"Oceans"

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

QUAL A JUSTIFICATIVA PARA OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO

Para alguém que se confesse e se reconheça como Calvinista autêntico, os assim chamados "cinco pontos" são fudamentais em sua confissão. Não é possível ser calvinista e ignorá-los, e não saber minimamente expô-los e explicá-los. Não é um elemento acessório ao cristão autênticamente calvinista. Ele deve sabê-los, como se articulam, e proclamá-los no seu testemunho cristão, reproduzindo outros cristãos igualmente calvinistas.

 

 

Os Cinco Pontos do Calvinismo

Laurence M. Vance - O Outro Lado do Calvinismo

Capítulo 5

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO
As doutrinas do Calvinismo são habitualmente definidas e discutidas como os Cinco Pontos do Calvinismo. Estes cinco pontos são a soma e a substância do sistema calvinista: a marca distintiva que separa os calvinistas de todos os demais cristãos. Isto é afirmado em termos precisos por todos os calvinistas:

O sistema calvinista especialmente enfatiza cinco doutrinas distintas. Estas são tecnicamente conhecidas como os Cinco Pontos do Calvinismo, e são o principal pilar sobre o qual repousa a superestrutura.[1]

O Calvinismo, então, pode perfeitamente ser considerado como certas doutrinas básicas, os assim chamados “cinco pontos do Calvinismo.[2]

Os cinco pontos fornecem uma estrutura básica que é muito bem adaptada para a expressão de certas ênfases características do Calvinismo.[3]

De acordo com a prática batista de desassociação do nome de Calvino, Tom Ross chama estes pontos de “os cinco pontos das doutrinas da graça.”[4] E embora a maioria dos calvinistas enfatiza que Calvino não formulou estes pontos, eles alegam que “foi Calvino que desenvolveu estas verdades, sistemática e plenamente; e por essa razão, elas vieram a ser chamadas pelo seu nome.”[5] Spencer sustenta que elas foram desenvolvidas “em honra ao grande teólogo francês, João Calvino.”[6] Custance responde com mais detalhes:

Então aí estão: os Cinco Pontos, as cinco grandes afirmações do sistema paulino-agostiniano-calvinista da Fé Reformada que juntos constituem uma confissão suficiente, sustentável, coerente e inteiramente bíblica que é realística no que diz respeito aos poderes, posição e necessidade do homem, e honroso a Deus em sua fidelidade ilimitada ao princípio da graça soberana.[7]

Assim, ainda que o próprio Calvino não formulou os Cinco Pontos, eles são “verdadeiramente representantes de sua teologia.”[8] Mas antes de explorar as alegações dos calvinistas para os Cinco Pontos, deve ser observado que há alguma divergência entre os calvinistas em relação aos Cinco Pontos.

A estes cinco pontos, Mason acrescenta um anônimo sexto.[9] Leonard Coppes acha que devia ser dez, estando entre os acrescentados[10] o batismo infantil e a teologia do pacto, que não é uma má idéia considerando a história rigidamente reformada e a natureza do Calvinismo. “Restringi-lo a cinco pontos,” diz Palmer, “é julgar mal e desonrar o homem e o movimento que carrega seu nome.”[11] Assim ele os faz muitas vezes melhor, mantendo que “o Calvinismo não está restrito a cinco pontos: ele tem milhares de pontos.”[12] Mas ele não pára por aí, pois ele mais para a frente ainda amplia: “O Calvinismo tem um número ilimitado de pontos.”[13] Um outro calvinista sustenta que associar o Calvinismo com os Cinco Pontos “indevidamente limita a perspectiva do Calvinismo.”[14] Mas por outro lado, alguns calvinistas estão prontos a prescindir dos pontos completamente. O famoso teólogo presbiteriano Dabney observou que “historicamente, este título é de pouca precisão ou valor; eu o uso para denotar certos pontos de doutrina, porque o costume tornou familiar.”[15] O batista Good lamenta: “Embora este sistema mnemônico tem sido útil de muitas maneiras, ele muitas vezes tem dado falsas impressões. Também tem sido desagradavelmente deturpado para significar o que seus autores nunca pretenderam dizer, e tem sido caricaturado para fornecer material para todos os tipos de zombaria. Por estas, e possivelmente outras razões, tem-se levantado uma dúvida considerável quanto à sua atual validade em correta e adequadamente expressar o que aqueles que acreditam nas doutrinas da graça realmente querem dizer.”[16] Mas independente de quantos pontos o Calvinismo tem, o que é importante é a alegação feita por eles pelos calvinistas.

Como o Calvinismo em geral, a alegação é feita pelos Cinco Pontos do Calvinismo que eles não são nada senão o Cristianismo bíblico:

Eles são firmemente baseados na Palavra de Deus.[17]

Há apoio escriturístico independente para cada um dos cinco pontos.[18]

A Bíblia contém uma abundância de material para o desenvolvimento de cada uma destas doutrinas.[19]

Quanto à origem e propagação dos Cinco Pontos, Clyde Everman afirma: “Foi o próprio Deus que originou as cinco afirmações da graça.”[20] Mark Duncan declara que “Cristo ensinou as doutrinas que vieram a ser chamadas os cinco pontos do Calvinismo.”[21] É ainda sustentado que “este ensino foi considerado verdadeiro pelos apóstolos.”[22] Os batistas da Graça Soberana insistem que “os batistas têm crido e ensinado estas doutrinas desde o início da primeira Igreja Batista.”[23] De fato, alguém não é um “batista genuíno”[24] e não pode haver nenhuma “igreja batista genuína”[25] a menos que os Cinco Pontos do Calvinismo sejam cridos e ensinados. O presbiteriano Sproul, entretanto, refere aos cinco pontos como os “Cinco Pontos da Teologia Reformada,”[26] algo que os batistas objetariam. Mas não apenas os Cinco Pontos do Calvinismo devem ser ensinados: eles devem ser pregados. Ben Rose insiste que os “disputados pontos do Calvinismo devem ser pregados,” e “não vale a pena ter uma doutrina que não deve ser pregada.”[27] O último e o mais espantoso uso dos Cinco Pontos do Calvinismo está em fazê-los o primeiro ponto dos Cinco Pontos da Reconstrução Cristã.[28] Este movimento novo e crescente enfatiza a teologia do pacto e o pós-milenismo da teologia reformada mas com uma esquisitice acrescentada: ética teonômica; que significa: ainda estamos debaixo da lei do Velho Testamento. Mas como isto é oposto até por aqueles que estão dentro do grupo reformado,[29] isto não é relevante para a nossa discussão do Calvinismo.

[1] Boettner, Predestination, p. 59.
[2] Engelsma, Defense of Calvinism, p. 6.
[3] Roger Nicole, Prefácio a Steele e Thomas, The Five Points of Calvinism, p. 7.
[4] Tom Ross, Abandoned Truth, p. 16.
[5] Engelsma, Defense of Calvinism, p. 7.
[6] Spencer, Tulip, p. 9.
[7] Custance, pp. 223-224.
[8] Ibid., p. 71.
[9] Mason, p. 4.
[10] Coppes, p. xi.
[11] Palmer, p. 5.
[12] Ibid.
[13] Ibid.
[14] George W. Knight, Introdução a Coppes, Are Five Points Enough? The Ten Points of Calvinism, p. iv.
[15] Dabney, Calvinism, p. 3.
[16] Kenneth H. Good, God’s Gracious Purpose (Rochester: Backus Book Publishers, 1979), p. 11.
[17] Seaton, p. 8.
[18] Gunn, p. 4.
[19] Boettner, Predestination, p. 59.
[20] Clyde T. Everman, em “The Baptist Examiner Pulpit Forum,” The Baptist Examiner, 1º de dezembro de 1995, p. 4.
[21] Mark Duncan, The Five Points of Christian Reconstruction from the Lips of Our Lord (Edmonton: Still Waters Revival Books, 1990), p. 10.
[22] Jimmie B. Davis, em “The Berea Baptist Banner Forum,” The Berea Baptist Banner, 5 de fevereiro de 1995, p. 30.
[23] David O’Neil, em “The Berea Baptist Banner Forum,” The Berea Baptist Banner, 5 de fevereiro de 1995, p. 30.
[24] Jack C. Whitt, em “The Baptist Examiner Pulpit Forum,” The Baptist Examiner, 1º de dezembro de 1995, p. 4.
[25] Joseph M. Wilson, “The World’s Three Great Errors About the Church,” The Baptist Examiner, 23 de novembro de 1991, p. 2.
[26] Sproul, Grace Unknown, p. 115.
[27] Ben Lacy rose, T.U.L.I.P.: The Five Disputed Points of Calvinism, 2a. ed. (Franklin: Providence House Publishers, 1996), p. vii.
[28] Duncan, p. 3.
[29] Ibid., p. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!