"Oceans"

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O SIGNIFICADO DE GÊNESIS 1:1 e O QUE SABEM ATEUS E CRENTES


Em uma excelente texto do irmão Jorge F. Isah do blog Kálamos, uma discussão foi levantada que consiste na possibilidade ou não de uma pessoa que não professa fé na Bíblia, no que ela nos diz, na existência de Deus e por último na veracidade e urgência do cristianismo, ser efetivamente convencida de que o que um crente prega baseado na Bíblia seja a verdade última e absoluta. Por razões diferentes, eu e ele e mais um monte de seus leitores fiéis, discordamos e concordamos em detalhes. Embora isso não venha ao caso  no momento, tem a ver com o que refletirei com os leitores crentes ( e também não crentes mas apreciadores do bom raciocínio ).

Normalmente em um debate mais ou menos acalorado ( as vezes muito apaixonado ) entre crentes, cristãos e teístas e ateus, os dois grupos se limitam em apontar erros e descuidadas informações do lado dos seus adversários lógicos. No fundo isso é uma bobagem, pois em ambos os lados agimos todos como papagaios repetindo informações ouvidas, lidas, a partir de fontes que nem de longe são as primárias a respeito de qualquer assunto ( infelizmente...).

Entretanto, mesmo que privilegiadamente o fossem, o que seria um lance de pura  sorte, para não dizer uma das mais rara e privilegiada possibilidade, essas "fontes primárias de informação", nenhuma delas deteria por si mesmas a prerrogativa absoluta de serem "a verdade". Sob esse aspecto estamos todos num "mato sem cachorro" ou " no mesmo barco" embora, também e de fato nos aborreça bastante na ansiedade natural que todos temos ( crentes e ateus ) de espinafrarmos nossos oponentes, e  não somos muitas vezes, de fato tão sábios para avaliarmos essa pequena e importante realidade.

Quantos biólogos, eu e você, conhecemos ( conheço muitos, sou professor, não de biologia, mas tenho bem próximo de mim todos os dias, biólogos, químicos, físicos, geógrafos - não só professores, mas especialistas desses conteúdos que por acaso e para sobreviverem dão aulas e não tendo mais  acesso à pesquisas -frustrados para dizer a verdade...) mas que já manipularam in loco, materiais, provas materiais, fizeram experimentos ligados a alguma comprovação de episódio ou verdade bíblica? Nenhum!

Da mesma forma, quantos religiosos, teólogos, reúnem a experiência e a informação das duas áreas do conhecimento? também nenhum. Os que puderam ir a Israel foram a passeio ou pelo que virou um dos mais rentáveis negócios: levar cristãos a Terra Santa... o que é de fato bom mas que não contruibui em nada para maior informação e defesa da fé, sendo na verdade apenas turismo. Logo a  discussão portanto fica reduzida à beleza da cor roxa entre um artista e um cego de nascença, portanto sem solução!

Então para que serve a minha reflexão, qual o objetivo dela e qual a sua contribuição efetiva?

É de fato simples e já explico: da mesma maneira que crentes buscam "furos" em informações científicas ( elas existem aos borbotões, mas é muito difícil por limitações naturais de formação plural no mundo acadêmico - ser doutor em teologia e doutor em física em qualquer uma de suas áreas demandaria três décadas para cada área distinta, com destaque tanto na teologia como na física por exemplo ) cientista ateus buscam "furos" no que também por razões simples desconhecem, ou seja a Bíblia, as Escrituras judáico-cristãs.

De fato também, nem sempre a verdade é o que ambos os lados ( crentes e não crentes, cristãos e não cristãos ) buscam de fato. Os religiosos ( religiosos e não crentes nascidos de novo, infelizmente ) objetivam manter seus pressupostos e influência no mundo, no mínimo suas opiniões com forte peso ao menos cultural e social. Cientistas ateus e outros anti-status quo, buscam demolí-los ( aos cristãos). Geralmente coisas menores ligadas ( nem sempre, mas de fato é essa a realidade e uma leitura do novo comportamento e tendência social moderna ) como cultura e novo comportamento sexual, homossexualismo, aborto,  pesquisa com células tronco, pena de morte, disciminalização de drogas, etc.

A presumível subordinação a uma vontade divina que deve ser destruída como toda a sua decorrente influência na civilização humana, são vistas como algo a serem depreciadas, descrendenciadas e finalmente abolidas. Então qual o meio mais eficiente de se chegar a esses objetivos? A resposta mais imediata e planejada é a de desmoralizar via erros ( sejam quais forem ) os defensores da divindade. De fato "Deus não Morreu" como profecia atéica e sujerido por título de livro, mas busca-se matá-lo ( a Deus ) conceitual e  ideologicamente por vários meios, incluindo legais, institucionais, culturais, todos os dias. 

Ateus buscam descredenciar a Bíblia, mais do que a religião, pois se Deus existir, terão que logicamente sujeitar-se à vontade detestável ( para eles ) de um Deus real, pessoal e com opinião, sobre sexo, alma, eternidade, pecado, etc. Religiosos defendem certas verdades colocadas como prioritárias, pois se essas forem provadas não serem verdades e não terem a mínima importância, a sua igreja perde não só a razão da existência e toda a restante influência cultural. 

A Bíblia ( não demanda repetir no momento toda da informação que explica a sua materialidade cultural, algo indiscutível até mesmo para ateus confessos e famosos, com relativo bom senso ( alguns ateus famosos reconhecem a inigualável singularidade do fenômeno da Bíblia como literatura e produção cultural peculiar e portanto sem rival  a altura na história humana) não procuram satisfazer uma exigida acomodação com as descobertas históricas e científicas da humanidade, nem com as suas proposições mais avançadas filosóficamente.

Há de se acrescentar também que a Bíblia sempre é o livro da vez pelo, digamos "perigo", pelo já exposto por mim, as concepções de um universo "sem Deus", de um mundo e de uma civilização humana autônoma,  e portanto não sujeita a nenhuma divindade, dona de sua própria história e destino. O Alcorão, com aparentes declarações estapafúrdias, por razões óbvias, não sofre nenhum ataque público dos cientistas ateus e do mundo acadêmico de plantão. Há de se lembrar que os muçulmanos crêem de certa forma no mesmo Deus abraâmico tanto quanto judeus e cristãos. A divergência natural é sobre a descrição desse Deus, Alá que diverge e não pouco do Elhohim bíblico.

Assim posto, algumas declarações da comunidade científica não têm razão de ser e nem a defesa errônea por parte de cristãos. Constroem um cenário patético que desvia o foco do que deveria ser de fato para os dois lados (crentes e não-crentes ) a verdadeira e real investigação em busca da verdade.

A ciência (entendendo-se como a comunidade científica e ateus engajados)  diz que  a Bíblia afirma que  a terra tem apenas 6.000 anos...a Bíblia não diz isso em nenhuma de suas declarações e registros, embora reiteradamente esse "erro" lhe seja atribuída e assim descredenciada toda a sua revelação. A ciência afirma que a terra tem a idade de 4,6 bilhões de anos. A Biblia não nega e nem reforça essa declaração científica que é impossibilitada de ser exata.

Um bilhão ainda, a mais ou a menos, seria igualmente um erro e tanto, mesmo meio bilhão, talvez um milhão, esses zeros sempre com pretensão de serem exatos são, para dizer a verdade, um belo "chute". Seria como bater um pênalti em um estádio de futebol e acertar uma cesta de basquete ou um buraco em uma partida de golfe do outro lado do planeta. Portanto a Bíblia não pode ser acusada desse erro embora crentes de fato façam essa afirmação de que a terra teria apenas 6000 anos, pois a Bíblia não diz isso em lugar algum de seus textos.

Todas as traduções da Bíblia rezam "dia" para cada um dos períodos atribuídos a cada etapa da criação em Gênesis, acrescidos dos termos "manhã" e "tarde" baseados em dois conceitos simplórios e que já deveriam ser abandonados a partir do conhecimento ( que embora surpreendente  não é lá o máximo ) que temos hoje em pleno início do século XXI:

- o do tempo absoluto

- e da experiência humana ( do que vivenciamos e vemos no presente )

A Bíblia já afirmava que "um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia", antes mesmos das poucas e mais iluminadas cabeças pensassem ainda que remotamente nessa possibilidade ( a da relatividade do tempo e do espaço ).

A Bíblia já afirmara  que ( ou relata não poucas vezes ) que fatos providos por Deus ( O Deus bíblico para o qual todas as coisas são possíveis ) contradizem  os nossos sentidos e percepção. A ferramenta de ferro que boiou no episódio de Elias, a ressureição de Lázaro, Jesus andando sobre as águas, Jesus atravessando paredes e comendo peixe com os discípulos, etc. Vistos como relatos "mágicos" por pessoas que atacam gratuitamente as Escrituras ( a Bíblia ) atribuindo-lhe caráter mítico como as demais produções literário-religiosas em todas as demais culturas, a nós sugerem apenas como declarações que afirmam o relativismo de nossos sentidos. Aliás, a bem da verdade, cientistas desafiam pessoas comuns e aos religiosos a sempre verem mais do que os sentidos nos informam diariamente. deveriam ler e ver as declarações bíblicas com outros olhos.

De forma interessante ( li recentemente um artigo científico sobre isso ) a Bíblia declara que o universo ( os céus e a terra ) foram criados instantaneamente  e não paulatinamente. Portanto Gênesis 1:1 e a posição científica atual são concordes nesse assunto embora não admitam publicamente. A grande explosão inicial ( Big Bang ou bigue-bangue como deve ser escrito em bom português segundo as mais novas regras de ortografia ) onde a matéria original era muito densa e quente  ( embora haja controvércias até mesmo dentro da comunidade científica se houve ou não o bigue-bangue ), de fato apenas uma gota minúscula de energia concentrada ao máximo, quando não existia ainda absolutamente nada.

O que se tem de concorde na comunidade científica é o fato de que ocorreu uma expansão muito rápida ( em termos de tempo adotado e reconhecidos universalmente hoje ) do recém surgido espaço. Fugindo de si mesma a gota minúscula foi se ampliando até tornar-se uma forma plana, sem curvatura, algo que aparentemente acontecerá, por nossa natural apreensão, para sempre, infinitamente (embora o infinito seja para nós apenas uma projeção, uma idéia e não uma apreensão factual ).

Curioso é que um padre belga, George Lamaitre ( somente em 1920 fez essas elocrubações bastante importantes ) começou a pensar que o universo teria se originado de um evento natural grandioso e traumático. Até essa data , essa ciência que hoje se levanta tão presunçosa contra a Bíblia, era completamente ignorante sobre o assunto. O próprio nome "big-bang" foi um nome zombeteiro dado por um dos críticos em uma brincadeira ao esquema descritivo do nascimento do universo que achava aquela nova teoria uma enorme bobagem. O Bigue-Bangue em bom português tem portanto apenas "90 aninhos de idade"  e é ensinado em todos os lugares, do primário ao pós-pós doutorado rindo-se de Gênesis 1:1, que sugere o mesmo a muito mais tempo.

Para crentes e ateus, como já disse ambos não detém todo conhecimento desejável para uma conversa justa, um debate em que se busque acima de tudo a verdade, uma informação ( científica por que não?) ao meu ver importante:

1-ERA PLANK

Uma impressionante gota de energia ( a energia é a fonte de toda a matéria e não o contrário ) começa a se expandir ( como um bolha ) embora do ponto de vista materialista não se saiba o que ocorreu e a qual a força responsável por isso.

TEMPO: 10 menos 43 segundo

0,0000000000000000000000000000000000000000001s ou seja, num instante inimaginável, quase de repente, se fosse possível imaginar assim com essa simplicidade. 

2-ERA INFLACIONÁRIA

O universo cresce mais de um trilhão de vezes em uma mínima fração de segundo


TEMPO: 10 menos 35 segundo

3-ERA DOS QUARKS

Quarks e anti-quarks dão origem por sua aniquilação aos fótons formadores da luz, criada antes das estrêlas conforme descrito na Bíblia.

TEMPO: 10 menos 32 segundo

O tamanho  do universo nesse momento?  apenas  10 elevado a  menos 26 metros ( de diâmetro )

Temperatura do "universo"? 1000 trilhões de trilhões de graus centígrados!
4- PRIMEIROS HÁDRONS

Após resfriamento, quarks e antiquarks dão origem a bórions ( prótons e nêutros  ) atibórions e mésons.

TEMPO: 10 menos 6 segundo

Tamanho do universo agora? Um pouco maior que o centro de uma rotatória: aproximadamente 10m apenas de diâmetro ( lembre-se que o universo não é esférico mas um círculo plano...

5- OPACIDADE

Os átomos ainda não se formaram devido a alta temperatura ( 10 trilhões de graus centígrados ). Provável tamanho do universo: de 10 milhões  a 1000 bilhões de quilômetros. O Universo é "apenas" um denso plasma.

TEMPO: 200 segundos (pouco mais de três minutos de idade tem o universo nessa altura, céus e terra de fato ainda não existem como os concebemos e vemos ).
Temperatura? Agora é de ainda inimagináveis 10 trilhões de graus centígrados!

O avanço de diâmetro do "universo"...de apenas singelos 10 metros chega agora a impressionante cifra de mil bilhões de quilômetros!



6- ERA DA MATÉRIA

Nascem, surgem  o átomos, a maioria de Hidrogênio. Matéria e radiação se separam e o universo começa a se tornar transparente.  a temperatura é mais baixa cerca de 100 milhões de graus centígrados. O diâmetro do universo é de aproximadamente de 9,46 trilhões de quilômetros.

TEMPO: 300 mil anos.

Temperatura?  100 milhões de graus centígrados (esfriou bastante mas ainda está bem quente, longe e muito da atual temperatura de nosso sol de 5ª magnitude ( e não grandeza como se diz nas aulas de ciências e geografia )

Tamanho do universo... já impressionantes 9,46 trilhões de quilômetros!

7- NUVENS GIGANTES

O Hidrogênio e o Hélio, segundo elemento farto no universo se agregam o motivo? a gravidade... formando extensas nuvens no universo. Estrelas nascem e morrem formando o material necessário para a existência de planetas.

A temperatura é agora de "apenas"  2.700º centígrados! 

Já o diâmetro do universo era de cerca de 100 milhões de ano-luz. 


8- O UNIVERSO ESTÁ PRONTO! CURIOSAMENTE EM SETE ETAPAS...JÁ QUE NESSA OITAVA ETAPA, JÁ O VERÍAMOS PRONTO E EM TOTAL ATIVIDADE.

A aparência dos céus é como o vemos hoje. a temperatura é negativa, média de -200º C.

O tamanho desse céu é de aproximadamente 92 bilhões de anos-luz e essa expansão é mais rápida nas extremidades.

Curiosamente são sete períodos da criação dos céus ( pela ótica científica ) e esse seria a parte a de Gênesis 1:1. O que se segue a partir de Gênesis 1:2 seria a descrição das várias etapas da formação da terra que curiosamente a ciência concorda com a Bíblia: não há nenhuma dúvida que o homem foi a última novidade no planeta ( o último a surgir na terra ).

Uma última observação: se por um lado nem religiosos, crentes, lembram-se ou fazem alguma referência a essas informações, por outro lado ateus de plantão nem sempre conhecem ou ate concordam acerca desses dados. Também pela ciência a primeira e segunda lei da termodinâmica nos dão indícios de que a causa dessa grandeza absurda não pode ser menor ( nem a menos igual ) ao que ela originou.

Segundo a Bíblia ( e eu creio no que ela nos diz e como suas informações de fato se harmonizam com descobertas e constatações substanciais da atualidade ) esse agente causal é Deus. Segundo os ateus é nada, pois nem ao menos de modo lógico estabelecem uma interrogação substancialmente lógica. Claro não é o Deus de alguma religião, ainda que cristã, mas bíblico estritamente escriturístico.

A esse Deus maior ( e bem maior ) que todo o universo e tudo o mais que existir de alguma forma em quantos lugares existirem coisas criadas, é injustamente exigido por parte do homem que é nada diante de todos esses números e grandezas inimagináveis, que esse Deus "mostre a cara", que dê alguma satisfação ao homem, seja quem e o que seja, algo irrazoável se fosse uma relação de um humano anônimo e outro humano com poderes terrenos, quanto mais na comparação desse simples homem e um Deus criador. Ao ateu, inimigo de Deus, converia pelo menos a mais sincera humildade, diante somente, dos dados e informações, advindas da própria ciência atual. contrariamente ao que se parece supor, essas informações não afastam o homem da idéia da existência de Deus, antes muito pelo contrário.

O leitor ocasional desse blog, não teria ficado, ainda que por momentos, maravilhado além de suas forças, em tentar imaginar todos os eventos que possibilitaram a existência desse universo tão grande como é de fato, vindo depois o surgimento de algo, do ponto de vista físico-químico, científico, uma verdadeira impossibilidade, algo absolutamente ilógico como a vida? Diante da  existência de uma moral, como terceiro elemento, após a matéria, e após a vida, de fato outro milagre de implicações importantes e muitas vezes ignorado e desprezado? É desse Deus que as Escrituras falam tornando a mais exaltada sabedoria em estupidez classa e absoluta... 

Quem é esse Deus? a resposta dada a Moisés após uma exigência legítima do mesmo ( Moisés ) foi EU SOU O QUE SOU".  Ainda a Bíblia nos informa que esses céus serão enrolados como tecido e desaparecerão. Que finalmente, novos céus e uma nova terra serão objetivamente criados, como começo de uma nova história e as coisas velhas serão já  coisas passadas, não haverá mais lágrima, nem morte e nem dor.


Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores. Salmo 9:1-2

Ele ( DEUS )  é o que é. Você submeterá a si mesmo a grandeza absoluta de Deus ou se colocará afrontadamente como seu inimigo?

Por Helvécio S. Pereira

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!