"Oceans"

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

NOÉ, JOSÉ, MOISÉS, DAVI, SALOMÃO, DANIEL, NEEMIAS: A MOSTRA QUE A ESPIRITUALIDADE E A CAPACIDADE DE FAZER COISAS, DE REALIZAR COISAS, DEVEM ANDAR JUNTAS

Muitos ultimamente têm se levantado contra a chamada "teologia da prosperidade" o motivo não é primariamente a teologia em si, mas o ciúme primitivo e infantil insuflado pela simples razão que o outro está a fazer algo que supera claramente o que eu faço. A questão nem é se é essa teologia verdade ou não, fato é que tem mudado o rumo social e espiritual de milhões de pessoas em oposição à práticas e pregações de igrejas que têm mantido por gerações a fio, pobres pobres e mais favorecidos, mais favorecidos. A Bíblia traz registos de pé rapados, de pessoas sem nenhuma perspectiva social em sua própria época e cultura que tiveram seus destinos mudados, mas essa polêmica secundária e nem que está certo ou errado nessa falta do que fazer é o objetivo dessa postagem. O foco para todos, que é proposto aqui, nessa breve reflexão é outra, como se verá até ao seu final.

Diferenças litúrgicas, exageros e bravatas no discurso e nas pregações sempre houve, sempre existiram, prosperidade sempre houve e há entre os que pela bajulação e oportunismo conseguem melhores posições em igrejas que confessam teologias pressupostamente mais espirituais!


A pergunta é: é legítimo um crente supostamente desejoso de espiritualidade viva e sobreviva justamente enquanto incrédulos, ateus, ou cristãos pouco ou nada "espirituais" façam todo o trabalho, se arrisquem, paguem o preço do conhecimento e do desafio enquanto esse crente e cristão simplesmente se omite, por preguiça ou por pressupostos ideais mais elevados?


Certo pastor oportunista ( e não sou eu que estou dizendo, há testemunhos ) escreveu artigos contra a teologia da prosperidade, mostrou na Bíblia o que segundo ele provam que essa tal teologia seria "diabólica", entretanto a sua vida de um misto de empresário mal sucedido e pastor espiritual o deixaram cheio de dívidas e visto como caloteiro ao pronto de ter de fugir da cidade que tinha atividades, da cidade, dos negócios e da igreja! Vindo para uma igreja de renome, consegui espaço, emprego em um programa de Tv tipo talk show  muito bom e bem apresentado, sua dívida foi paga pela igreja que o recebera em vindo as eleições para debutado se lançou candidato e pela simples recomendação da igreja sem maior investigação, foi finalmente eleito.

Eleito o tal, houve um episódio na câmara pela manutenção de certas mordomias parlamentares, como auxílio moradia de módicos cinco mil reais. O voto dele foi... a favor! questionado nas redes sociais pelos irmão eleitores-admiradores, bloqueou quem podia e se calou raivoso! branco, com boa visibilidade social, fala agradável e emprego garantido aproveitou todas as as oportunidades. Sua esposa consegui a um salário de dez mil reais, enquanto ele ocupado com a política se afastara do que fazia na igreja, realiza um chá para mulheres uma vez por semana com umas gatas pingadas para não dizer que está recebendo dinheiro da igreja à toa! Esse tipo de religioso que vive a custa de denominações históricas e que nunca se envolve em polêmica espiritual e social acha ruim a dinheirama que outra igreja por outra estratégia pede todos os dias e faz mais projetos e interferência social que ele faz no seu falatório que nem deve ser tanto assim no espaço político, que cá entre nós no máximo garante alguns privilégios e soluções urbanas para a denominação que o acolhera na base de uma mão-lava-outra!

Claro que é legítimo cada um, cada ser humano, descobrir e conseguir seu espaço e fazer dele o melhor que puder, para si e para os outros e se essa máxima for válida para alguns deverá ser para todos, dentro de sua época, cultura e oportunidades, "dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"!

As personagens citadas na chamada dessa postagem, se analisadas cada uma de suas biografias bíblicas, são a prova de que novas tendências litúrgicas e na maioria de agrado de jovens crentes em igrejas renovadas ( versões politicamente corretas de pentecostais, vista como "bregas" ) gastam muito tempo em sua reuniões com cânticos e canções inspiradas em movimentos assemelhados à Igreja Betel dos EUA, em dos berço do movimento neo-calvinista, do inspirador "Jesus Culture Band" ( reformados, de confissão calvinistas e pentecostais! ) em uma cantoria que no Brasil chega a ser cansativa e a olhos vistos forçada, como um nova fórmula a ser imposta ao auditório como única boa para um bom culto "espiritual".

A questão não é apontar erros em um grupo ou outro, tecer críticas a esse ou a outro comportamento, a uma ou outra singularidade teológica, mas fazer uma reflexão se, de fato, conseguimos andar com as duas pernas equilibradamente tal qual homens e mulheres de Deus, segundo a Bíblia lidaram em tempo integral com essas questões e foram aprovados!

O problema ou o dilema parece ser o mesmo de sempre: espiritual e descompromissado com as coisas mundanas, muitas delas tão essenciais para a manutenção da nossa complexa sobrevivência social ou "carnal", "mundano" e "pragmático" e sem espiritualidade!

Como disse parágrafo acima a lista de personagens bíblicas no título dessa chamada se analisadas seriamente conseguiram o equilíbrio em lidar, no seu tempo, na sua cultura com as duas coisas!

A seguir um vídeo, científico e ativista, tratando de uma realidade invisível a quem se julga ou se omite da realidade a título de ser "espiritual", como se as duas coisas não fossem possíveis, alcançáveis e necessárias!

Assista-o e leia em sua Bíblia, ou reveja, cada uma das histórias reais e desafios de Noé, José do Egito, Moisés, Davi, Salomão, Daniel, Neemias e outros os quais não citei.

Que essa reflexão nos abençoe com iluminação e equilíbrio.


Amém!



Por Helvécio S. Pereira*

*graduando em Teologia


Ao assistir ative a legenda em PT-BR ou outra, clicando em CC ou baixe separadamente através do programa Google2SRT a legenda na língua que desejar e salve em seu computador.







-

Um comentário:

  1. Li seu texto ,muito bom , muito profundo , e entendo que o que faz um pastor da teologiada prosperidade crescer e a falta de foco espiritual de quem o segue ..., ambos tem sua propria leitura espiritual que nao concerne a nenhum de nos falar sobre a mesma ,DEUS tem um proposito na vida de ambos querambem desconhecemos , DEUS observa ambos e curiosamente Satanas os observa tambem ,DEUS sabe que ambos vivem neste mundo onde ha joios e trigos juntos e cada um tem sonhos e respobsabilidades , DEUS colhera o trigo , Satanas colhera o joio , e nos resta observar bem o que queremos realmente da vida...

    ResponderExcluir

POR FAVOR, COMENTE ESSA POSTAGEM, GOSTARÍAMOS DE SABER A SUA OPINIÃO

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!