"Oceans"

domingo, 8 de dezembro de 2013

CHOCANTE!!! A IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA ESTÁ PERDENDO NOÇÃO DO RIDÍCULO, IGNORANDO PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DO QUE DE FATO DEVA SER DEDICADO AO DIVINO, A DEUS, O QUE RECONHECIDAMENTE É DE EXCELÊNCIA!!! VEJAM!




ASSISTA ESSES DOIS VÍDEOS ( ASSISTA NA ÍNTEGRA O PRIMEIRO, VALERÁ A  PENA E É BEM MELHOR QUE O PROGRAMA DO FAUSTÃO, DE LONGE! ) LOGO DEPOIS SIGA O RACIOCÍNIO EXPOSTO NA REFLEXÃO ABAIXO E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES!


Antes é importante ressaltar que o vídeo acima é para exemplificar um louvável esforço e busca de perfeição, seja musical, seja artística. Não é o registro de um culto mas de uma das apresentações comemorativas feitas pelo coral e orquestra da Catedral Mórmon no estado de Utá nos EUA. Contém hinos, canções populares e eruditas como uma da ópera Carmem e apresentação de dança. Entretanto em nenhum momento há um traço sequer de desleixo, de desorganização, de desrespeito ao local que pela igreja é usado, segundo a sua própria teologia, como lugar d  culto regular de seus membros e fieis.

Funciona também, como em qualquer igreja cristã no mundo, como uma amostra do que se cultiva e de como se portam as pessoas, os membros de sua igreja. Pode se fazer obviamente restrições teológicas, à suas excentricidades teológicas particulares, mas pelas suas reuniões e de como são realizadas as apresentações e a música, sem dúvida nunca, e isso sim é o grande exemplo que queremos que líderes, pastores, músicos que professam uma teologia cristã mais ortodoxamente bíblica não sejam desleixados em suas igrejas influenciados por uma  cultura secular, mundana cada vez mais decadente, chegando as raias do escândalo.

Portanto, mais uma vez, antes de tratar do que me proponho a tratar, devo por exigência de clareza no assunto, em definir ainda que rapidamente alguns conceitos. 


1) Conceito de Música como Linguagem

Música é uma linguagem antes mesmo de ser classificada como ruim, boa, excelente, moderna, antiga, brega, perfeita, etc. Como linguagem a música ( e no caso o mundo inteiro utiliza a chamada música Ocidental, inventada pelos antigos gregos e desenvolvida por bem mais de dois milênios, de forma lenta e progressiva ) é capaz e sempre o faz, de comunicar coisas, tocando ao mesmo tempo  a emoção e razão quando junto da melodia, enriquecida e valorizada por uma harmonia, carregada pelo ritmo, traz uma letra, um poema, recheada de ideias e pensamentos que vão de coisas abstratas às mais reais do dia a dia.

2) Cultura

É o conjunto maciço de crenças e comportamentos permeados pelos valores e crenças de um grupo humano de uma época, um tempo, uma região, uma nação, um povo e muitas vezes de uma etnia.

3) Sagrado



O que e santificado, separado, enobrecido, tornado nobre pela relação com aquele a quem e por quem é algo produzido pelo saber e capacidade humanas de fabrico,concepção, etc.

4) Cristianismo, cristãos

Tecnicamente entendido todos os religiosos e religiões, normalmente igrejas, que têm certo grau de referência que não possa ser desvinculada de seu credo fundamental a pessoa de Jesus Cristo. Desse modo a contragosto de muitos, são tecnicamente cristãos para fim de reconhecimento estatístico, todos os católicos, protestantes, ortodoxos e paraprotestantes embora possa e se deva questionar a fidelidade e relação de suas crenças com às Escrituras, com a Bíblia Sagrada.

Assim posto é comum com a expansão histórica da crença em Jesus Cristo e na sua mensagem e apreensão do conceito do Deus bíblico, o enobrecimento do perfil físico das igrejas, catedrais, dos alteares, púlpitos, ornamentos religiosos, liturgias e portanto a música. Em todos esses quesitos o que produzido e oferecido a Deus é o mais nobre do que se possa produzir e oferecer a Deus.

Os esforços em aproximar o perdido, o inconverso da mensagem cristã tem promovido ao longo da história da igreja cristã uma aproximação necessária e lógica entre o mais nobre, entre o mais sagrado e mais popular e profano. Esse processo não é ruim e nem errado em si, pois já que como linguagem, a música deve ser entendida e cativar o ouvinte tanto ou mais do que quem a toca ou canta, levando a efeito à compreensão e à experiência com o divino.

O erro é quando esquecido o princípio do sagrado ( percebido e reproduzido em todas as religiões desde as mais primitivas  e não cristãs ) é esquecido por pessoas que conheçam e creiam na verdadeira mensagem do cristianismo e  como elevado princípio estritamente bíblico.

Dessa forma essa postagem faz a seguinte reflexão legítima:

Até quando decair do sagrado ( consagrado unicamente a Deus ) e do concebido como algo perfeito dentro do esforço mais legítimo e possível possa ser trocado por um tipo de música igualmente produzida para o lazer e entretenimento secular do próprio homem sem nenhuma separação?

O vídeo acima é da igreja Mórmon nos EUA, uma igreja paraprotestante como Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, etc. com problemas teológicos estritamemente anti biblicos mas herdeira da melhor tradição protestante construída historicamente e que não se rende a modismos e exageros as quais congregações e igrejas com teologia mais bíblicas perderam todo o cuidado.


Gostaria de ouvir as colocações dos irmãos sobre esse importante  e polêmico assunto e que ele fosse tratado em suas respectivas igrejas que mais e mais por várias questões não conseguem mais espaço para uma musicalidade de melhor qualidade, não obrigatoriamente que seja a hinologia tradicional de mais de dois séculos, mas que não decai tanto e complexidade, beleza e nobreza, dedicada a Deus.


NOTA IMPORTANTE:

O vídeo acima, no início da postagem, é um registro e uma produção da Igreja Mórmon, da qual, ou com a qual não concordo com as suas doutrinas singulares e frontalmente anti-bíblicas se distanciando muito além de outro grupos paraprotestantes.

A razão é que o cuidado  inegavelmente exemplar deles com a música dedicada a Deus, desde a formação, treinamento, dos músicos e cantores e seu lugar no serviço litúrgico são claramente exemplares no que se concebe como algo concebido e dedicado ao Criador de todas as coisas, ao único e Supremo Deus que nem o céus dos céus podem contê-Lo e a toda a Sua glória.

Agora para você que não compreendeu ainda do que estamos falando, o que se refere a um grave problema de discernimento básico e de percepção do que convém e do que não convém na igreja, do princípio básico de se dedicar a Deus algo que somente seja nobre, louvável, perfeito, único. Essa era a grande lição do sacrifício oferecido a Deus, somente animais belos, sem defeitos.

Enquanto isso no Brasil, por várias razões práticas e culturais incluída aí  uma dificuldade de manter e atrair jovens para a igreja ( ??) e num esforço injustificável em bajular esses  mesmos jovens, aliado tudo isso a uma completa e crassa falta de bom senso e de bom gosto, numa situação claramente patética em que a cauda é quem abana o corpo do cão e não ao contrário, líderes, pastores sorriem e apóiam inadvertidamente tudo o que é mal feito e de péssimo gosto, de má origem no mundo e trazem, introduzem e incentivam dentro das suas próprias igrejas!


O segundo vídeo  ( e espero que vocẽ não seja mais um dos relativistas, fora e dentro da igreja que acham que nada é definitivo, depende de como se olhe e veja ) registra o que foi feito e deve estar sendo feito e aceito, em muitas igreja pelo Brasil. Tal fato lamentável ou pelo menos suspeito se explica na ânsia e com base em uma conceito errado de que tudo pode ser repentinamente tornado sagrado para Deus, independente da qualidade básica imaginada e aceita quase que universalmente. Em todas as religiões do mundo incluindo religiões não cristãs, com todas as variáveis culturais e econômico-sociais, não se dedica a uma divindade, seja qual for, o pior, o desprezível. Uma lição muito mais digna de atenção por se tratar no caso de cristãos, de crentes evangélicos, a música como louvor, dedicada ao único Deus, o criador de todas as coisas o doador de nossas próprias vidas. E isso é fato, infelizmente, e pior recorrente nos dias de hoje em muitas igrejas no Brasil, notadamente as pentecostais.

Finalmente, fale desse assunto, principalmente entre os jovens e líderes na igreja, entre os músicos, encarregados da música nos cultos e nas reuniões, estudem biblicamente sobre o assunto e sobretudo permeie toda essa ação com oração. Não é possível que se erre orando e ouvindo a direção de Deus. Que Deus abençoe a sua igreja no Brasil.

Por Helvécio S. Pereira


-

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!