"Oceans"

segunda-feira, 26 de março de 2012

O FUTURO É INDOMÁVEL, JÁ ESTÁ ESCRITO OU NÃO?

Essa é uma preocupação fora e dentro do cristianismo nem sempre resolvida  e apenas as pessoas se posicionam em um ou outro lado, as vezes relativamente justificada a sua posição pessoal, a partir de experiência e, ou  fatos  relatáveis e dificilmente cabais como prova de uma ou outra coisa.

Para cristãos evangélicos, protestantes, há os deterministas e no caso se autointitulam deterministas bíblicos. Há uma profusão de livros explicitando a sua posição, como artigos, sites, blogs, fóruns, etc. De outro lado ou ponta há os que não têm essa posição e há também os que buscam uma conciliação entre as duas. As implicações finais, saltando as vastas discussões em torno do assunto, é que se alguém é pobre e morre de diarréia por exemplo é porque Deus já determinara esse fato. Se outro é rico e tudo lhe sucede bem é porque Deus também já determinara esse fato e assim todos os fatos desde os com enorme repercussão como as duas grandes guerras, seja o descobrimento da América ou até a quebra do dedinho do pé esquerdo de uma senhora de setenta anos. Deus seria segundo alguns, a causa primeira e única de todos os fatos.

O problema é que a justiça de Deus ou o seu atributo de o Justo, o plenamente justo fica deteriorada. E não há como afirmar outra coisa. Outro ponto é a inercia de Deus: Deus não pode fazer mais nada e nada diferente do que já fez na "eternidade" um ponto obscuro do passado infinito.

Tanto no determinismo como no fatalismo temos um problema importante e grave: se nada pode ser mudado, Deus não é Todo Poderoso, pois haverá coisas que não poderá desse modo fazer ( ou refazer ). Quanto a liberdade outro ponto muito discutido, é que deterministas negam o livre-arbítrio filosófico e algo que o valha antes mesmo do homem (portanto nada a ver com o livre-arbítrio grego ). A menor possibilidade de liberdade, daí a resistência deles em reconhecer esse ponto, derruba seu arcabouço teológico e cosmovisão.

Na outra ponta temos os defensores do caos ou seja Deus não pode nada, está ausente se ele de fato existe, nós podemos tudo, evoluimos, crescemos, aprendemos e nos tornaremos deuses de nós mesmos, ou seja um delírio. 

A ciência não fica de fora e simplificadamente a teoria mais recente é que o presente é o passado que evaporara e que o futuro ainda não existe.

Biblicamente temos não poucos  pródigos registros bíblicos, esquecendo-se da elaboração humana recente ou passada, vista como realidade revelada, temos as duas coisas: Deus vê toda a realidade ( passada, presente e futura ) em todas as suas multifacetadas dimensões e Deus é capaz, pode de fato entrar na realidade presente e mudar o que quiser e o futuro só será o que Ele permitir. Nada escapa portanto ao Seu poder e conhecimento, nada lhe é escondido ou oculto.

Dessa forma os diversos agentes que produzem essa realidade são pela Bíblia, diversos, entre eles: Deus ( o primeiro ), o homem ( no caso de nossa breve história pessoal, individual e coletiva ) e espíritos do mal ( ocasionalmente anjos do bem, em serviço a nosso favor. Esses três tipos de agentes interagem e produzem a nossa ralidade (lembrando que a realidade humana é apenas um recorte na imensa e supõe-se infinita criação de Deus, seja no universo  perceptível ou no sobrenatural.

A grande questão é: podemos ser o que não somos ou nos tornar melhores ou piores a cada instante ou não? Do ponto de vista do indivíduo o perdido pode salvar-se e o salvo pode perder-se a cada dia ou mudança de estado e de perspectiva? Judas Iscariotes descrito com  fidelidade cerca de setecentos anos antes de Cristo poderia deixar de trair o Senhor e perder a sua alma? Jerusalém cidade da qual o próprio Senhor diz querer ajuntar os seus habitantes como uma galinha ajunta seus filhotes poderia deixar de sucumbir no ano 70 d.C.?

É a profecia uma predição ou uma determinação, ou ainda as duas coisas, as vezes uma e outras vezes outra?

Transpostas essas questões para o nosso dia a dia e experiência pessoais como podem ser compreendidas nossa percepção pessoal, escolha, prioridades, valores, defeitos e qualidades, maldades e virtudes e que realidade Deus coloca de fato diante de cada um de nós? O mal pode ser evitado, tenha a origem que tiver, no homem ou fora dele e o bem reafirmado e a verdade estabelecida?

Qual o desafio da oração semelhante a exortação feita a Pedro pelo Senhor Jesus, que o próprio  Filho de Deus orara para que Satanás não o cirandasse como trigo?

Qual a lição e a esperança para nós hoje?

Qual a importância do fato da igreja ( templo ) como descrita como "Casa de Oração"?

Por que, do ponto de vistas prático devemos, somos exortados a orar nesse contexto e nessa perspectiva de futuro como realidade que ainda não aconteceu ainda? 

É o que exploraremos em postagem seguinte e oportuna.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!