"Oceans"

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

UM NOVO TEMPO SE DESCORTINA PARA O EVANGELHO ATINGINDO MAIS E MAIS PESSOAS EM PAÍSES COMO A RÚSSIA E UCRÂNIA ENTRE OUTROS


                              Louvor na Igreja New Time  Church,  Kiev, Ucrânia-            
                         pastor Andriy Kuksenko e sua esposa



A Rússia foi cristianizada há pelo menos 1025 anos, isso é pleo menos duas vezes  de tempo da cristianização, por exemplo, brasileira. Hoje quando se olha para a Rússia, o maior país cristão de todo o mundo, mesmo com a diminuição de seu território sob seus domínios, com a extinção da antiga e poderosa URSS. 

A história cristã Russa e da Ucrânia é mais que duas vezes a história do cristianismo sob todas as formas nos próprios EUA. Parece óbvio que os ataques militares, ideológicos, étnicos à Europa cristã,  no século XX ao leste Europeu bem com países que se tornaram a grande URSS, tornando-a institucional e pragmaticamente ateia, foram muito bem urdidos pelo príncipe das trevas. Entretanto ainda no final do século XX Deus dá um avivamento à Ucrânia e Rússia, avivamento que se estende com maiores ou menores dificuldades a todos os seus vizinhos.



UM POUCO DE HISTÓRIA


A cristianização da Rússia não se pode dissociar da missionação bizantina naquele território. A presença mais antiga de um bispo enviado por Bizâncio de que há conhecimento data de 867. A penetração docristianismo foi gradual e uma das suas vitórias mais importantes foi a conversão da princesa Olga,regente do Estado de Kiev, que foi batizada em 957 e posteriormente recebida em Constantinopla. A suaconversão influenciou igualmente a escolha religiosa do seu neto Vladimir, que optou pelo cristianismobizantino tornando-o a religião oficial do Estado (989). 

O reforço desta aceitação, motivada em grande medida pelos benefícios culturais e políticos que daí adviriam, foi feito com o casamento de Vladimir com a irmã do imperador bizantino Basílio II. Como se pode constatar, Bizâncio teve sempre um peso muito importante relativamente à questão religiosa na Rússia, cujos príncipes, após o contacto com Constantinopla, manifestavam a sua reverência à superioridade espiritual e religiosa do cristianismo bizantino por oposição ao paganismo em que a Rússia tinha vivido. Foi assim que Yaroslav, filho de Vladimir, tornou possíveis a construção da catedral de Santa Sofia à semelhança da de Constantinopla, no segundo quartel do século XI, e também a fundação de um mosteiro, adotando, no essencial, o modelo de monaquismo bizantino. 

Inclusivamente, os mosaicos colocados na catedral refletem um trabalho produzido por mestres gregos, verdadeiros representantes dapureza da arte bizantina. Demonstra-se que não foi só a adoção de uma religião que esteve em causa,mas também toda a base cultural legada pelos bizantinos patente, por exemplo, nos livros que foramtraduções dos textos litúrgicos e das escrituras.No entanto, é importante salientar que a cristianização não foi homogênea em todo o território, tendo permanecido pagãs áreas extensas que se encontravam afastadas dos centros urbanos e onde a influênciada Igreja era ainda muito ténue. 


A partir de 1039, Kiev passaria a ser metropolita com poder de consagrar os seus bispos que, no entanto,continuavam dependentes do patriarca de Bizâncio, mantendo assim um fortíssimo domínio administrativorelativamente a este novo estabelecimento religioso.


Cristianização dos Eslavos.

A perda do Médio Oriente para os Árabes e o gradual afastamento entre Oriente e Ocidente podem ter sido a causa para o patriarcado de Constantinopla se ter tornado o centro da Igreja grega, limitada étnica e culturalmente. No entanto, imediatamente após o fim do iconoclasmo, a Igreja de Bizâncio iniciou a sua expansão missionária, que levou a cristianização até à Europa oriental.

Em 860-861 dois irmãos de Tessalonica, Constantino (Cirilo) e Metódio, difundiram com êxito o cristianismo na Crimeia. Em 863 foram enviados para os Eslavos da Europa Central porque Ratislav, príncipe dos Moravos, tinha solicitado missionários de Bizâncio. A missão morava dos irmãos iniciou-se com uma tradução literal das sagradas Escrituras e da liturgia para língua eslava. Neste processo, os irmãos criaram um novo alfabeto e vocabulário adequados para uso cristão. 

Os missionários bizantinos foram, eventualmente, forçados a deixar a Morávia pelos alemães. Viajando para Roma, receberam o apoio formal dos papas Adriano II (867-872) e João VIII (872-882). Após a morte de Cirilo (Constantino) em Roma, o Papa João consagrou Metódio como bispo de Sirmium e encarregou-o de cristianizar os Eslavos. Porém, a autoridade do papa foi insuficiente para assegurar o sucesso da missão; Metódio tentou controlar a situação criando bispados alemães, para que a Morávia se juntasse à cristandade latina. Eventualmente, a totalidade da Igreja ocidental adotou o princípio de aceitar somente a liturgia latina, em grande contraste com o desenvolvimento do missionarismo bizantino, baseado nas traduções e no uso da língua de origem. Os discípulos moravos de Cirilo e Metódio encontraram um refúgio na Bulgária, onde a cristandade eslava prosperava de acordo com o modelo bizantino.

A conversão da Bulgária foi praticamente contemporânea da missão morava. Tal como na Morávia e outras partes da Europa, a liderança política do país era fundamental na conversão, que tinha sido preparada pelos missionários e diplomatas de Bizâncio.

Também contemporânea foi a missão bizantina dos russos. Em 866 o patriarca Fócio, numa encíclica aos patriarcas ocidentais, anunciou que os russos tinham sido convertidos e aceite o bispo de Constantinopla. A conversão inicial circunscrevia-se somente às cidades bizantinas na Crimeia. Mais significativa foi a conversão de Olga, a poderosa princesa de Kiev (957), que assumiu o nome cristão de Helena em honra da imperatriz , e a 'conversão da Rússia', que ocorreu em 988-989 sob o príncipe Vladimir. Com Vladimir, a ortodoxia bizantina tornou-se a religião oficial do Estado russo.

Documentos bizantinos do mesmo período indicam atividades missionárias no Cáucaso, especialmente entre os Alani, sob a iniciativa do patriarca Nicolau Mistikos (901-907, 912-925). Deste modo, no início do segundo milénio, a Igreja Bizantina exercia o seu ministério num território que se estendia do Norte da Rússia ao Médio Oriente árabe, e do Adriático ao Cáucaso.

Por Helvecio S. Pereira



Ver também:



"O sangue de Jesus  cura suas feridas" louvor na New Time Church, Kiev, Ucrânia, com o pastor Andriy Kuksenko e sua esposa





-

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!