"Oceans"

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CRENTES CURIOSOS

Interpelado por um leitor, ao qual considero a sua interpelação até certo ponto legítima, já que por enquanto seu coração tem mais dúvidas e perguntas do que respostas, pois ainda não teve o encontro pessoal com o próprio Senhor, e nem por Ele foi ainda tocado... ouvi a sua reclamação de que as respostas dadas a algumas de suas indagações foram evasivas, por parte de cristãos católicos e  crentes evangélicos ( embora eu pense sinceramente que nenhum de nós tem exatamente a obrigação e principalmente a autoridade, para dar a última palavra a questões oriundas na nossa curiosidade e pior, dúvida natural. Ao que se deva saber as Escrituras tem a resposta, cada um a ache por sua própria conta ou não. Quanto ao crente a sua autoridade é para ser testemunha do Evangelho e portanto de Jesus Cristo. Alguns errôneamente extrapolam a essa que é a mais nobre  das atribuições divinas confiadas ao homem que a Ele conhece.

Entretanto duas coisas tem sido novidade para mim graças a tecnologia da informática e principalmente da web: 

             A primeira: a maldade dos autodenominados cristãos e até mais especificamente crentes evangé licos, uma maldade que supera muitas vezes e de longe, com a justiça, a exercida por incrédulos. O grau de ofensa, desprezo, ataques e alegria em denegrir o outro, em se autoproclamar acima do outro, seja do crente, do irmão de fé, é de corar o mais sensível a este tipo de coisas;

             A segunda: a busca por respostas que não sejam exatamente as respostas às questões primordiais, sejam da vida como um todo, concernetes à vida cristã, e acerca do próprio Deus.

Não defendo a ignorância, pois nas Escrituras vejo, percebo, um Deus que deseja que entendamos os Seus elevados propósitos, e que atinjamos o seu alto padrão, daí o uso da razão, da capacidade de compreensão e de reconhecimento das coisas como elas realmente são. Não sou contra a verdadeira e boa ciência, que a cada dia descobre "segredos" lá a espera, de que no devido tempo, os compreendamos, e façamos bom uso dessa compreensão. Não a coloco no lugar de Deus como a guardiã da verdade absoluta, capaz de descobrir o que lhe é, de certa forma velado, por estar  fora de seu natural alcance.

Não sou contudo a favor da religião, que em nome de seus esquemas particulares, fecha a porta a toda e qualquer nova possibilidade, temendo inconscientemente perder a sua suposta "autoridade" e última palavra sobre tudo. Mas há um limite, que é o de justamente perceber que Deus não se insere por Sua própria elementariedade, nem como objeto da ciência e nem como objeto da especulação religiosa.

Se contudo, se estabelece um rompimento desse limite, Deus deixa de ser "Deus", ainda que sob pretensa justificativa e se transforma em um "deus" dependente de nossos cuidados, tais quais são os ídolos de pedra, de barro, de madeira, ou de metais preciosos. Deus é Deus, é o que Ele é, e pronto!

Fala-se, dessa forma sobre Ele não como uma testemunha de Seus maravilhosos feitos, mas com o olhar de um cientista da religião, de um doutor em divindade (?! ), de um teólogo, que sem nenhum pudor ou resquício de humildade legítima, produz discursos e textos elaborados acerca dEle. Temos perguntas, temos curiosidades legítimas? Se temos comunhão com Ele e verdadeiramente a nós, destina-se a promessa que Ele mesmo, através do Seu Espírito, nos GUIARIA EM TODAS AS COISAS, como estamos confusos, e hierarquizamos tão porcamente o que é importante e o que não é importante, o que é essencial e o que é aleatório? 

Será que nem de longe imaginam que não é só o pecado que nos faz diferentes dEle? Aliás o pecado nos fez igual a Ele ( Deus ) conhecedores do bem e do mal e diferentemente dEle incapazes de lidar com essas duas possibilidades. Sem o pecado ainda seríamos menores do que Ele, simples homens, não sabemos porque, maiores do que os anjos, mais valiosos que pardais, cujas cada alma em si, vale mais do que o mundo inteiro. Como tratá-Lo sem temor? Como falar dEle sem temer ser ( e de fato somos ) ouvidos? Como esperar agirmos sem sermos observados? Como ter qualquer ação sem temer sermos julgados? O ladrão da cruz ( um deles ) disse, Como não temes a Deus?

O temor a Deus, o verdadeiro princípio da sabedoria segundo a Bíblia, só pode ser exercido e cultivado pessoalmente, individualmente. Não é possível temer junto com a igreja, temer junto com o pastor, temer junto com o irmão da fé. Se teme a Deus no coração ou não. Trata-se de um limite interno, secreto, pessoal entre você e o Seu Deus. As vezes mão teremos respostas nem as nossas curiosidades e nem as nossas necessidades, como expresso por Jó quando disse: "Não recebi de Deus o bem, por que não receberia dEle o mal?" Jó não tinha resposta, nenhuma que satisfizesse a razão de sua sua situação, reservou a Deus a total e plena soberania pelo simples e único fato de ser Deus. O falta do temor afasta Deus e abre brecha para o pecado. Toda vez que peco ( e peco sem até perceber ), o faço por deixar Deus fora da minha ação, ainda que por segundos ou minutos, inconscientemente imagino que Ele não está observando o que faço, penso ou digo.

Tem dúvidas e perguntas? fale com Ele na sua comunhão com Ele. Ele poderá na Sua soberania não dizer nada, e nesse caso satisfaça-se  com o Seu segredo com relação a você. Talvez Ele lhe ilumine e lhe dê a resposta, mas essa é uma situação para os humildes que como Maria guardam tudo nos seus corações. Talvez lhe diga não, como a Paulo,por três vezes sobre um tal "espinho na carne". E daí Ele é Deus. Esqueceu-se alguma vez disso? Então lembre-se e arrependa-se já. Nosso Deus nos abençoe.

Por Helvécio S. Pereira


SOBRE A CURIOSIDADE

curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca.A curiosidade é mais uma característica do instinto animal.



Curiosidade humana

curiosidade humana é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido. A curiosidade, porém, quando ultrapassa um limite pré-estabelecido pela ética social, como por exemplo a invasão de espaço alheio, pode ser reprimida. Alguns termos populares podem designar alguém demasiadamente curioso: xereta, bicão, intruso, intrujão, olho de tandera, etc.

Fonte: Wikipedia



bíblia online

Pesquisa bíblica


  

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!