"Oceans"

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O CRISTIANISMO NÃO É UMA RELIGIÃO HOMOGÊNEA... ALIÁS NENHUMA RELIGIÃO PAGÃ O FOI E NEM TAMPOUCO HOJE NENHUMA RELIGIÃO NÃO CRISTÃ O É. SE ALGUÉM SABE MAIS SOBRE DEUS POR QUE OS DEMAIS NÃO O SABEM NA MESMA MEDIDA MESMO SENDO CRISTÃOS? E MAIS: JUDAS FOI ESCOLHIDO OU SE OFERECEU PARA SEGUIR A JESUS? SAIBA AGORA!


Duas menções ideais são colocadas pelo próprio Senhor Jesus e elas chegam até nós através dos Evangelhos:

uma delas é que se tivermos amor uns pelos outros ( cristãos para cristãos ) o mundo conheceria ou conhecerá o Salvador;

a outra declaração é que fôssemos um.


É verdade que o reconhecimento pelo amor é lago repetiticiamente reconhecido em fatos ocasionais e isolados. Muitas pessoas creram em Deus ao perceberem o amor elevado que determinado  grupo de cristãos cultivam entre si superando o amor que parentes consanguíneos muito compreensivamente teriam ou têm entre si. Mas isso nunca ocorreu em escala global, ou seja envolvendo de forma real todos os crentes e cristãos do mudo!

Por outro lado nunca fomos "um" no que diz respeito à compreensão das coisas de Deus e no que se refere principalmente a dogmas e a própria liturgia, duas manifestações bastante visíveis da igreja, comunidade, instituição religiosa elaborada e tradicionalmente concreta nas sociedades tanto do passado como nas presentes.

Se é verdade, se pelo conhecimento, circustâncias e estudos específicos, alguns vejam com mais clareza e compreendam determinadas facetas a cerca de Deus e de sua obra  para a igreja, para os crentes e para a humanidade, mesmo entre esse seleto e privilegiado grupo, o consenso parece estar longe de ter existido ou mesmo de existir!

Quase todos os crentes e cristãos nutrem uma admiriação pelo grande apostolo Paulo, mas deixe-me dizer ( e tenho sempre dito isso em muitas ocasiões ): Paulo não suportaria os nossos modos religiosos mais inocentes e nós também em pouco tempo perderíamos, se não toda, boa parte da nossa simpatia por ele!

Não poucos grandes líderes ( grandes por, por bem ou por mal  terem atraído pessoas e fundado grandes instituições religiosas, algumas mais ou inteiramente bíblicas e outras nem tanto e outras ainda apócrifas. O que os conduziu e atraiu tantas pessoas e prosélitos foi a sua maneira diferente de verem a si mesmos, a obra de Deus e claro a Deus. Enganados ou enganando as pessoas, sinceros e erráticos em muitas conclusões, acertivos em outras, por que  finalmente se os que os movia ( em muitos casos ) era um zelo maior por que não se mantiveram com as mesmas compreensões e entendimento?

Lutero foi o desencadeador do reconhecimento da salvação pela graça mas Lutero, o grande e admirável Lutero nutriu muitos pensamentos erráticos e antibíblicas ainda que em menor monta e declarara certa vez que todos os judeus deveriam ser assassinados!

João Calvino que com sua pregação promoveu uma transformação tal em grande parte da Europa, transformação essa que até os dias de hoje trás notórios benefícios e estabelece uma diferença e qualidade de vida exemplares e invejáveis nos dias de hoje, entre a compreensão errática da predestinação, declara em certo momento que todos que aceitassem que a Terra se movimentasse em torno do Sol deveriam ser destinados ao inferno!

Poderíamos citar a grande profeta do Adventismo do Sétimo Dia, o fundador das Testemunhas de Jeová e o fundador da Igreja dos Santos dos últimos Dias, entre muitos outros grandes exemplos só para citarmos os Paraprotetantes ( igrejas que herdam a ética protestante mas que diferem em parte ou mais radicalmente em muitas outras crenças originais dos demais cristãos evangélicos, de seu tempo, anteriores ou mais modernos! )

No Brasil o missionário falecido David Miranda, além de pregar curas bíblicas e a salvação em Cristo, a santidade advinda de uma rejeição radical "as coisas do mundo" pregava o não corte dos cabelos pelas mulheres e se caso elas o fizessem correriam o sério perigo de serem lançadas no inferno!

Ainda no Brasil, o bispo Edir Macedo erigiu a sua igreja na prática do "sacrifício da oferta". Criticado por todos os demais líderes e imitado simploriamente por outros, estabeleceu como meta e estratégia interferir na vida política do país, interferir na cultura mais do que  conseguir e prender adeptos ou fieis em torno de si e conseguiu impor em horário nobre na Tv aberta, sem ser prosélito, o conhecimento bíblico do Deus de Israel.

Fato inegável que mesmo no e desde o Catolicismo Romano com a criação das Santas Casas de Misericórdia, creches e escolas ou antes em Roma na criação de hospitais para as pessoas, ou da prevalência de algumas igrejas ou denominações cristãs em regiões e países, como os Mórmons no estado norte-americano de Utá ou calvinistas na Suíça, ou mesmo outras denominações, ou a IURD no Brasil, com todos os defeitos e erros teológicos que possam ser atribuídos a católicos, adventistas, mórmons, calvinistas, pentecostais e neo pentecostais, como uma massa que leveda e cresce, é incomparável e portanto único a influencia benéfica do cristianismo como movimento no mundo!

Nas palavras do professor emérito da USP, co-fundador do PT, Partido dos Trabalhadores, ateu, marxista convicto, Sociólogo, professor Chico Oliveira: "o cristianismo humanizou o mundo"!

Apesar de todo conflito e distorções, exageros, omissões que possam ser avaliadas, as portas do inferno não prevaleceram e não prevalecerão contra a Igreja, a assembleia do Senhor Jesus, que muitas vezes se confunde com um movimento, uma denominação, uma teologia, as vezes é tudo isso ou apenas parte disso mas que indubitavelmente está muito além de tudo isso!


A resposta está na liberdade que cada um de nós tem para crendo, realizar alguma coisa, realizar muito, realizar muito pouco ou realizar anda e sermos reprovados!

Não somos predestinados como apregoa erraticamente o calvinismo, predestinados para uma salvação. Somos predestinados após sermos salvos, muitos ou alguns de nós para uma obra que poderá ser bem sucedida durante um tempo, durante muito tempo, ou ainda bem mais breve. Mas muito de nosso ativismo e compreensão são apenas possibilidades que podemos realizar com a ajuda dEle, ou por nós mesmos.

Muitas vezes, como crentes erigimos uma doutrina sobre algo simplório e raso, não que esse seja o principal problema pois o que nos credencia diante de Deus é o tamanho do amor que temos por Ele.
Desse modo, independentemente da igreja, denominação e corrente teológica que circunstancialmente estejamos compromissados, a nossa segurança está no amor com que O amamos e como permitimos que sejamos amados por Ele. 

Nenhum crente é melhor por ser Calvinista com alguns erros e distorções teológicas ou Arminiano com outras... ou adventista, ou luterano, ou Voz da Verdade, etc, etc. Podemos ser o crente menos aceito e aprovado na melhor denominação e  igreja! do mesmo modo podemos ser aceitos como o Samaritano na igreja e denominação menos benquista e confiável!

Mesmo porque não há "a melhor igreja ou denominação" nem a "melhor teologia". Talvez por isso Jesus tenha nos advertido que se disserem que Deus está em tal lugar ( só naquele lugar! ) não é para irmos lá. Ele está sempre quando nos reunirmos sem Seu nome! Ele está sempre no momento e não no lugar! Em uma mesma igreja, Deus pode estar em uma reunião e não em outra!


O vídeo a seguir é esclarecedor sob muitos aspectos!

Essa minha introdução pode parecer que nada tem a ver com o tema do vídeo, ou que o tema do vídeo não seja relevante! 

Eu acho que sim, espero que cada um possa concluir as mesmas coisas que ele me fez pensar e possa ser igual ou mais abençoado!

A vida desse homem que caiu total e definitivamente em desgraça, a ponto do Senhor Jesus dizer que um aborto seria mais feliz do que ele, nos faz refletir nas oportunidades que temos para sermos benção ou deixarmos de sê-lo.


Que o Senhor nos abençoe, amém!


Por Helvécio S Pereira*

* graduando em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!