reforma Protestante ), a crença e a compreensão de que Deus não está somente interessado em bençãos individuais, secretas, anônimas e tímidas diante da sociedade; uma atitude francamente mais agressiva em salvar o maior número de pessoas através do conhecimento de do Deus verdadeiro, numa guerra contra as potestades, contra dominações reais e um embate direto  contra tudo que represente as obras do Diabo no mundo; com vista a que sejam espiritual e materialmente destruídas, tem sido, talvez o grande e atual passo, uma transformação e uma reforma na atitude e visão anterior, de parte predominante de crentes..

Lembrando que nunca, em nenhum dos outros períodos e avanços, as coisas foram de fato perfeitas, sem alguma contradição, desgaste, divisões entre os próprios irmãos, sem que todos participassem em uníssono da mesma percepção do mover de Deus sobre o mundo. Enquanto uns tateiam e avançam outros endurecem e param e outros ainda retrocedem. Não tem sido diferente em toda a luta da igreja no mundo, mas com tudo temos a promessa de que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.E que Ele, o próprio Senhor Jesus Cristo estariam conosco nessa guerra e em cada luta travada sinceramente por quem O ama de fato. Afinal errando e acertando devemos dar de cada um de nós , a melhor contribuição possível sempre.

Por Helvécio S. Pereira


ATENÇÃO!

SOBRE O LIVRO QUE ILUSTRA ESSA POSTAGEM , VOCÊ PODE LÊ-LO AGORA MESMO


                                             livro o cristianismo atraves dos seculos pdf
                          
Found at ebookbrowse.com

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!