"Oceans"

domingo, 5 de novembro de 2017

HÁ ALGUMA IGREJA PERFEITA? COM SEGURANÇA É POSSÍVEL ASSEGURAR-SE QUE SE ESTÁ NA IGREJA MAIS CORRETA O TEMPO TODO? CATÓLICO, ORTODOXO, PROTESTANTE, REFORMADO, EVANGÉLICO, PENTECOSTAL, NEOPETECOSTAL, PARAPROTESTANTE, QUAL IGREJA ESCOLHER?


Catedral em Barcelona, da "Sagrada Família"** veja mis no link ao final da postagem!

O
cristianismo é um movimento, esse movimento é definido como "igreja" pelo seu fundador, Jesus Cristo, mas igreja no seu sentido usado pelo Salvador, é diferente do que usamos no dia a dia: significa conjunto de pessoas eleitas a uma condição especial, diferenciada. Pessoas essas que eram antes comuns, absolutamente comuns, pertencentes à uma cultura, época, sob um regime político. com determinados valores e portanto comportamentos válidos para si mesmos e que agora passam a ter uma outra cidadania, pertencerem a um outro reino, serem voluntariamente sujeitas a outro governo e senhorio e com novos direitos e investidura, novos poderes, embora fisicamente estejam vivendo no mesmo lugar e mundo em meio a outras pessoas que não têm ainda essas novas características.

É semelhante ao fato de alguém pertencer a uma nação, ter uma nacionalidade e ao receber uma nova nacionalidade de um outro país de uma outra nação. É como alguém que vive no Brasil e o receber a notícia de ter a sua cidadania italiana reconhecida, mesmo vivendo ainda no Brasil passa a gozar de todos os direitos de um cidadão italiano do outro lado do Atlântico lá na Itália. Não tem nada ver com simpatia por uma específica igreja, por um a denominação, por um ministério, por um pastor, por um missionário, por um líder cristão, por uma paróquia, congregação, teologia ou corrente teológica. Não se trata de um status ou uma relação humana.

Sob esse aspecto, se é ou não um cristão, se é ou não um  salvo, se é ou não de Deus! por isso que muitas pessoas presentes nas melhores e piores correntes cristãs, nas melhores e piores igrejas podem ser cristãos autênticos ou para surpresa deles e nossa, não! O padrão de Deus não é o padrão humano embora visualmente, empiricamente uma coisa se confunda com a outra!

Uma boa igreja, um bom líder, um bom pastor ou padre, um teólogo podem ser efetivamente aquilo que Deus espera deles em determinada época e na mesma igreja ( denominação,corrente cristã, teologia ) pode estar completamente afastada de Deus em outra!

Em um período absolutamente curto historicamente uma mesma igreja pode se transformar de benção em uma praga, de um conjunto de crentes fieis e revestidos de poder em apóstatas, em um conjunto e trupe de inúteis, vaidosos, sem poder, sem inspiração, cegos e contra as coisas de Deus! E como a prosperidade trás naturalmente conforto e organização, essa mesma igreja decadente poderá aos olhos humanos estar cada vez melhor! é o que exatamente normalmente acontece! não se t notícia objetiva do contrário!quando um pequeno grupo de irmãos percebem alguma apostasia real, normalmente saem  e começam da estaca zero uma nova denominação com muita limitação financeira e menos conforto.

Há recorrentemente um grupo de cristãos autocríticos que até percebem defeito  nas suas igrejas de origem e maiormente nas demais igrejas e se tornam segundo eles e segundo os que lhes também criticam "desigreijados", entretanto do ponto de vista bíblico, não há o "desigreijado denominacional", sempre do ponto de vista de Deus, estamos "dentro" ou "fora", "úteis" ou "inúteis" estando  nós dentro de e uma igreja ou fora de qualquer igreja.

É aparentemente óbvio que "dentro de uma igreja" sempre haverá algo para ser feito, algo útil, um lugar para encaminhar outras pessoas, orar por elas, dar-lhes ânimo e socorro , enquanto sem endereço, fica mais difícil levar outras pessoas a ouvirem e erem um lugar mais confiável para aprenderem e ouvirem a Palavra de Deus, mas isso ainda é um aspecto humano e nem tanto espiritual!

Grandes denominações ou estabelecidas há mais tempo com estrutura e dinheiro, dão emprego, dão carreira, dão status, todas as coisas que podem mesmo para o mais sincero do ministro e do crente dar uma segurança humana e sobretudo impedir-lhe que faça críticas com base na direção de Deus e perca repentinamente todas as benesses que tenha conseguido!

Claro que em termos normais não é pecado e nem um erro, nem um problema, mas que ao longo dos anos e das constatadas modificações e transformações humanas nas organizações religiosas é fatal! sempre terminam assim!

As igrejas, denominações, divisões no cristianismo são de todo ruins? obviamente que não! mas elas dentro do grande oceano do Reino de Deus, têm todas o seu papel limitado e transitório, que vai de uma ascensão até um declínio pelo desgaste!

E é exatamente nesse contexto que um versículo muito mal usado, maldosamente usado, intelectualmente desonesto é usado de crentes contra crentes, de igrejas, denominações contra outra denominações:


Bíblia King James Atualizada
E vos dirão: ‘Ei-lo aqui!’ Ou: ‘Lá está Ele!’. Não vades, tampouco os sigais! 
João Ferreira de Almeida Atualizada
Dir-vos-ão: Ei-lo ali! ou: Ei-lo aqui! não vades, nem os sigais;   
King James Bible
And they shall say to you, See here; or, see there: go not after them, nor follow them.
English Revised Version
And they shall say to you, Lo, there! Lo, here! go not away, nor follow after them:

Mateus 24:23
Então, se alguém vos anunciar: ‘Vede, aqui está o Cristo!’ ou ‘Ei-lo ali!’ Não acrediteis. 
Marcos 13:21
Se, todavia, alguém lhes anunciar: ‘Eis aqui o Cristo!’ Ou ainda:‘Ei-lo logo ali!’ Não deis qualquer crédito a isso! 


Obviamente a passagem em questão se refere à volta do Senhor Jesus, esse é o ponto de seu ensino e advertimento, mas vemos sempre crentes usando esses versos contra alguma denominação desafeta sua, geralmente em crescimento, ou mais diretamente contra bordões, jargões ou propagandas feitas por novas e grandes denominações neopetencostais que anunciam e prometem  milagres em seus templos. Uma coisa não tem nada com outra: não exclui e nem proíbe o convite a alguma reunião em algum lugar específico, mesmo porque o milagre, a presença do próprio Senhor Jesus se fará unicamente pela reunião em Seu nome. Eu entendo que em uma mesma igreja , denominação, Jesus se faça absoluta e realmente presente me uma reunião e não se faça em outra, pelo pregador, pela mensagem, pelo grupo de pessoas e seu espírito naquele momento.

Da mesma forma a melhor teologia não é sinônimo de sucesso espiritual, cumprimento da vontade de Deus em todas as áreas da vida dos crentes, o que infelizmente temos visto com frequência, recorrência nas nossas vidas e nas vidas dos demais cristãos e crentes.

Se alguém almeja, deseja e busca todas as bençãos e todos os cumprimentos de promessas encontráveis na Palavra de Deus terá que crer por si mesmo, até independentemente da igreja e da corrente teológica por ele sentimentalmente defendida e abraçada!

A nossa segurança e o nosso progresso espiritual só são possíveis de uma única forma e sem caminhos alternativos: ligados a pessoa do próprio Senhor Jesus!

Claro que estaremos em algum lugar, real ou virtual, no passado paulo e demais apóstolos estavam de certa forma virtualmente através de cartas e orações uns pelos outros. Longas distâncias, perigosas e cansativas viagens os separavam de tal forma que muitas vezes se viam uma vez ou poucas mais em toda uma vida! hoje podemos ter ligações espirituais, afetivas, com crentes de quaisquer lugares do mundo, pessoas que mui certamente só as veremos fisicamente nos céus, mas essa é a igreja verdadeira de do nossos Senhor Jesus Cristo: o grande grupo de crentes de todas as épocas, culturas, povos e nações, elevados a categoria de o corpo de Cristo na Terra, não para terem uma ocupação religiosa, denominacional, litúrgica, estética, modinha, tradicional ou moderninho mas com poder real contra as hostes celestiais da maldade e contra os homens e mulheres que servem as trevas andando eles mesmos em trevas, perdidos, erráticos, fazendo o que é mal e errático!

Se você está, se encontra em alguma denominação, isso não está errado, lembre-se entretanto, que nós pertencemos a uma igreja real, verdadeira, acima das denominações, das correntes teológicas, da simpatia religiosa, do emprego em alguma organização religiosa, da segurança humana de um grupo seja qual ele for!

Que ao testemunharmos e pregarmos, não é a esses grupos, às essas igrejas, denominações, que devemos levar as pessoas a fazerem parte, em primeiro lugar, mas ao Reino de Deus e à cidadania dos céus!

Não há teologia cem por cento perfeita, na verdade toadas as igrejas comentem deslizes teológicos biblicamente visíveis e risíveis,maiores e menores, mais e menos importantes. Não se gabe e nem procure pelos em ovos nesse assunto! há sempre o mais importante e durável a ser feito!

Em termos práticos não é a IURD que diz bobagens ou ensina bobagens, todas ensinam alguma bobagem inclusive a minha igreja a qual tecnicamente pertenço! mas todas onde o mínimo da Palavra de Deus é pregada e anunciada, onde orações são feitas em o nome do Senhor Jesus, tem sido locais onde pessoas tem alcançado a mudança de vida, o conhecimento de Deus, o milagre,, a guinada definitiva em suas próprias vidas.

Ah! mas você diz: não é tão perfeito assim! muita gente não é ensinada ou alcança "x" qualidade espiritual em suas vidas... eu pergunto: foi por acaso diferente no tempo e com a presença física do Senhor Jesus? O Deus Trino não saberá por acaso cuidar Ele mesmo de Sua obra? somos nós cada um insatisfeitos, críticos podermos fazer melhor do que Ele?

Certamente que não!

Que sejamos abençoados e modificados com essa reflexão!


Por Helvécio S. Pereira*

*graduando em teologia


** sobre a catedral catalã da Sagrada Família
FONTE ADICIONAL:
CLIQUE AQUI!




RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!