Um dos assuntos mais fascinantes e que de diversos modos tem ocupado mentes mais ou menos brilhantes e as vezes nem tanto, é a posibilidade de além do homem, ou seja de nós seres humanos, haver vida inteligente em outros lugares desse vasto universo que conhecemos muito mais recentemente mas ainda muito pouco.
Essa é exatamente o tipo de pergunta com apenas duas possibilidades de respostas, sendo cada uma correspondente a possibilidade igual de cinquenta por cento. Isso significa que quem afirmar que sim poderá ter 50% de possibilidade de em um futuro estar correto! igualmente quem disser não possui a mesma possibilidade de estar proferindo uma resposta verdadeira!
Ambos os lados, a cada descoberta se lançam apaixonadamente em discursos e teses de que a sua opinião é de fato a verdadeira.
Para começarmos a trilhar um caminho mais seguro e menos apaixonantemente inclinado a esse assunto devemos abordar certas questões anteriores:
1) Não sabemos e não temos condições de sabermos!
Isso pode ser terrivelmente frustrante dada a nossa vaidade recentemente inflada por uma tão igualmente recente ciência e tecnologia desenvolvidas.
Mas isso é terrível, tal admissão é de fato terrivelmente frustrante!
Bem se você é ateu, realmente terá um problema pois você tem uma grande fé nos mecanismos auto determinantes que todas as coisas tendem a ser o que devam ser movidas por motivo algum e mais: elas são tediosamente repetitivas, logo se nós existimos e somos inteligentes, esse processo aparentemente inútil para o próprio universo tende a ser replicado em todos os lugares até uma presumida exaustão ou não!
Se você ao contrário é minimamente deísta,seja qual for a sua religião, já imagina que deva haver um motivo lógico, intencional, planejado e objetivo, e desse modo tanto pode haver novos seres ( nesse universo ) ou não haver mais ninguém, as duas possibilidades seriam lógicas e igualmente razoáveis!
2) Por sermos religiosos e crermos em Deus não sabemos e não saberemos tudo!
Por mais religiosos e amantes de Deus que sejamos, poderemos por ignorância em nome dessa fé, que não abrange todas as situações além da religiosa, posições que se mostrarão infantis e patética no futuro, teremos um problema para nossa fé e testemunho: Como poderemos estar certos sobre as verdades espirituais e sermos tão pateticamente simplórios e erráticos e patéticos com coisas práticas e da realidade?
Claro que uma coisa não implica em outra: um religioso não precisa ter conhecimentos de medicina se não for médico, pode estar certo como religioso e cego, ignorante e impotente diante de um caso médico! do mesmo modo o médico pode ser pleno conhecedor das condições médicas de um paciente e se mostrar ignorante acerca de questões espirituais. O problema dos dois será que, com base uma área da experiẽncia quererem se pronunciar sobre o que desconhecem.
Isso já aconteceu várias vezes, o Papado condenando Galileu Galilei e João Calvino do mesmo modo condenando a todos que cressem que o Sol e não a Terra fosse o centro do Universo! Atualmente a situação cômica se repete com os neo defensores da chamada teoria da "Terra Plana"!
Dessa forma devemos raciocinar em termos de propósito ajuntando para reflexão todas as informações possíveis, científicas e bíblicas por que não?
3) Biblicamente o que chamamos e apreendemos como Universo não é a primeira existência material das coisas e muito menos a única!
Se observarmos atentamente o Livro de Gênesis ( uma compilação de tradições, crenças e informações anteriores desde o surgimento ou criação do primeiro casal humano ), Deus criara no princípio, os Céus e a Terra.
Duas coisas podem ser apreendidas facilmente a partir dessa declaração ou dessa informação: a criação de tudo o que podemos ver, desde a simples percepção das estrelas sobre a atmosfera terrestre à noite como a própria Terra onde vivemos, existimos e temos todas as nossas complexas experiências vivenciais.
Deus já existia, como ser autônomo, autossuficiente, singular e único!E se existia existia em algum lugar, fora da criação que acabara de em certo ponto da existência total decidira criar! obviamente essa existência anterior de Deus era já de outra natureza, não como a natureza do universo recém criado como sabemos baseado em leis rígidas que, conhecidas em parte hoje, constituem tudo o que existe!
Se essa realidade já existia e continua existir hoje enquanto o nosso universo subsiste!
4) Deus é um solitário?
Uma outra ilação razoável que podemos fazer é que Deus, se algum dia ( em tese em algum tempo ) esteve só ) já não estaria só. Tal realidade é que embora a "serpente" tivesse no "jardim" e integrada à toda a Criação ali descrita, aparente e certamente tinha existência e vida anterior ao próprio casal humano pois demonstrara conhecimento de Deus anterior a Adão e a Eva. A serpente falou com autoridade advinda da experiência e do tempo, daí a confiança e o assentimento do casal às suas palavras. É claro que no restante da Bíblia em ouros textos, compreendemos que a "serpente" era um ser de vida anterior à criação da Terra e do próprio universo e fazendo parte de uma categoria de seres espirituais.
O que seriam seres espirituais? talvez espiritual seja uma palavra que modernamente associamos erroneamente com "fantasmas"," seres etéreos", esfumáceos", "sem corpos", entretanto os seres espirituais não posem ser como uma nuvem ou fumaça, ou uma luz, pois vemos descrição deles como capazes de serem grandes, fortes, poderosos, podem ser aprisionados em correntes, torturados, lutarem, vencerem, produzirem ações no mundo natural, etc. Isso contradiz e afasta essa ideia fácil de que seres espirituais, angelicais e demoniacos seriam simples fantasmas. A sua natureza e o mundo que transitam são apenas diferentes e sujeitos a leis diversas do universo que existimos mas tão e tanto reais como nós somos e como omundo que vivemos!
5) A pergunta pois não é: há vida inteligente além de nós seres humanos mas se há vida inteligente no nosso universo?
Cientificamente a própria ciência hoje, embora não diga isso nos livros didáticos com o substantivo "Deus" adiante de tudo o que ela descubra e descreva, sabe que na Terra todos os recursos foram propositada e inteligentemente proporcionados para que tivéssemos as condições para construir a civilização que finalmente pudemos construir! Semelhantemente a uma lista que alguém encarregado de prover condições para uma construção ou fabricação de um equipamento, a omissão ou esquecimento de um ou mais detalhes implicaria na impossibilidade de realização de muitas coisas essenciais à nossa existência e desenvolvimento!
Um ou dois exemplos realmente notáveis são a existência de ouro e de diamantes na Terra ( há realmente incontáveis exemplos desse mesmo tipo de provisão de Deus para nós ). O ouro fora produzido a partir do interior de estrelas em fase de morte, e a explosão dessas mesmas estrelas em forma de supernovas enviou para todo o universo circundante à elas esse ouro que juntando-se à Terra em formação proveu de uma vez toda a jazida existente no mundo hoje! Já os diamantes não se formaram fora da Terra mas no seu interior, sob indescritível pressão e devido a explosões proporcionadas pelo núcleo ambos, ouro e diamantes emergiram até as camadas mais superficiais do planeta Terra!
Animais não precisam de ouro nem tão pouco de diamantes, esses dois elementos preciosos só se tornariam preciosos cultural e tecnicamente ( não constituem só adornos ou riquezas a serem acumuladas, hoje a sua aplicação tecnológica é de fato muito mais importante que ornamental ) para os seres humanos e foram providos para nós seres humanos, não foi um acaso!
6) Deus poderia tanto criar um universo para o ser humano como poderia criar o universo para vários tipos de seres diferentes!
A Deus todas as coisas são possíveis ( Jesus Cristo ) logo Deus não precisa ser econômico, contido, limitado, as duas possibilidades dessa forma são igualmente e razoavelmente possíveis: o universo só para o homem ou o universo para muitos seres diversos e igualmente inteligentes como na famosa série Star Trek ( tirando o péssimo gosto e péssima criatividade para a aparência de cada um dos bizarros seres da série )
O engraçado e o contraditório nas nossas especulações é que mesmo repetindo que Deus seja Todo Poderoso ( e Ele o é ) na prática o limitamos ou ao tempo que Ele criara e Ele mesmo está acima e fora desse tempo ou ao Espaço que Ele criara. Ou ainda à uma outra condição lógica por nós pensada e tão comum à nossa própria experiência!
Deus poderia e pode fazer as coisas sem estar preso a uma possibilidade e impedido de outras possibilidades. Oque podemos imaginar e supor com maior grau de acerto é que pela Sua perfeição, Deus sempre usará no Seu julgamento o melhor critério e mais: Deus não precisa ser econômico em nada que faça, como nós seres humanos temos de ser em muitas situações práticas.
Isso também não elimina a possibilidade de Deus ser econômico e prático, afinal, noque se refere às Suas decisões, verdadeiramente TODAS as coisas Lhe são IGUALMENTE possíveis!
7) Há vida inteligente em outros lugares, mesmo que não saibamos como são e onde estejam!
Seres morais, com linguagem complexa, inteligência elevada, memória e criadores, planejadores e executores segundo a Bíblia existem e são homens, anjos, serafins, querubins e o próprio Deus, isso nos faz entender que a expressão "como um de nós" após o pecado ( já que por ocasião da criação do homem e da mulher eram apenas "a nossa imagem e semelhança, imagem e semelhança de Deus ) há nós seres humanos na Terra, uma esfera estrategicamente colocada em um órbita sob a influência de uma estrela específica, o sol e de um satélite , a Lua, e todas essas categorias de seres que não temos ideia correta de como são o que podem fazer e que espécie são pois quando vistos por seletas testemunhas nada em vídeo ou áudio, um testemunho aparentemente terminal modernamente existia e mesmo hoje existindo não se dão a nos prover gratuitamente uma prova de si mesmos.
8) Todos o seres vivos na Terra se comunicam através de alguma linguagem totalmente eficiente para eles mas a grande maioria não tem consciência do mundo do outro.
Se outras formas de vida inteligente em tese existam por que obrigatoriamente deveriam um ter conhecimento dos outros? os cientistas e as mentes mais apressadas e superficiais quase que exitem e creem ser obrigatório e determinante que esses mesmos seres se encontrem romanticamente. Esse aparentemente parece ser o propulsor das apaixonantes séries de ficção que todos nós depois de adultos e marmanjos adoramos ver para nos divertirmos mesmo sabendo que tratam-se apenas de estórias!
Sobre vivos e mortos ( um outro tema que as pessoas inquirem e anseiam romanticamente haver um reencontro ) na conhecida parábola do "Rico e do Lázaro" Jesus afirma que há uma grande distância entre nós e vós ( entre o pai Abraão e Lázaro e o Rico em tormento ). Semelhantemente entre os possíveis diversos seres inteligentes em mundo ou ainda em universos diferentes, diversos e separados seriam de existências compartimentadas, isoladas e separadas uns de outros.
A ciência atual sabe disso e se recusa a admitir: as imensuráveis distâncias e a imposição do espaço-tempo é o maior impencilho ao deslocamento de seres vivos dependentes de provisão material como ar, água e alimento além da própria curta existência um limite intransponível só driblado na rica ficção cinematográfica com soluções próprias herdadas da literatura desenvolvida ao longo da história humana, chamadas soluções literárias para a estória.
Dessa forma cada ser vivo estaria bastante "ocupado" e familiarizado com a sua própria existência e dos seus iguais e incapaz materialmente de ter contato com outros mesmo porque quem lhes planejara e lhes proporcionara a existência nunca teve e não tem esse propósito. A Bíblia diz em certo trecho que Deus não é Deus de confusão!
Se mortos não podem revelar sua condição, ETs teriam licença para se comunicarem conosco e nós com eles? não bastam a nossa própria confusão e problemas?
9) O Universo pode ter sido criado para prover matéria e essa matéria para somente prover a vida, ao homem!
Quase o último ponto da nossa análise, pode bem basear-se em Gen 1:1, "No princípio criou Deus os Céus e a Terra" o que justificaria a visão geocêntrica e antropocêntrica de que tudo fora feito e criado em função do homem o ápice das criaturas vivas na Terra, o que concordam juntas as religiões judaico-cristãs e não cristãs e a ciência: o ser humano é o ápice da vida existente na Terra.
A ideia corrente e curiosamente de uma lógica extremamente simples frente a uma ciência que se pretende ser rebuscada, é que o " o universo é extremamente imenso para sermos só nós nele". O que essa ideia erronea esconde ou não se põe á prova é que estatiscamente a partir de cálculos de probabilidade tudo o que ocorre na Terra, nós, a vida, a moral, a linguagem, os pensamentos, a criatividade, não podem ser replicados em todo o universo. Poderia em tese, matematicamente haver muitas condições iguais, mas não todas e de modo alguma as mais refinadas ainda mais se tirarmos o design inteligente, a ideia e o reconhecimento de um Deus Criador por trás da replicação de todo o processo. Muito mais impossível do que duas pessoas, cada uma em no topo de um grande prédio, um em Nova York e outro em Hong Kong e ambos lançassem lá do alto cem moedas de um dólar ao mesmo tempo e ao serem encontradas no asfalto abaixo elas fossem encontradas todas com as correspondentes faces voltadas para cima e fazendo o mesmo desenho no solo.
Deus pode ter criado esse vasto universo só para o homem, por um luxo que só Ele pode ter.
10) Deus criara o universo para criar a matéria
Deus, segundo o Gênesis 1:1 criara os "céus" ( o universo ) e a Terra. A Terra do ponto de vista da ciência surge muito mais tarde após o famoso big-bang. O nosso próprio sistema solar é muito mais novo que outros sistemas semelhantes em todo o universo. O Universo talvez não tenha sido criado para o homem, mas o homem fora criado para viver nesse universo, pelo menos por certo tempo.
Logo a criação da matéria, complexa e regida por leis rígidas e imutáveis foi uma prioridade do Criador e só depois nesse universo um lugar, "um jardim" ao final de um processo complexo e que obedeceu perceptivelmente a uma certa maturação.
Esse mesmo universo se sustenta desde o seu início até hoje e curiosamente inóspito e perigoso. Nesse universo inóspito e perigoso foi criada justamente uma esfera, um lugar seguro e preservado milagrosamente, vigiadamente, provisionalmente para que lentamente construíssemos nossa civilização, sobrevivêssemos como espécie e portanto a nossa história.
O homem não fora criado por causa do sábado, mas o sábado por causa do homem ( Jesus Cristo ) referindo-se que ao fato do homem não haver sido criado para apenas dar validade a uma lei moral mas uma lei moral fora criada para o homem.
Após a criação do homem e sua colocação na Terra, o sentido do Universo passa a ser humano! Em Gênesis vemos que desse ponto de vista original que as estrelas, o sol e a lua têm juntos um propósito para o homem.
Logo o Céus ( o universo ) fora criado para provisionamento de matéria e estrutura para a existência humana. Para a existência da Terra talvez apenas o sistema solar seria suficiente mas para a existência do nosso sistema solar a Via Láctea seria necessária, mas a Via Láctea faz parte de um complexo maior pois sem esse complexo maior ela também não existiria.
No microcosmo o mesmo acontece, átomos formados por prótons, neutros e elétros e outras hoje inúmeras partículas compoem toda a matéria, da Tera, do gigante Saturno, do nosso Sol de segunda, terceira ou oitava grandeza, dependendo da classificação escolhida e os nosso corpos e tudo a nossa volta formada pelos mesmos átomos e partículas que formam os próprios átomos nos seus variados tipos.
Logo pode certamente haver dois propósitos para Deus, um para o universo e outro para o homem. E desse modo o universo teria um objetivo particular para si mesmo e a nós fora apenas dado um lugar nele mesmo.
Não há portanto nenhuma obrigatoriedade de haver outros seres em algum lugar dele mesmo. Isso são apenas conjecturas simplórias e pouco razoáveis movidas mais por paixão e imaginação do que realidade.
Por Helvécio S. Pereira*
*graduando em teologia
5) A pergunta pois não é: há vida inteligente além de nós seres humanos mas se há vida inteligente no nosso universo?
Cientificamente a própria ciência hoje, embora não diga isso nos livros didáticos com o substantivo "Deus" adiante de tudo o que ela descubra e descreva, sabe que na Terra todos os recursos foram propositada e inteligentemente proporcionados para que tivéssemos as condições para construir a civilização que finalmente pudemos construir! Semelhantemente a uma lista que alguém encarregado de prover condições para uma construção ou fabricação de um equipamento, a omissão ou esquecimento de um ou mais detalhes implicaria na impossibilidade de realização de muitas coisas essenciais à nossa existência e desenvolvimento!
Um ou dois exemplos realmente notáveis são a existência de ouro e de diamantes na Terra ( há realmente incontáveis exemplos desse mesmo tipo de provisão de Deus para nós ). O ouro fora produzido a partir do interior de estrelas em fase de morte, e a explosão dessas mesmas estrelas em forma de supernovas enviou para todo o universo circundante à elas esse ouro que juntando-se à Terra em formação proveu de uma vez toda a jazida existente no mundo hoje! Já os diamantes não se formaram fora da Terra mas no seu interior, sob indescritível pressão e devido a explosões proporcionadas pelo núcleo ambos, ouro e diamantes emergiram até as camadas mais superficiais do planeta Terra!
Animais não precisam de ouro nem tão pouco de diamantes, esses dois elementos preciosos só se tornariam preciosos cultural e tecnicamente ( não constituem só adornos ou riquezas a serem acumuladas, hoje a sua aplicação tecnológica é de fato muito mais importante que ornamental ) para os seres humanos e foram providos para nós seres humanos, não foi um acaso!
6) Deus poderia tanto criar um universo para o ser humano como poderia criar o universo para vários tipos de seres diferentes!
A Deus todas as coisas são possíveis ( Jesus Cristo ) logo Deus não precisa ser econômico, contido, limitado, as duas possibilidades dessa forma são igualmente e razoavelmente possíveis: o universo só para o homem ou o universo para muitos seres diversos e igualmente inteligentes como na famosa série Star Trek ( tirando o péssimo gosto e péssima criatividade para a aparência de cada um dos bizarros seres da série )
O engraçado e o contraditório nas nossas especulações é que mesmo repetindo que Deus seja Todo Poderoso ( e Ele o é ) na prática o limitamos ou ao tempo que Ele criara e Ele mesmo está acima e fora desse tempo ou ao Espaço que Ele criara. Ou ainda à uma outra condição lógica por nós pensada e tão comum à nossa própria experiência!
Deus poderia e pode fazer as coisas sem estar preso a uma possibilidade e impedido de outras possibilidades. Oque podemos imaginar e supor com maior grau de acerto é que pela Sua perfeição, Deus sempre usará no Seu julgamento o melhor critério e mais: Deus não precisa ser econômico em nada que faça, como nós seres humanos temos de ser em muitas situações práticas.
Isso também não elimina a possibilidade de Deus ser econômico e prático, afinal, noque se refere às Suas decisões, verdadeiramente TODAS as coisas Lhe são IGUALMENTE possíveis!
7) Há vida inteligente em outros lugares, mesmo que não saibamos como são e onde estejam!
Seres morais, com linguagem complexa, inteligência elevada, memória e criadores, planejadores e executores segundo a Bíblia existem e são homens, anjos, serafins, querubins e o próprio Deus, isso nos faz entender que a expressão "como um de nós" após o pecado ( já que por ocasião da criação do homem e da mulher eram apenas "a nossa imagem e semelhança, imagem e semelhança de Deus ) há nós seres humanos na Terra, uma esfera estrategicamente colocada em um órbita sob a influência de uma estrela específica, o sol e de um satélite , a Lua, e todas essas categorias de seres que não temos ideia correta de como são o que podem fazer e que espécie são pois quando vistos por seletas testemunhas nada em vídeo ou áudio, um testemunho aparentemente terminal modernamente existia e mesmo hoje existindo não se dão a nos prover gratuitamente uma prova de si mesmos.
8) Todos o seres vivos na Terra se comunicam através de alguma linguagem totalmente eficiente para eles mas a grande maioria não tem consciência do mundo do outro.
Se outras formas de vida inteligente em tese existam por que obrigatoriamente deveriam um ter conhecimento dos outros? os cientistas e as mentes mais apressadas e superficiais quase que exitem e creem ser obrigatório e determinante que esses mesmos seres se encontrem romanticamente. Esse aparentemente parece ser o propulsor das apaixonantes séries de ficção que todos nós depois de adultos e marmanjos adoramos ver para nos divertirmos mesmo sabendo que tratam-se apenas de estórias!
Sobre vivos e mortos ( um outro tema que as pessoas inquirem e anseiam romanticamente haver um reencontro ) na conhecida parábola do "Rico e do Lázaro" Jesus afirma que há uma grande distância entre nós e vós ( entre o pai Abraão e Lázaro e o Rico em tormento ). Semelhantemente entre os possíveis diversos seres inteligentes em mundo ou ainda em universos diferentes, diversos e separados seriam de existências compartimentadas, isoladas e separadas uns de outros.
A ciência atual sabe disso e se recusa a admitir: as imensuráveis distâncias e a imposição do espaço-tempo é o maior impencilho ao deslocamento de seres vivos dependentes de provisão material como ar, água e alimento além da própria curta existência um limite intransponível só driblado na rica ficção cinematográfica com soluções próprias herdadas da literatura desenvolvida ao longo da história humana, chamadas soluções literárias para a estória.
Dessa forma cada ser vivo estaria bastante "ocupado" e familiarizado com a sua própria existência e dos seus iguais e incapaz materialmente de ter contato com outros mesmo porque quem lhes planejara e lhes proporcionara a existência nunca teve e não tem esse propósito. A Bíblia diz em certo trecho que Deus não é Deus de confusão!
Se mortos não podem revelar sua condição, ETs teriam licença para se comunicarem conosco e nós com eles? não bastam a nossa própria confusão e problemas?
9) O Universo pode ter sido criado para prover matéria e essa matéria para somente prover a vida, ao homem!
Quase o último ponto da nossa análise, pode bem basear-se em Gen 1:1, "No princípio criou Deus os Céus e a Terra" o que justificaria a visão geocêntrica e antropocêntrica de que tudo fora feito e criado em função do homem o ápice das criaturas vivas na Terra, o que concordam juntas as religiões judaico-cristãs e não cristãs e a ciência: o ser humano é o ápice da vida existente na Terra.
A ideia corrente e curiosamente de uma lógica extremamente simples frente a uma ciência que se pretende ser rebuscada, é que o " o universo é extremamente imenso para sermos só nós nele". O que essa ideia erronea esconde ou não se põe á prova é que estatiscamente a partir de cálculos de probabilidade tudo o que ocorre na Terra, nós, a vida, a moral, a linguagem, os pensamentos, a criatividade, não podem ser replicados em todo o universo. Poderia em tese, matematicamente haver muitas condições iguais, mas não todas e de modo alguma as mais refinadas ainda mais se tirarmos o design inteligente, a ideia e o reconhecimento de um Deus Criador por trás da replicação de todo o processo. Muito mais impossível do que duas pessoas, cada uma em no topo de um grande prédio, um em Nova York e outro em Hong Kong e ambos lançassem lá do alto cem moedas de um dólar ao mesmo tempo e ao serem encontradas no asfalto abaixo elas fossem encontradas todas com as correspondentes faces voltadas para cima e fazendo o mesmo desenho no solo.
Deus pode ter criado esse vasto universo só para o homem, por um luxo que só Ele pode ter.
10) Deus criara o universo para criar a matéria
Deus, segundo o Gênesis 1:1 criara os "céus" ( o universo ) e a Terra. A Terra do ponto de vista da ciência surge muito mais tarde após o famoso big-bang. O nosso próprio sistema solar é muito mais novo que outros sistemas semelhantes em todo o universo. O Universo talvez não tenha sido criado para o homem, mas o homem fora criado para viver nesse universo, pelo menos por certo tempo.
Logo a criação da matéria, complexa e regida por leis rígidas e imutáveis foi uma prioridade do Criador e só depois nesse universo um lugar, "um jardim" ao final de um processo complexo e que obedeceu perceptivelmente a uma certa maturação.
Esse mesmo universo se sustenta desde o seu início até hoje e curiosamente inóspito e perigoso. Nesse universo inóspito e perigoso foi criada justamente uma esfera, um lugar seguro e preservado milagrosamente, vigiadamente, provisionalmente para que lentamente construíssemos nossa civilização, sobrevivêssemos como espécie e portanto a nossa história.
O homem não fora criado por causa do sábado, mas o sábado por causa do homem ( Jesus Cristo ) referindo-se que ao fato do homem não haver sido criado para apenas dar validade a uma lei moral mas uma lei moral fora criada para o homem.
Após a criação do homem e sua colocação na Terra, o sentido do Universo passa a ser humano! Em Gênesis vemos que desse ponto de vista original que as estrelas, o sol e a lua têm juntos um propósito para o homem.
Logo o Céus ( o universo ) fora criado para provisionamento de matéria e estrutura para a existência humana. Para a existência da Terra talvez apenas o sistema solar seria suficiente mas para a existência do nosso sistema solar a Via Láctea seria necessária, mas a Via Láctea faz parte de um complexo maior pois sem esse complexo maior ela também não existiria.
No microcosmo o mesmo acontece, átomos formados por prótons, neutros e elétros e outras hoje inúmeras partículas compoem toda a matéria, da Tera, do gigante Saturno, do nosso Sol de segunda, terceira ou oitava grandeza, dependendo da classificação escolhida e os nosso corpos e tudo a nossa volta formada pelos mesmos átomos e partículas que formam os próprios átomos nos seus variados tipos.
Logo pode certamente haver dois propósitos para Deus, um para o universo e outro para o homem. E desse modo o universo teria um objetivo particular para si mesmo e a nós fora apenas dado um lugar nele mesmo.
Não há portanto nenhuma obrigatoriedade de haver outros seres em algum lugar dele mesmo. Isso são apenas conjecturas simplórias e pouco razoáveis movidas mais por paixão e imaginação do que realidade.
Por Helvécio S. Pereira*
*graduando em teologia
O vídeo abaixo é uma síntese do que a Ciência atualmente sabe, pensa e conjectura acerca de parte do nosso universo:
VÍDEO 01
VÍDEO 02
VÍDEO 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO